Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa tarde,

A caído precipitação moderada e muito pontualmente forte entre às 18h e 18:30h, a ribeira ao pé de casa já se consegue ouvir com bom som!!!

Atenção desde às 14:30 que esta sempre a chover...

Atualmente Chuviscos...

Temp. atual: 23,4ºC
Hr: 97%
Vento calmo média 8,7km/h Oeste
Precipitação acumulada: 14,8mm
 


icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Acabei de receber uma atualização da minha estação metereologica afinal o acumulado vai nos 18,3 mm

Atualmente caí precipitação moderada outra vez...




Parece que a chuva veio mais cedo do que o previsto...pois estava á espera so para amanha.



situação vai merecer um alerta amarelo?
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Parece que a chuva veio mais cedo do que o previsto...pois estava á espera so para amanha.



situação vai merecer um alerta amarelo?

Pelos ultimos dados do IM penso que sim... aliás merecia... porque já esta no passado devido que estes dados são referente às 17h.

semttuloayjg.png


Os dados do Ponta do sol foi impresionante: 23,7mm:shocking:

Precipitação acumulada esta nos 19,6 mm aqui em Câmara de Lobos
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
para os lados de sao martinho estava uma nuvem tão "estranha" ou seja era muito longa na vertical


O IM ja colocou a madeira ate dia 27 em alerta amarelo

É verdade pelo SE e Este se ve nuvens com alguma potencialidade de descargar agua... portanto Funchal e Santa Cruz deve ou esta chover bem!!!

Aqui (Camara de Lobos) ja se consegue ver algumas parte do azul do céu...
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Não sei se faz sentido o que vou dizer..mas aqui vai:

analisando as imagens de satelite e ate alguns modelos (GFS/HIRLAM)não pensei que chovesse o que choveu hoje..não estava previsto..enfim a meteorologia é fascinante mesmo por causa disto.

Já dá que pensar se a chuva que esta prevista não será em mais quantidade
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Não sei se faz sentido o que vou dizer..mas aqui vai:

analisando as imagens de satelite e ate alguns modelos (GFS/HIRLAM)não pensei que chovesse o que choveu hoje..não estava previsto..enfim a meteorologia é fascinante mesmo por causa disto.

Já dá que pensar se a chuva que esta prevista não será em mais quantidade

Temos que acompanhar essa banda de nuvens que estão ao Norte da ilha, esta 250-300 km de distância, por isso a partir de agora é nowcasting...:p amanha haverá precipitação mais no período da tarde com o aquecimento do próprio dia poderá surgir células e juntando o efeito orográfico que será de maior relevância na costa Norte da ilha provocará acumulados interessantes... atenção!!! Poderá surgir trovoadas o LI e cape estão ideias para tal, sei que não gostas de trovoadas mas terás de atura-las lolol:p

No AEMET não vejo atividade elétrica a se aproximar por isso ainda tenho dúvidas se surgirão ou não só amanha se verá…~
 

marco_antonio

Cumulus
Registo
27 Dez 2010
Mensagens
134
Local
funchal
Não sei se faz sentido o que vou dizer..mas aqui vai:

analisando as imagens de satelite e ate alguns modelos (GFS/HIRLAM)não pensei que chovesse o que choveu hoje..não estava previsto..enfim a meteorologia é fascinante mesmo por causa disto.

Já dá que pensar se a chuva que esta prevista não será em mais quantidade

Esperemos que sim, mas tambem faz pensar o contrario
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
é verdade Alex, DETESTO TROVOADAS para não dizer morro de medo delas...lol


Pois ja vi que amanha a partir das 18h teremos precipitacao significante...mas tal como hoje ninguem estava á espera desta chuva amanhã pode ser ao contrario e ocorra menos:lmao: