Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
no facebook do SRPCBA

NOTA INFORMATIVA Nº 12/2012

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, em virtude da tempestade tropical NADINE, que se tem feito sentir na região durante a madrugada do dia 21-09-2012, foram registadas 86 ocorrências nas ilhas Terceira, S. Jorge, Pico, Faial e
Graciosa.


Estiveram envolvidos nas operações de socorro 104 elementos dos Corpos de Bombeiros e 40 viaturas. Para além dos efeitos referidos também estiveram os serviços da SRCTE e das diversas Câmaras Municipais.

Há a registar a queda de árvores, pequenas inundações, bem como diversas coberturas
danificadas. Foi ainda necessário proceder ao realojamento de 4 pessoas na Lajes do
Pico.

O SRPCBA continua a acompanhar o evoluir da situação, sendo emitidos novos comunicados sempre que necessário.
 


Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Konnichiwa,

Há várias horas que estou a tentar fazer alguns telefonemas para a ilha do Pico e nada...

Já tentei vários números fixos e alguns móveis, mas a resposta é sempre igual. Mensagem da PT no caso dos fixos e voice mail/impedido no caso dos telemóveis.

Não há alguém para reportar algo sobre isto de lá?

Sayonara,
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Bom dia

Em Ponta Delgada, o vento tem vindo a aumentar de intensidade, segundo o último registo no site do IM, a média rondava os 36km/h de NE, mas não tenho dúvidas que este valor está desactualizado e que já foi bem ultrapassado. A chuva é contínua mas tem sido fraca por aqui. Neste momento estamos com 21º de temp.

Espero que esteja tudo bem com os colegas do grupo central depois da última noite, fiquem bem :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Já a partir de hoje á tarde a RAM será afectada pela porção leste da circulação da NADINE.
Vento em geral fraco a moderado de SW, e um aumento da instabilidade serão para já os unicos efeitos do ciclone.

Desta vez devido á orientação do vento, SW, a massa de ar quente e humida em interacção com o terreno montanhoso deverá causar precipitação especialmente nas encostas sul e terras altas da ilha da Madeira.

Tambem alguns aguaceiros isolados ou mesmo alguma trovoada isolada são possiveis, MAS EM GERAL AS CONDIÇÕES SERÃO BENIGNAS:thumbsup:

Para acompanhar a depressão:

http://rammb.cira.colostate.edu/pro...ting_image=2012AL14_4KMIRIMG_201209210645.GIF


http://www.sat24.com/en/ce
 

Marisitah

Cirrus
Registo
20 Ago 2012
Mensagens
46
Local
Angra do Heroísmo
Biscoitos, Ilha Terceira

298302_3337192567071_477984350_n.jpg


548017_3337217647698_1502531771_n.jpg
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bem hoje finalmente posso afirmar que choveu na madeira e nao apenas umas gotinhas ...chegou a haver chuva forte por ca...a ribeira da minha casa ( uma delas a que vjo pela janela) ja nao trazia agua ha um ano e hoje ja tem agua da quantidade de chuva que deu...ja regou muita coisa por ca...infelizmente durou pouco tempo...na minha zona costuma chover forte a muito forte mas ja ha um ano que nao ouvia chuva a serio que hoje ate acordei com o barulho da mesma.... pelo menos acordei feliz :D o vento faz-se sentir ca na minha zona mas ja e tao habitual estar vento que ja nem me admiro :D força para os nosso vizinhos açoreanos e espero que a situação esteja bem mais calma...para o s que ainda vão sofrer devido as condiçoes atmosfericas...nao desistam das vossas coisas nunca ..so em ultimo caso...falo por experiencia propria que nos incendios se tivessemos desistido minha casa tinha ardido...portanto lutem ate ao fim mas so ate onde acham que conseguem :D Muita força para o povo Açoreano :D
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
592
Local
Funchal, Madeira
Bem hoje finalmente posso afirmar que choveu na madeira e nao apenas umas gotinhas ...chegou a haver chuva forte por ca...a ribeira da minha casa ( uma delas a que vjo pela janela) ja nao trazia agua ha um ano e hoje ja tem agua da quantidade de chuva que deu...ja regou muita coisa por ca...infelizmente durou pouco tempo...na minha zona costuma chover forte a muito forte mas ja ha um ano que nao ouvia chuva a serio que hoje ate acordei com o barulho da mesma.... pelo menos acordei feliz :D o vento faz-se sentir ca na minha zona mas ja e tao habitual estar vento que ja nem me admiro :D força para os nosso vizinhos açoreanos e espero que a situação esteja bem mais calma...para o s que ainda vão sofrer devido as condiçoes atmosfericas...nao desistam das vossas coisas nunca ..so em ultimo caso...falo por experiencia propria que nos incendios se tivessemos desistido minha casa tinha ardido...portanto lutem ate ao fim mas so ate onde acham que conseguem :D Muita força para o povo Açoreano :D

