Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Isto hoje está tão húmido e quente na rua que, tenho o Ac ligado a 22° a a janela está embaciada por fora…
24° e 95% de humidade a esta hora…
Escusado será dizer que com uma humidade destas, o arrefecimento noturno é praticamente nulo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mais uma noite tropical daquelas!
Hoje, a humidade está nos 94% e a temperatura a rondar os 24°c!
Um autêntico estufado atmosférico.

Avizinha-se uma frente fria com bastante expressão em altitude e com uma TPW muito expressiva

7296717f8f4ee3dff5904430c79882d7.jpg

7da41c287c71f900d33d2141939d6c0d.jpg

Ora viva pessoal ...

Por aqui temos um vento ligeiramente superior ao normal e agora começou a chover de forma moderada ...

Um bafo que não se pode desde há vários dias como disse e bem o @lserpa ... Um estufado atmosférico ...

EDIT (12:02) - Entretanto a chuva já cessou e só temos algum vento neste momento ficando ainda mais um caldo de calor por aqui ... É mesmo quase insuportável ... :calor:
:calor::calor:

Última edição:
Bem, a frente passou por aqui e já estamos no pós frontal.
Apesar da elevadíssima TPW e de no satélite ter sido possível deslumbrar algum Overshooting , a montanha simplesmente pariu um rato.
Talvez pelo fraco shear? Não sei!

O que é certo, é que foi um flop, pelo menos aqui pelo lado sul/Este do Faial.

Bem, a frente passou por aqui e já estamos no pós frontal.
Apesar da elevadíssima TPW e de no satélite ter sido possível deslumbrar algum Overshooting , a montanha simplesmente pariu um rato.
Talvez pelo fraco shear? Não sei!

O que é certo, é que foi um flop, pelo menos aqui pelo lado sul/Este do Faial.
Sim ... Por aqui também foi uma chuvinha rápida e algum ventinho mas nada de fora do normal pelo menos aqui pela cidade de Angra ...

O que ficou e parece que é para ficar é o bafo terrível que tem sido regra neste verão ...

É impressionante a quantidade de tempo que esta estufa infernal tem durado ...

Foi praticamente o Verão todo e parece que Setembro não vai ser diferente ...

Sim ... Por aqui também foi uma chuvinha rápida e algum ventinho mas nada de fora do normal pelo menos aqui pela cidade de Angra ...

O que ficou e parece que é para ficar é o bafo terrível que tem sido regra neste verão ...

É impressionante a quantidade de tempo que esta estufa infernal tem durado ...

Foi praticamente o Verão todo e parece que Setembro não vai ser diferente ...

Só pode significar que o pós-frontal, especialmente de amanhã, será mais interessante, mas realmente a frente quase nada trouxe de mudança.

nsxSYmb.gif

No Grupo Central, os 2,7 mm de Graciosa e os 2,0 mm da Horta foram o registo IPMA mais "volumoso"...

Mas a passagem no Grupo Ocidental foi mais vincada, não a nível de precipitação também, mas nos parâmetros vento, humidade, pressão. Também a temperatura não foi sensível à passagem.
M6LwUqE.jpg

O registo do Corvo é notável pela instalação do vento forte de noroeste, e em ambas as ilhas a pressão e a HR.

Os registos no Grupo Central revelam uma frente quase dissipada, praticamente só com expressão relevante na pressão e na HR, um pouco no vento e nada na temperatura e muito escassa na precipitação.

Só pode significar que o pós-frontal, especialmente de amanhã, será mais interessante, mas realmente a frente quase nada trouxe de mudança.

nsxSYmb.gif

No Grupo Central, os 2,7 mm de Graciosa e os 2,0 mm da Horta foram o registo IPMA mais "volumoso"...

Mas a passagem no Grupo Ocidental foi mais vincada, não a nível de precipitação também, mas nos parâmetros vento, humidade, pressão. Também a temperatura não foi sensível à passagem.
M6LwUqE.jpg

O registo do Corvo é notável pela instalação do vento forte de noroeste, e em ambas as ilhas a pressão e a HR.

Os registos no Grupo Central revelam uma frente quase dissipada, praticamente só com expressão relevante na pressão e na HR, um pouco no vento e nada na temperatura e muito escassa na precipitação.

A verdade é que quer o ECM, quer o GFS e até o apocalíptico AROME mostravam pouco ímpeto da frente à passagem pelo GC.
Fui elucidado pelo aspecto da frente, a altura dos topos, a elevadíssima TPW, o cape na casa dos 600/800 e depois o IPMA colocou avisos de precipitação! Se calhar o que me enganou a mim, enganou-os também .

Se calhar foi mesmo o fraco WShier…

Ainda por cima, ontem ao fim do dia era possível ver algumas torres aqui à volta, depois estava uma humidade a bater no vermelho e 24/25° à noite! Parecia mesmo que vinha tempestade.

A verdade é que quer o ECM, quer o GFS e até o apocalíptico AROME mostravam pouco ímpeto da frente à passagem pelo GC.
Fui elucidado pelo aspecto da frente, a altura dos topos, a elevadíssima TPW, o cape na casa dos 600/800 e depois o IPMA colocou avisos de precipitação! Se calhar o que me enganou a mim, enganou-os também .

Se calhar foi mesmo o fraco WShier…

Ainda por cima, ontem ao fim do dia era possível ver algumas torres aqui à volta, depois estava uma humidade a bater no vermelho e 24/25° à noite! Parecia mesmo que vinha tempestade.

Aqui na Lagoa, tem desde das 14h que tem caído cada pancada de água mas de curta duração e ainda bem....

Até agora nada de trovoada :(

Parece mesmo que a frente teve um intervalo, no espaço e no tempo, ao passar no Grupo Central e retomou a actividade agora no Grupo Oriental:

O radar continua com interrupções e perturbações da imagem.

A última imagem é esta:
T8Btg7F.jpg

Acumulados nas estações WU em São Miguel hoje:
fvnh4tv.jpg

Acumulados IPMA de ontem no Grupo Oriental e últimos dias em São Miguel:
r73VStg.jpg

Última edição: