Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Tal como previsto pelo Orion, até ao momento a chuva persistente na costa sul foi de intensidade fraca. A cotas médias e altas há no entanto o registo de acumulados relevantes.

As principais consequências até ao momento estão relacionadas com o movimento no aeroporto onde 8 voos foram desviados. Alguns problemas também no porto do Funchal que hoje movimenta alguns milhares de passageiros em 4 navios de cruzeiro. Todos conseguiram atracar mas com dificuldade devido ao vento forte de sul sendo necessário o apoio de rebocadores.

Há também registo de pequenas derrocadas sem danos a registar e em estradas que já estavam interditas por prevenção.

Em última hora há também informação de que o jogo União-Chaves foi interrompido há pouco mais de 20 min devido à chuva intensa na Ribeira Brava.
 
Última edição:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Vídeo mostra mau tempo na Calheta

http://www.dnoticias.pt/multimedia/videos/video-mostra-mau-tempo-na-calheta-MB210925

Podia ter sido pior já que a região depressionária não é muito intensa. Ainda assim, mais chuva de intensidade variável deve ser esperada até à próxima madrugada.

Para os Azores, nos próximos dias virá a linha de instabilidade/frente associada à Nicole. Ainda é cedo para prever e não vou especular :D
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve

Isso foi na Região da Fajã da Ovelha, na parte alta do Concelho da Calheta.

Na Vila da Calheta, foi mais o vento junto ao mar e pontos altos do que outra coisa.
De resto foi "aguaceiro... para.............. aguaceiro... para....." andou assim o dia todo.

É preciso distinguir o Concelho da Calheta (que aliás é o maior concelho da Madeira em extensão) , da Vila da Calheta.

PS: Cheguei a tirar umas fotografias, mas depois vi que as tinha de alojar primeiro na net (a função carregar ficheiro não aceita fotografias)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Isso foi na Região da Fajã da Ovelha, na parte alta do Concelho da Calheta.

Na Vila da Calheta, foi mais o vento junto ao mar e pontos altos do que outra coisa.
De resto foi "aguaceiro... para.............. aguaceiro... para....." andou assim o dia todo.

É preciso distinguir o Concelho da Calheta (que aliás é o maior concelho da Madeira em extensão) , da Vila da Calheta.

PS: Cheguei a tirar umas fotografias, mas depois vi que as tinha de alojar primeiro na net (a função carregar ficheiro não aceita fotografias)

Do que me é possível inferir, na costa sul da Madeira o céu não esteve sempre coberto de nuvens, havendo muitas abertas. Corrige-me se estiver errado.

Como escrevi anteriormente, se a região depressionária fosse mais intensa haveria mais chuva estratiforme (e haveriam mais nuvens). Como não é, a precipitação é mais orográfica. Mas ela não deixa de ser imprevisível (não sendo por isso útil seguir o GFS). Basta ver o modelo AROME de ontem às 12h e hoje às 00z. Ele reduziu bastante os valores mas por exemplo o WRF mantém-nos elevados. Ademais, o fluxo à superfície parece ser de sudoeste. Se fosse de sul seria mais perpendicular ao paredão central e sempre cairiam mais alguns milímetros. Em S. Miguel acontece algo semelhante. Pequenas alterações na dinâmica atmosférica causam, ou não, chuva intensa no Nordeste. Neste caso o mais relevante, pelo menos para mim, foi sempre a humidade nos níveis mais baixos da atmosfera. Em altitude o cenário seria mais ou menos o habitual (como está a ser) porque não havia (quando fiz a previsão) saturação por aí além. Mas percebo as queixas. Certamente em muito local não vai chover por aí além e o aviso laranja poderá parecer exagerado.

A Madeira por esta altura está a ser afetada por ar mais seco em altitude. Tendencialmente isto reduzirá a precipitação estratiforme (que não há muita) mas perto da superfície continua a haver ar bastante saturado. Alguns focos convectivos deverão continuar a aparecer. Há 2 núcleos depressionários mesmo junto à Madeira.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e Thomar

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Do que me é possível inferir, na costa sul da Madeira o céu não esteve sempre coberto de nuvens, havendo muitas abertas. Corrige-me se estiver errado.

Houve sempre nuvens, mas a densidade das nuvens e a sua altitude foi variando ao longo do dia.
Deixo aqui uma fotografia, de um período sem chuva, da parte da tarde. Em baixo fica a praia da Calheta.

DSC01160_zpsjqmismk4.jpg
 
W

Windmill

Boa noite!
Alguém por favor consegue lançar alguns palpites sobre o estado do tempo nos Açores para os próximos dias?
Grato!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Não vou monopolizar a previsão meteorológica :D Há uns tempos reformei-me disso. Tempo severo é a minha onda :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Tudo na mesma...

Jw4J9tl.gif


KHKt2Ib.gif


F9DNa4o.gif


Não percebo as renovações sucessivas dos avisos. O mesmo aviso laranja foi emitido para as mesmas condições meteorológicas (re)começando às 21:19. Os anteriores também acabavam mais ou menos às 12h de amanhã.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Devido aos incêndios eu julgo que este ano o IPMA estará muito na "defensiva" em relação aos avisos para a Madeira. Julgo que nestes casos o critério de emissão de avisos baseado em valores concretos de precipitação cai por terra.

Embora não esteja explícito julgo que o IPMA está a adoptar critérios mais complexos que envolvem também a vulnerabilidade de determinadas zonas. O que antes podia significar um risco extremo com 60 mm em 6 horas pode sê-lo agora com apenas 30 mm, por exemplo.

Em relação à precipitação, a distinção entre zonas costeiras e regiões montanhosas também é algo omissa. Na Madeira, praticamente não há povoações acima dos 800m (julgo que a definição de regiões montanhosas está acima desta altitude). No entanto, grande parte da água que cai nas montanhas vem desaguar ao mar através das ribeiras que atravessam a ilha, e existe um risco acrescido nas cidades e povoações costeiras. Julgo que será por aí que neste caso se tenha decidido aplicar aviso laranja na costa sul.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, em plena segunda metade do mês de outubro, aqui pelo Faial o dia esteve brutal! E a temperatura do ar e da água ainda convida a banhos.
0275d84dcf0505f1ee30febe115f91c2.jpg

hoje, ao fim da tarde.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Bem me tramei nas minhas férias na madeira fiquei em terra ou melhor fiquei as voltas sobre a ilha e depois tive de voltar ao porto acham que amanha a tarde o vento está mais calmo na madeira.

O aviso para vento acaba às 12h. Nada sugere que haverá mais problemas a partir daí.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Acumulado de precipitação ontem na ilha da Madeira:

qsYu6L0.png


No Porto Santo caíram 6,9mm; nas Selvagens 0mm.

Rajadas de Vento:
A9SJRuJ.png


Durante a noite e a manhã de hoje, continuou a chover na ilha, o que faz com que o caudal das ribeiras continue com bastante caudal.

8MF4TlN.jpg
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
A frente já lá vai. Neste momento sol radiante na cidade do Funchal e temperatura a chegar aos 25ºC. Como referido no post anterior, o dado mais relevante foram os 225 mm acumulados no Arieiro nas últimas 36h.