Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
@StormRic esta é deve ter chegado à tropopausa :p

Mrvi7pH.jpg


glUP117.jpg


HTOf76E.gif


Orion, de facto reparei que é incerto prever trovoadas intensas (algo que já corrigi) e que prever horas para trovoadas, neste género situação com linhas de instabilidade cuja atividade é muito localizada, também é difícil. No entanto, avançar com períodos mais ou menos longos com maior risco de precipitação pontualmente forte, isso aí já é plausível, a meu ver, se consecutivamente os modelos preverem uma situação semelhante.

É a atitude mais certa. Compara a realidade com os modelos. Se forem muito díspares os últimos não são úteis. Podes prever trovoadas intensas. Desde que a realidade seja semelhante aos modelos. As frentes e as depressões são, tendencialmente, mais fáceis de prever.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Tefigrama de hoje. Ambiente muito hostil a chuva (muita estabilidade). Mas entre os 700 hPa e 500 hPa há espaço para eventos mais fortes, consoante a convecção presente (do género dos de ontem e hoje de madrugada):

juysZ1O.png


Nota ainda para as diferentes direções dos ventos ao longo da atmosfera (à direita).
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
E no que respeita a desejar trovoadas e chuva forte, tenho a seguinte posição: fenómenos extremos nos Açores são algo que me fascina, mesmo: tanto tornados, como chuvas torrenciais, granizo, trovoadas, neve... No entanto, prefiro: tornados no mar, ouvir a chuva torrencial a bater na janela e a correr no caminho com força, mas sem inundar casas, ver granizo em quantidade sem partir vidros, ver trovoadas violentas mas com relâmpagos no céu, ou a cair em terra, mas longe das zonas habitadas, e ver neve nas montanhas em quantidade, sem que ninguém se magoe. Quando ocorrem eventos destruidores, fico realmente admirado com as forças da natureza e essas forças fazem-me querer saber mais e mais! No entanto, não é preciso estragos para saborear o poder da natureza...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
E no que respeita a desejar trovoadas e chuva forte, tenho a seguinte posição: fenómenos extremos nos Açores são algo que me fascina, mesmo: tanto tornados, como chuvas torrenciais, granizo, trovoadas, neve... No entanto, prefiro: tornados no mar, ouvir a chuva torrencial a bater na janela e a correr no caminho com força, mas sem inundar casas, ver granizo em quantidade sem partir vidros, ver trovoadas violentas mas com relâmpagos no céu, ou a cair em terra, mas longe das zonas habitadas, e ver neve nas montanhas em quantidade, sem que ninguém se magoe. Quando ocorrem eventos destruidores, fico realmente admirado com as forças da natureza e essas forças fazem-me querer saber mais e mais! No entanto, não é preciso estragos para saborear o poder da natureza...
Vocês têm muita sorte, em relação aos fenómenos extremos, exceptuando algumas vezes em que é mais devastador, porque em lisboa é raríssimo ver trovoada. Este ano mal vi chuva por aqui. O inverno foi super seco!! É, também, por razões como estas que sempre quis ir aí
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Vocês têm muita sorte, em relação aos fenómenos extremos, exceptuando algumas vezes em que é mais devastador, porque em lisboa é raríssimo ver trovoada. Este ano mal vi chuva por aqui. O inverno foi super seco!! É, também, por razões como estas que sempre quis ir aí
Tiagolco, mas para quem vive aqui, passa-se muita humidade e nevoeiro e vento para ter algum brinde de trovoada ou granizo.. aqui muita vez promete muito, mas o "sumo" é relativamente pouco. Uma das coisas que são boas para apreciar aqui nos Açores, especialmente nas ilhas mais virgens, é a proximidade com a natureza pura, porque quando faz nevoeiro, ou vento, ou mar revolto, sabe bem ir à rua... É um relaxante natural, poético e inspirador, acredite ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Vocês têm muita sorte, em relação aos fenómenos extremos, exceptuando algumas vezes em que é mais devastador, porque em lisboa é raríssimo ver trovoada.

Queres uma aposta que é mais provável ver trovoada em Lisboa do que nos Açores? :p

eQqx6cd.jpg


O mesmo se aplica a neve, granizo e a outros fenómenos extremos como tornados e downbursts. O inverno foi também seco aqui. Os Açores não são os EUA de Portugal :D Longe disso até.

Num ano em Braga vi mais do que nos Açores em muitos anos: trovoada seca (raríssimo aqui) e granizo de dimensões consideráveis (até deu para fugir).
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Queres uma aposta que é mais provável ver trovoada em Lisboa do que nos Açores? :p

eQqx6cd.jpg


O mesmo se aplica a neve, granizo e a outros fenómenos extremos como tornados e downbursts. O inverno foi também seco aqui. Os Açores não são os EUA de Portugal :D
Há mais condições mas é raro acontecer. A última vez que vi trovoada por aqui foi em Março ou Abril e foi fraquinha. Em Junho houve um downburst por aqui mas pronto são excepções. Com a chuva que caiu por aí, começo a acreditar que sim :lol:
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Eheheh é verdade, Orion! :lol: Também é por serem tão raros os fenómenos extremos que me cativam tanto... E é para não falar em neve.. o que vi em 2010 e 2011 na Serra da Barrosa não sei se volto a ver brevemente... E a neve toda a gente gosta, podia vir mais vezes! :thumbsup:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Já agora, vi a imagem de satélite das 15h UTC... podem dar uma olhadela? http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.satelite/index.jsp

Dava jeito ver o radar das Lajes, instrumento esse fulcral no aviso vermelho de hoje de madrugada. Não chega ao Nordeste mas deve ter dado uma ideia. Quanto a essa imagem, a célula está a mover-se para norte. Há bocado tinha pelo menos 3 pontos convectivos. Está a ganhar força. Nem todas as nuvens altas fazem parte da torre principal. Algumas são apenas isso, nuvens altas.

iqqnUrO.jpg


mUxEP1m.jpg


Até há bem pouco estava a gerar raios. Tendo em conta o tefigrama das 12h, chuva severa é possível nas ilhas mais a norte. Já raios duvido. Havia muita estabilidade nos níveis mais altos. Mas a atmosfera é dinâmica e as condições estão sempre a mudar. Portanto, há que ter mente aberta.