Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Bom dia :D

Neste momento, na Lagoa, céu nublado, já caiu um aguaceiro fraco e o vento está fraco.

Temperatura do ar: 18ºC
Humidade: 94%

Uma boa segunda para todos e um bom Outubro 2012! :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Precipitação acumulada (dia 26/09/2012, entre as 01h10 e as 24h00)

DADOS OFICIAIS

Caniçal - 134,5 mm
Santana - 100,5 mm
S. Vicente - 59,2 mm

Os valores da quantidade e intensidade da precipitação no Caniçal/Ponta de São Lourenço foram excepcionalmente altos (próximos dos do dia 20 de Fev. 2010 no Funchal/Observatório). Agradeço a informação fornecida pelo Observatório Meteorológico do Funchal.

Fonte: Observatório Meteorológico do Funchal
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boas noites amigos Açorianos, vim aqui postar porque tenho um amigo a acampar na cratera da Montanha do Pico e informou-me que estão 10ºC com vento fraco e céu limpo por cima dele.
Já é a 2ºC vez que ele la vai, a primeira foi comigo em 2011 e digo-vos que também quero voltar :D
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas noites amigos Açorianos, vim aqui postar porque tenho um amigo a acampar na cratera da Montanha do Pico e informou-me que estão 10ºC com vento fraco e céu limpo por cima dele.
Já é a 2ºC vez que ele la vai, a primeira foi comigo em 2011 e digo-vos que também quero voltar :D

Boa noite Norther.
A última vez que subi lá cima foi o ano passado em Agosto e posso te dizer que em pleno dia estavamos a tremer o queixo como se fosse em pleno inverno :D

Teu amigo vai ficar a acampar lá até quando? É porque a partir de 4 feira temos aqui no arquipélago mau tempo, e não é nada aconselhável estar acampando na montanha do Pico ou em outras montanhas mais altas dos Açores quando estão previstos para os próximos dias ventos fortes e chuvas fortes. Cautela quanto a isso! Eu próprio já passei um mau bocado por causa disso também nessas circunstâncias...

Em relação ao dia de hoje estivemos com períodos de chuva todo o dia que apesar de fraca é contínua e persistente. Inclusivé agora mesmo está chovendo de novo em S. Miguel. :rain:

Neste momento sigo com uma t. max de 16 º C e humidade rel. nos 96 %


Saudações e boas noites!
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Precipitação acumulada (dia 26/09/2012, entre as 01h10 e as 24h00)

DADOS OFICIAIS

Caniçal - 134,5 mm
Santana - 100,5 mm
S. Vicente - 59,2 mm

Os valores da quantidade e intensidade da precipitação no Caniçal/Ponta de São Lourenço foram excepcionalmente altos (próximos dos do dia 20 de Fev. 2010 no Funchal/Observatório). Agradeço a informação fornecida pelo Observatório Meteorológico do Funchal.


Peço desculpa, mas no 20 Fevereiro no Funchal salvo erro choveu cerca de 53mm em apenas 1 hora. Nos dados acima mencionados foi num espaço mais alargado
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boa noite Norther.
A última vez que subi lá cima foi o ano passado em Agosto e posso te dizer que em pleno dia estavamos a tremer o queixo como se fosse em pleno inverno :D

Teu amigo vai ficar a acampar lá até quando? É porque a partir de 4 feira temos aqui no arquipélago mau tempo, e não é nada aconselhável estar acampando na montanha do Pico ou em outras montanhas mais altas dos Açores quando estão previstos para os próximos dias ventos fortes e chuvas fortes. Cautela quanto a isso! Eu próprio já passei um mau bocado por causa disso também nessas circunstâncias...

Em relação ao dia de hoje estivemos com períodos de chuva todo o dia que apesar de fraca é contínua e persistente. Inclusivé agora mesmo está chovendo de novo em S. Miguel. :rain:

Neste momento sigo com uma t. max de 16 º C e humidade rel. nos 96 %


Saudações e boas noites!

Boas Azor o meu colega vai la estar só esta noite, amanha pela manha desce, ele quando foi para la eu avisei-o que a Nadine era capaz de regressar e temos estado em contacto, e sábado disse-lhe que a partir de quarta era para esquecer a subida e ele subiu hoje.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas Azor o meu colega vai la estar só esta noite, amanha pela manha desce, ele quando foi para la eu avisei-o que a Nadine era capaz de regressar e temos estado em contacto, e sábado disse-lhe que a partir de quarta era para esquecer a subida e ele subiu hoje.

Melhor assim.
É que com ventos fortes nas serras açorianas é meio caminho andado para irem ver a lua mais cedo...
Ele subiu sozinho ou com guia?
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia,

já começaram os avisos do IM para a NADINE

Comunicado válido entre 2012-10-02 10:06:00 e 2012-10-03 10:06:00
Assunto: Aviso de Tempestade Tropical: Nadine

A tempestade tropical Nadine encontrava-se localizada pelas 09h (hora dos Açores) de hoje (2 de outubro de 2012) a cerca de 950 km a sudoeste da ilha do Faial e deslocando para este-sueste a cerca de 11 km/h. Prevê-se que nas próximas 36h esta tempestade venha a modificar a sua rota para nordeste em direção a zona marítima dos Açores e se encontre localizada pelas 21h (hora dos Açores) de hoje a cerca de 870 km da ilha do Faial.