Deu umas chuvadas boas no Funchal mas agora o Sol já espreita. :thumbsup:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde

Por aqui o vento está muito forte de NE com rajadas que muito possivelmente devem estar excedendo aquelas que o IM preveu para o grupo oriental.

Já chove desde a manhã chuva contínua.. mas nem dá para sentir a chuva porque ela é fortemente soprada por vento muito forte de NE.

As árvores já tombam e há muita folhagem pelas ruas.

A meteorologista diz que o centro da tempestade ao final do dia vai estar perto da ilha de S. Miguel, mas eu estou em crer que o pior está a passar neste momento.

Cumps!


Tempestade Nadine atinge São Miguel e Santa Maria (som)

[/url] http://www.rtp.pt/acores/?article=28863&visual=3&layout=10&tm=10
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Esqueceram-se de desligar os regadores das zonas ajardinadas hehehe e encheu de agua lol... ironizando a situação ...é normal isso ai encher de agua no inverno?

Lool :lol:

Sim Hugois, é bastante frequente sim.. às vezes até demais dada a força da chuva. Senpre que chove muito é sempre assim.

Ilha de Angra do Heroísmo? :lmao: Oh Deus! Santa Ignorância com a C. Social do Continente. É sempre a mesma coisa quando se referem aos Açores...Mas pronto partindo do principio que houve também quem trocasse a cidade de são miguel com a ilha de Ponta Delgada eu até dou-lhes um desconto bem grande. Certamente devem de andar perdidos no mapa geográfico com certeza :lmao:






Por aqui o vento está a soprar desenfreadamente e assobia bem alto. A chuva persiste ainda.
As vagas na costa norte das ilhas orientais devem de estar monstruosas. Daqui da zona sul vejo vagas enormes. Imagino como não deve de estar a costa norte debaixo de "porrada" e mais "porrrada"
 
Editado por um moderador:

Marisitah

Cirrus
Registo
20 Ago 2012
Mensagens
46
Local
Angra do Heroísmo
Foto tirada às 8:50
534320_2426707523642_1216574072_n.jpg


Foto tirada às 15:26
403305_2426708483666_1867093763_n.jpg
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O mau tempo já começou a fazer das suas em S. Miguel:

Açores. Estrada na Vista do Rei, em S. Miguel, parcialmente obstruida pelo mau tempo

A estrada regional na zona da Vista do Rei, nas Sete Cidades, em S. Miguel, nos Açores, "está parcialmente obstruída" devido ao mau tempo provocado pela passagem da tempestade tropical Nadine pelo arquipélago, revelou fonte da Proteção Civil.

"Já seguiram para o local equipas da Direção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres", acrescentou aquela fonte, salientando que as equipas vão proceder à desobstrução de uma parte da via.

Nos Ginetes, também em S. Miguel, a queda de pedras obstruiu parcialmente a estrada, mas a situação já está "resolvida".

Na ilha do Pico, segundo esta fonte da Proteção Civil, "estão a decorrer trabalhos de corte de árvores na estrada regional entre as freguesias de S. João e S. Caetano".

O Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores registou até ao momento 90 ocorrências relacionadas com queda de árvores e de postes de luz, derrocadas e pequenos danos em habitações.

Nestas operações estiveram envolvidos bombeiros, pessoal dos serviços municipalizados e do Governo Regional, além de elementos da PSP.



http://www.ionline.pt/portugal/acor...-miguel-parcialmente-obstruida-pelo-mau-tempo