Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Amanhã devo complementar a minha opinião.

Deixo para amanhã já que a depressão vai ficar ao largo da Madeira. A previsão continua a ser mais ou menos a mesma.

Em PDL nada de especial. Muito escuro e fresco com aguaceiros quase irrelevantes de vez em quando. Pelo Spotazores há aguaceiros dispersos nos GC e Oriental.

O dia de hoje...

WeVflwnl.gif


... está muito propício a acumulados orográficos significativos não obstante a reduzida intensidade da frente. Infelizmente não há assim tanta montanha nos Açores :p
 
  • Gosto
Reactions: TekClub


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vá, vou seguir a linha do IPMA e antecipo-me. Isto diz respeito às próximas 72 horas já que depois disso o cenário pode mudar.

O IPMA já fez um resumo do evento e agora vou aprofundar. Como já escrevi, a depressão atualmente a sul dos Açores irá gradualmente deslocar-se na direção da Madeira e eventualmente ficar quase estacionária a oeste do arquipélago:

0ZUUh4S.png


Em termos 'macro', a Madeira irá ser afetada por uma corrente, também ela quase estacionária durante algum tempo, de ar tropical com uma saturação bastante considerável:

9GRiXhS.png


Em altitude o fluxo de ar mais húmido é mais ou menos estreito mas estará quase sempre sobre ou nas redondezas da ilha da Madeira (durante o domingo). Para mim, esta não é a principal preocupação. Já o ponto de orvalho à superfície de 20º/21º e a saturação do ar a 925 hPa (+-700 metros de altitude) - tendencialmente >80% - é outra coisa. Estas condições devem persistir para além das 72 horas e após a passagem do principal fluxo de humidade em altitude. Em termos leigos, se o ar estiver muito saturado perto da superfície, ele não precisará de subir muito para haver começar a chover. Por outras palavras, as localidades situadas nas cotas intermédias e baixas da costa sul da Madeira podem ser afetadas por chuva persistente de intensidade moderada a forte. A chuva orográfica não é propriamente fácil de prever. Tendo em conta os danos dos incêndios, e introduzindo sempre o fator 'inesperado', precauções devem ser tomadas no que concerne à eventual ocorrência de enchentes relâmpago.

O CAPE mais elevado será pós-frontal. Contudo, poderá haver CAPE frontal suficiente para gerar trovoadas. O cisalhamento (0-6km) será geralmente fraco (<10m/s), devendo isto traduzir-se em trovoadas fracas mas capazes de chuva convectiva localmente intensa (que poderá juntar-se à chuva estratiforme).

O ambiente pós-frontal (2ª) será caracterizado por ventos menos fortes e uma redução dramática da humidade relativa acima dos 850hPa. Tudo indica que haverá alguma nebulosidade nos níveis baixos (ponto de orvalho à superfície e saturação do ar a 925hPa). Por esta altura a depressão deverá ficar sobre a Madeira.

Vou dar uma olhada a ver se é possível ocorrer umas trombas tendo em conta a pouca instabilidade que há :p Daqui a pouco publico a minha opinião.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vou dar uma olhada a ver se é possível ocorrer umas trombas tendo em conta a pouca instabilidade que há :p Daqui a pouco publico a minha opinião.

Há um arrefecimento bastante interessante nos níveis mais baixos da atmosfera. Ainda assim...

... no ambiente frontal os ventos a 925 e 850 hPa estão geralmente no limite do aceitável (30 a 40 nós) e poderá não haver CAPE (SB nos +-600)/instabilidade suficiente para gerar o desenvolvimento celular intenso necessário. Se o arrefecimento fosse mais pronunciado (LI inferior) seria ainda melhor.

... no ambiente imediatamente pós-frontal há um aumento bastante significativo no SBCAPE mas os ventos a 925hPa continuam mais ou menos com a mesma intensidade.

Não vou escrever que condições favoráveis mas sim que pode haver condições favoráveis à ocorrência de fenómenos tornádicos de fraca intensidade. Não acho que as variáveis sejam as mais favoráveis sendo que a sul/sudoeste da Madeira, no mar aberto, há condições iguais ou melhores. Até as Canárias terão um LI inferior à Madeira. Por outras palavras, não recomendo que alguém anseie pela ocorrência de um funil :p

Relembro que a previsão de fenómenos exóticos é um passatempo meu que está sujeito às minhas limitações como 'analista' amador, às limitações do modelo e ao humor da natureza. Prever trombas no território português não é propriamente fácil. Se tivéssemos as condições do mediterrâneo, aí sim, seria outra realidade :p Quando se prevê fenómenos de reduzida dimensão para arquipélagos de também reduzida dimensão e população é quase como acertar na agulha do palheiro. Paralelamente, não ver um determinado fenómeno não significa necessariamente que ele não tenha ocorrido.
 
