Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2022



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Isto hoje está tão húmido e quente na rua que, tenho o Ac ligado a 22° a a janela está embaciada por fora…
24° e 95% de humidade a esta hora…
Escusado será dizer que com uma humidade destas, o arrefecimento noturno é praticamente nulo.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Mais uma noite tropical daquelas!
Hoje, a humidade está nos 94% e a temperatura a rondar os 24°c!
Um autêntico estufado atmosférico.

Avizinha-se uma frente fria com bastante expressão em altitude e com uma TPW muito expressiva

7296717f8f4ee3dff5904430c79882d7.jpg

7da41c287c71f900d33d2141939d6c0d.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,041
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Ora viva pessoal ...

Por aqui temos um vento ligeiramente superior ao normal e agora começou a chover de forma moderada ...

Um bafo que não se pode desde há vários dias como disse e bem o @lserpa ... Um estufado atmosférico ...

EDIT (12:02) - Entretanto a chuva já cessou e só temos algum vento neste momento ficando ainda mais um caldo de calor por aqui ... É mesmo quase insuportável ... :calor:
:calor::calor:
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, a frente passou por aqui e já estamos no pós frontal.
Apesar da elevadíssima TPW e de no satélite ter sido possível deslumbrar algum Overshooting , a montanha simplesmente pariu um rato.
Talvez pelo fraco shear? Não sei!

O que é certo, é que foi um flop, pelo menos aqui pelo lado sul/Este do Faial.
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,041
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bem, a frente passou por aqui e já estamos no pós frontal.
Apesar da elevadíssima TPW e de no satélite ter sido possível deslumbrar algum Overshooting , a montanha simplesmente pariu um rato.
Talvez pelo fraco shear? Não sei!

O que é certo, é que foi um flop, pelo menos aqui pelo lado sul/Este do Faial.
Sim ... Por aqui também foi uma chuvinha rápida e algum ventinho mas nada de fora do normal pelo menos aqui pela cidade de Angra ...

O que ficou e parece que é para ficar é o bafo terrível que tem sido regra neste verão ...

É impressionante a quantidade de tempo que esta estufa infernal tem durado ...

Foi praticamente o Verão todo e parece que Setembro não vai ser diferente ...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,467
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sim ... Por aqui também foi uma chuvinha rápida e algum ventinho mas nada de fora do normal pelo menos aqui pela cidade de Angra ...

O que ficou e parece que é para ficar é o bafo terrível que tem sido regra neste verão ...

É impressionante a quantidade de tempo que esta estufa infernal tem durado ...

Foi praticamente o Verão todo e parece que Setembro não vai ser diferente ...

Só pode significar que o pós-frontal, especialmente de amanhã, será mais interessante, mas realmente a frente quase nada trouxe de mudança.

nsxSYmb.gif


No Grupo Central, os 2,7 mm de Graciosa e os 2,0 mm da Horta foram o registo IPMA mais "volumoso"...

Mas a passagem no Grupo Ocidental foi mais vincada, não a nível de precipitação também, mas nos parâmetros vento, humidade, pressão. Também a temperatura não foi sensível à passagem.
M6LwUqE.jpg


O registo do Corvo é notável pela instalação do vento forte de noroeste, e em ambas as ilhas a pressão e a HR.

Os registos no Grupo Central revelam uma frente quase dissipada, praticamente só com expressão relevante na pressão e na HR, um pouco no vento e nada na temperatura e muito escassa na precipitação.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Só pode significar que o pós-frontal, especialmente de amanhã, será mais interessante, mas realmente a frente quase nada trouxe de mudança.

nsxSYmb.gif


No Grupo Central, os 2,7 mm de Graciosa e os 2,0 mm da Horta foram o registo IPMA mais "volumoso"...

Mas a passagem no Grupo Ocidental foi mais vincada, não a nível de precipitação também, mas nos parâmetros vento, humidade, pressão. Também a temperatura não foi sensível à passagem.
M6LwUqE.jpg


O registo do Corvo é notável pela instalação do vento forte de noroeste, e em ambas as ilhas a pressão e a HR.

Os registos no Grupo Central revelam uma frente quase dissipada, praticamente só com expressão relevante na pressão e na HR, um pouco no vento e nada na temperatura e muito escassa na precipitação.

A verdade é que quer o ECM, quer o GFS e até o apocalíptico AROME mostravam pouco ímpeto da frente à passagem pelo GC.
Fui elucidado pelo aspecto da frente, a altura dos topos, a elevadíssima TPW, o cape na casa dos 600/800 e depois o IPMA colocou avisos de precipitação! Se calhar o que me enganou a mim, enganou-os também .

Se calhar foi mesmo o fraco WShier…

Ainda por cima, ontem ao fim do dia era possível ver algumas torres aqui à volta, depois estava uma humidade a bater no vermelho e 24/25° à noite! Parecia mesmo que vinha tempestade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,467
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A verdade é que quer o ECM, quer o GFS e até o apocalíptico AROME mostravam pouco ímpeto da frente à passagem pelo GC.
Fui elucidado pelo aspecto da frente, a altura dos topos, a elevadíssima TPW, o cape na casa dos 600/800 e depois o IPMA colocou avisos de precipitação! Se calhar o que me enganou a mim, enganou-os também .

Se calhar foi mesmo o fraco WShier…

Ainda por cima, ontem ao fim do dia era possível ver algumas torres aqui à volta, depois estava uma humidade a bater no vermelho e 24/25° à noite! Parecia mesmo que vinha tempestade.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Aqui na Lagoa, tem desde das 14h que tem caído cada pancada de água mas de curta duração e ainda bem....

Até agora nada de trovoada :(

Parece mesmo que a frente teve um intervalo, no espaço e no tempo, ao passar no Grupo Central e retomou a actividade agora no Grupo Oriental:



O radar continua com interrupções e perturbações da imagem.

A última imagem é esta:
T8Btg7F.jpg


Acumulados nas estações WU em São Miguel hoje:
fvnh4tv.jpg



Acumulados IPMA de ontem no Grupo Oriental e últimos dias em São Miguel:
r73VStg.jpg
 
Última edição: