Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
PS: Vejo há horas uma trovoada intensa a SW do Faial, "agarrada" a uma zona com LI de cerca de -5 e um CAPE aproximadamente 1000... por mim prefiro esperar até às 18/21h para ver se há possibilidade de se desenvolver uma boa trovoada com LI cerca de -3 e CAPE à volta de 400, havendo movimentos verticais muito fortes (mais fortes do que os previstos para a área da forte trovoada que tenho verificado) e efeito orográfico... :huh:

Até dou-te um caso prático. Para que o CAPE fosse útil tem que haver convergência nos níveis baixos. Vê os ventos a 1,5 kms:

nPzNGTC.png


Praticamente inexistentes na zona onde apareceu a célula brutal:

http://www.meteopt.com/forum/topico...adeira-setembro-2015.8388/page-21#post-505482

Outro exemplo. A tromba de água de ontem era imprevisível. São precisas muitas correntes de ar. Vendo a vorticidade baixa:

79Mf92P.gif


Não havia sinais óbvios de 'alarme'. Curiosamente a tromba de água surgiu no '3' da vorticidade no G. Central. Mas era muito difícil de prever. E mesmo assim foi fraca e não durou muito tempo no chão (não tinha CAPE, correntes de ar mais fortes...)

Realmente as trovoadas têm sido um bocado fracassadas, tendo em conta as minhas expectativas... Sendo assim qual o ingrediente que falta analisar para prever a trovoada?

Acompanhar o movimento das células e o surgimento das novas. Faz como o IPMA. Não dês certezas quando não as há. Depois acabas por descredibilizar as tuas previsões. Coisa que acho que ninguém quer (tu que as fazes e os outros que acreditam nelas).

Se fosse nas vossas casas queria ver se iam continuar a implorar por trovoada!

Não implorou. Fez uma previsão.
 
Última edição:


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Complementando. A única vorticidade que havia era a 500 hPa:

lyu1Qub.gif


Mas aquela tromba de água não tinha 6 kms de altura.
Lolol uma troca de água marciana, só se fosse!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Ainda estou com o pé atrás em relação ao valor acumulado no Nordeste. É muita chuva mesmo!!

Não é totalmente fiável mas vou buscar a carta da humidade relativa a 850 hPa às 03h:

QIFkenc.gif


O Pico da Vara, ponto mais alto daquela cadeia montanhosa tem 1105 metros de altitude. Desconfio do valor total da estação do Nordeste. Mas acredito que tenha chovido muito. O problema é que no dia 2 e 3 choveram +- 110 mm na Tronqueira (sul da montanha) e +-37 mm na Algarvia (norte da Montanha). Parece-me muito improvável chover o triplo da Tronqueira no Nordeste a tão poucos quilómetros de distância. Enfim, ver-se-á. Ainda para mais porque no satélite a convecção é de difícil visualização.

Valores corrigidos.
 

Ober

Cirrus
Registo
18 Jun 2015
Mensagens
98
Local
Várzea - Ilha São Miguel
iKLo4Vo.png


A estação não esteve sempre a registar valores irregulares, por isso não me parece ser totalmente um erro. Poderá ser, mas não apresenta necessariamente esse comportamento. Se não for, então é uma catástrofe na zona onde é.

Há pessoas num grupo do facebook que afirmam terem questionado sobre a possível veracidade desses mesmos valores ao IPMA pelo que foi-lhes dito (segundo o que eu li) que o próprio Instituto afirmou que não era erro da estação e sim valores reais!
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e lserpa

Ober

Cirrus
Registo
18 Jun 2015
Mensagens
98
Local
Várzea - Ilha São Miguel
iKLo4Vo.png


A estação não esteve sempre a registar valores irregulares, por isso não me parece ser totalmente um erro. Poderá ser, mas não apresenta necessariamente esse comportamento. Se não for, então é uma catástrofe na zona onde é.

Quando fala em catástrofe o que quer dizer com isso?
Quebradas e deslizamentos de terra felizmente foram poucos. Houve mais enxurradas de ribeiras que galgaram o seu caudal do que propriamente avalanches de terra como há décadas atrás houve naquela zona da ilha.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Não é totalmente fiável mas vou buscar a carta da humidade relativa a 850 hPa às 03h:

QIFkenc.gif


O Pico da Vara, ponto mais alto daquela cadeia montanhosa tem 1105 metros de altitude. Desconfio do valor total da estação do Nordeste. Mas acredito que tenha chovido muito. O problema é que no dia 2 e 3 choveram +- 110 mm na Tronqueira (sul da montanha) e +-37 mm na Algarvia (norte da Montanha). Parece-me muito improvável chover o triplo da Tronqueira no Nordeste a tão poucos quilómetros de distância. Enfim, ver-se-á. Ainda para mais porque no satélite a convecção é de difícil visualização.

Valores corrigidos.
É isso mesmo! Pode não ter chovido assim tanto como a estação do ipma indica, mas acredito que tenha chovido bem para causar estragos. Nas outras estações do ipma instaladas em São Miguel, a chuva acumulada foi microscópica comparada com a do nordeste. Com certeza o ipma vai nos explicar tudo
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
No boletim meteorológico da RTPA, o IPMA utiliza muitas vezes a estação do Nordeste como referência para São Miguel, logo parte-se do princípio que é uma estação fiável. Ontem pela 01/02 estive a falar com uma pessoa do Nordeste, e dizia que chovia torrencialmente já à algumas horas..

Mais logo no boletim meteorológico da RTPA, devem confirmar os valores de precipitação nos Açores.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Orion, de facto reparei que é incerto prever trovoadas intensas (algo que já corrigi) e que prever horas para trovoadas, neste género situação com linhas de instabilidade cuja atividade é muito localizada, também é difícil. No entanto, avançar com períodos mais ou menos longos com maior risco de precipitação pontualmente forte, isso aí já é plausível, a meu ver, se consecutivamente os modelos preverem uma situação semelhante.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985