W

Windmill

O anticiclone não sai dos Açores este mês, (pra quem previa o contrário.)
Nestas últimas saidas de Outubro, e até princípios de Novembro, todos os modelos apontam para mais do mesmo ... tempo seco q.b. !
Resta saber Novembro...

Aqui pela ilha branca temos algum vento do quadrante norte com rajadas e alguns aguaceiros dispersos mas fracos.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Fazendo um balanço da passagem da frente de ontem (14-10-16) com dados pessoais.
Desde já foi um dia encoberto e com chuviscos persistentes os quais marcaram presença em grande parte do dia, embora o acumulado não tenha sido muito expressivo, apenas registei 4.84mm, a Precipitação contínua mais longa teve duração de 110 minutos (13:27 - 15:17) e o rácio máximo obtido por hora não foi além dos 1.1mm.
A temperatura mínima foi de 15.2ºc, registada à 01:11, a máxima não foi além dos 19.2º c registado às 11:40, a Humidade oscilou entre os 85% e os 100%. A pressão atmosférica tem vindo a descer desde então, Pressão às 00:00 de 14-10-16 1018.9mb e pressão mínima às 00:00 de 15-10-16 1013.9mb.
Em termos de vento, inicialmente oscilou entre O e NW, rodando para NE e E, a rajada máxima não ultrapassou os 40Km/h (na minha zona).
em conclusão, ontem foi registada a temperatura máxima mais baixa deste mês aqui na Horta.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A titulo de curiosidade, em 15 dias deste mês, levo um acumulado de 67.569mm repartidos por 9 dias de chuva e onde o dia mais chuvoso registou-se 13.13mm...
Edit: correção de valores
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
DW9qQY9.gif


O quadrante norte/nordeste está a agora a passar entre os Açores e a Madeira. O fluxo húmido que irá afetar a Madeira ainda está muito longe, em mar aberto.

8l7zkmAl.jpg


A maior parte da chuva deverá ficar a oeste do arquipélago, sendo que, como escrevi anteriormente, a precipitação orográfica será a mais relevante. Ainda assim não há assim tanta margem de manobra. Basta comparar estes modelos:

pcFpI39.gif


TgZY5Jo.gif


Com este:

BD69IC6.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
:D

8q5r0Ql.gif


O AROME depois fica um pouco mais realista (se bem que grandes acumulados horários podem ocorrer):

m4y3eMk.gif


agFzi0t.gif


O WRF também indica as grandes diferenças. Em geral pouca chuva (mm/3h)...

lVZ5IWHl.jpg


... mas depois as montanhas fazem o resto.

WGpzWfzl.jpg


O IPMA recuou nas trovoadas. Agora há 'condições favoráveis'. O CAPE estará significativo portanto é provável que ocorram.

O satélite no portal do IPMA está em baixo. Mas há sempre o SAT24. Porque não há semelhante coisa para os Açores? :rolleyes:

Da minha parte nada mais tenho a acrescentar :D Os camaradas madeirenses é que terão informações mais pertinentes.
 
Última edição:
W

Windmill

E que tal alguém da Madeira pra fazer também uma previsáo elaborada para os Açores?
Seria igualmente legítimo, uma vez que até hoje ainda não houve ninguém da Madeira predisposto a tal.
Aceitam se candidatos igualmente. :cheers:
Os meus parcos conhecimentos em analisar modelos, são um pouco limitados (porque a minha área de formação é outra que a meteorologia), mas sempre gosto de ir aprendendo aqui mais alguma coisinha extra com quem possui maiores conhecimentos a esse nível.
Mas o que sei é que pelos Açores, (ao contrário da Madeira) pelo menos por enquanto o anticiclone parece que veio para ficar :rolleyes:
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Pois, essa chuva deve andar toda na serra... porque aqui, só há um bocadinho é que começou a chover chuva de gente.... e já começou a parar novamente
O mar por outro lado é bem diferente, já se vêm umas vagas jeitosas.

O vento tem sido sido forte e como estou de frente para o mar... apanho-o todo.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Em jeito de resumo...

- O aviso foi renovado para a Madeira (recomeçou às 13:09);

- Não há muita consistência na frente...

p0MeQJll.jpg


dEjtVGT.gif


... persistindo a precipitação orográfica como a mais relevante. Até porque há pouco o ambiente era bastante hostil à ocorrência de trovadas.

6Fkxwk7.gif


:D

8PIE5tL.gif


Excluindo isto, o AROME indica acumulados orográficos de +-10mms/3h

- Quanto aos raios, foram poucos mas ocorreram:

fjHON6b.gif


- Os Açores irão ser afetados pelas ondas geradas pela Nicole a milhares de quilómetros de distância:

yiOs4Rn.png


sLKG9kMl.jpg
 
Última edição: