Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012

mnascimento

Cirrus
Registo
29 Set 2009
Mensagens
26
Local
Ilha do Faial - Açores
Boas tardes. Relatando directamente do Faial. Notou se algumas alien clouds, nota se ja de SSE algumas nuvens de "vento", nao sei o nome certo. Ja bastante nublisidade, o vento ja aumentou. Estarei for de casa ate por volta das 02h da manha, o que vai permitir relatar in local o estado do tempo. Ate ja.
 


Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Boas tardes. Relatando directamente do Faial. Notou se algumas alien clouds, nota se ja de SSE algumas nuvens de "vento", nao sei o nome certo. Ja bastante nublisidade, o vento ja aumentou. Estarei for de casa ate por volta das 02h da manha, o que vai permitir relatar in local o estado do tempo. Ate ja.

Boa sorte e máquina na mão!
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

pela ilha terceira ainda não se faz sentir qualquer efeito da NADINE, tudo calmo por agora céu nublado...

Amanhã as escolas do grupo central estarão encerradas por precaução....
e a RTP-Açores irá acompanhar em directo, em emissões especiais, ás 00h e às 03h da manhã a passagem da nadine....
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Bom dia,

Como são muitos os que visitam este fórum, vou colocar também aqui no fórum, todas (pelo menos as que eu souber...) as notas informativas lançadas pelo SRBPCA e/ou pelo IM sobre a tempestade tropical que se está aproximar do grupo central...
deixo já aqui mais uma...




Por enquanto o tempo por aqui está calmo, não se faz sentir qualquer vento, o sol espreita entre as nuvens (raramente)....

sei que o plano municipal de emergência já foi ativado para quinta feira....
Reparo que por parte da população, em geral, está tentar informar-se sobre a TS nadine, estando algumas a reforçar portas e janelas....
Algumas embarcações já não estão no mar....mas o KamiKaze de ver isso melhor do que eu...vou acompanhar o evoluir da situação e sempre que seja necessário estarei por aqui para dar novidades

Hakuna Matata, meu povo.

Então, vamos ter uma "festinha" hoje, é?:D

Ora bem... Segundo o meteorologista, Diamantino Henriques, que esteve em estúdio no Telejornal da RTP-A, as ilhas mais afectadas pelo NADINE Parte II (O Regresso...) serão Graciosa, São Jorge e Terceira.

Mesmo assim, Faial, Pico, São Miguel e Santa Maria terão vento forte e bem mais intenso do que Flores e Corvo que, por sua vez, terão uma noite descansada. Sinceramente, o Grupo Ocidental passa o ano inteiro a ser massacrado por temporais e, por conseguinte, o descanso até é merecido.

Quanto à questão lançada a meio do dia pelo Hazores, na altura em que ele escreveu o post, o tráfego marítimo na ZEE dos Açores era basicamente constituído por cargueiros em direcção da América do Sul, Central, Norte e África, mas todos em rotas que fugiam do NADINE.

Há uma hora, estava eu a ultimar os preparativos quando vi dois navios em direcção ao Porto da Praia da Vitória. Uma traineira e um cargueiro mais distante, mas no mesmo enquadramento visual.

Neste momento, o rebocador "Ilha de São Luís" zarpou do Porto Oceânico da Praia da Vitória rumo ao Faial. Às tantas, ainda vai apanhar alguém pelo caminho...;)

O aspecto actual dos mares dos Açores é este:
trafego.jpg


Vai ser uma noite complicada e ficarei de plantão. Como estou na costa Sul/Sueste, os ventos serão dos piores quadrantes possíveis para mim (Sul, Sueste, Sudoeste, Oeste) que estarei completamente desprotegido dos elementos climáticos.

A ondulação será de Sudoeste, mas não prevejo nada de complicado para os meus interesses a não ser a ressalga marítima ou, como se diz no continente Português, salmoura. Zonas costeiras como, por exemplo, Silveira ou São Mateus também costumam ter situações complicadas com ondulação deste quadrante.

Amanhã, nas ilhas do Grupo Central, as escolas públicas estarão encerradas.

Neste momento, o tempo piora gradualmente. Ainda não choveu, mas o vento cresce de intensidade e o céu apresenta-se muito nublado.

Abraço aos barbudos e beijos para as meninas,

Sayonara.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

tenho tudo preparado para a nadine....

e parace que ela vem a caminho...

esta foto foi tirada hoje pelas 20h nas lajes...

o autor da foto: Rui Carreira Alves

58083647578899244143212.jpg


hoje a noite vai ser longa... acho que vou domir agora e acordar lá para as 4h da manhã .... ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O centro ou o que restar dele deverá então passar ligeiramente a oeste do grupo central pelas 6h, pelo que se começará a sentir umas horas antes e depois.
Como referi no outro tópico, ela perdeu a convecção mais intensa quase toda, pelo que aparentemente não será complicado em termos de chuva. Pode até chover mais no grupo oriental que no central. Mas ressalvo que durante as próximas horas pode nascer mais convecção onde não existe agora, o que nem seria de surpreender.

SIqYT.gif

http://rammb.cira.colostate.edu/products/tc_realtime/storm.asp?storm_identifier=AL142012



O vento máximo sustentado está estimado em 75km/h (40kt) e rajadas superiores.
O campo de vento do ciclone é mais ou menos este, com o vento mais forte a leste do centro.

9CBKJ.gif



Penso que será um evento relativamente bem comportado, boa sorte.
 

Marisitah

Cirrus
Registo
20 Ago 2012
Mensagens
46
Local
Angra do Heroísmo
227452_449609058410944_1438594819_n.jpg

Foto tirada em São Brás
Autor: Jorge Medeiros
 

Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boa Noite a todos e esperemos que a tempestade passe sem causar danos pessoais a ninguém no nosso lindo arquipélago ... E Kamikaze qual é a zona mais ou menos da Terceira em que estás? só por curiosidade ... Eu estou na alta de Angra portanto aqui estou um pouco mais protegido pelo menos do mar ... De momento em termos de tempo as coisas mantém-se calmas por agora pelo menos na zona onde estou sentindo-se apenas uma ligeira brisa que tende a crescer ... Saudações Açorianas e que corra tudo bem ...