Nestas condições, prevêem-se condições de tempestade tropical para para as ilhas do Grupo Central a partir da próxima quinta-feira (4 de outubro), com ventos médios de 85 km/h, rajadas até 125 km/h, precipitação forte e ondas entre 6 e 7 metros

quanto a nadine, acho que a principal preocupação vai ser a ondulação...ondas do quadrante Sul são sempre de "colocar as mãos à cabeça"
Por aqui sol entre nuvens, vento calmo, temperatura de 22ºC e com a ilha do pico bem visível...
um agradável dia de outono...
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Melhor assim.
É que com ventos fortes nas serras açorianas é meio caminho andado para irem ver a lua mais cedo...
Ele subiu sozinho ou com guia?


Subiu com a namorada, no ano passado subimos com guia, amigo nosso que nos convidou para passar férias na casa dele e levou-nos la a cima e ele em Outubro veio ter conosco a Serra da Estrela e fisemos la umas quantas caminhadas, foi tipo um intercambio :) ele é o Renato Goulart um guia muito conhecido na Madalena.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia,

Como são muitos os que visitam este fórum, vou colocar também aqui no fórum, todas (pelo menos as que eu souber...) as notas informativas lançadas pelo SRBPCA e/ou pelo IM sobre a tempestade tropical que se está aproximar do grupo central...
deixo já aqui mais uma...

Nota Informativa n.º 17/2012

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), a tempestade tropical Nadine encontrava-se localizada pelas 09h (hora dos Açores) de hoje (3 de outubro de 2012) a cerca de 660 km a sudoeste da ilha do Faial e deslocando-se para este-nordeste a cerca de 17 km/h. Prevê-se que durante esta noite esta tempestade venha a acelerar o seu movimento para nordeste em direção as ilhas do Grupo Central e se encontre pelas 21h (hora dos Açores) de hoje a cerca de 380 km da ilha do Faial. Nestas condições, mantêm-se as previsões de condições de tempestade tropical para as ilhas do Grupo Central entre as 03h e as 15h (hora dos Açores) de amanhã (4 de outubro), com ventos de sueste rodando para sudoeste até 85 km/h, com rajadas de 130 km/h, precipitação forte e ondas entre 6 e 7 metros. O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza, nomeadamente, que se guardem todos os objetos soltos junto às habitações, limpem-se sistemas de drenagem e se consolidem telhados, portas e janelas. Recomenda-se aos pescadores que adotem medidas preventivas de acordo com a previsão meteorológica. Recomenda-se ainda aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação. O SRPCBA e o IM, bem como todas as autoridades, continuam a acompanhar o evoluir da situação. Novos avisos serão emitidos, sempre que oportuno.


Por enquanto o tempo por aqui está calmo, não se faz sentir qualquer vento, o sol espreita entre as nuvens (raramente)....

sei que o plano municipal de emergência já foi ativado para quinta feira....
Reparo que por parte da população, em geral, está tentar informar-se sobre a TS nadine, estando algumas a reforçar portas e janelas....
Algumas embarcações já não estão no mar....mas o KamiKaze de ver isso melhor do que eu...

vou acompanhar o evoluir da situação e sempre que seja necessário estarei por aqui para dar novidades
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A Nadine neste momento perdeu quase toda a convecção e estrutura centrais....de acordo com os modelos deverá começar a interagir com uma região frontal nas proximas 18-24h.

A Nadine deverá passar entre o grupo ocidental e o grupo central nesta proxima madrugada, já com uma estrutura sinoptica em onda e uma circulação alongada no sentido W-E.
No extremo leste desta onda a circulação interagirá com o anticiclone situado no Atlantico leste, e o gradiente de pressão deverá ser suficiente para gerar ventos fortes e continuados de SE rodando para SW, com rajadas acima dos 100km.h especialmente se houver alguma ocasional explosão convectiva.

Portanto os grupos central e oriental deverão ser os mais afectados pelo vento.

No Grupo ocidental pelo contrario esperam-se ventos em geral fracos a moderados e variaveis tal como bastante chuva associada ao ponto de interacção entre a frente e o que resta da circulação da Nadine.

::::::::::::::

Para o resto do dia de 5f e durante 6f/sab varios nucleos de vorticidade associados á ingestão de bolsas de ar tropical deverão cruzar todo o arquipelago.
Estas bolsas de ar instavel serão ainda mais desestabilizadas pelos processos de frontogenese associados á advecção de ar frio em todos os niveis a oeste, e á presença de um forte jet e divergencia na média e alta troposfera, assim como convergencia abaixo dos 700hpa.

Espera-se assim que em toda a região o vento vire para o quandrante sul, tornando-se moderado por vezes forte com rajadas até 80-100km.h, chuva e trovoada por vezes fortes e a possibilidade de grandes quantidades de precipitação orografica nas ilhas de maior relevo, a somar á precipitação de origem convectiva e estratiforme.
O mar tambem estará bastante revolto, primeiro com ondulação do quandrante S/SW que depois rodará para W/WSW.

Devido a este padrão nos proximos 3 dias, e ao historico de precipitação/vento intensos que as ilhas sofreram nas ultimas 6 semanas, lanço o aviso laranja no tópico.