Seguimento - Dezembro 2006

Esse caso de Elvas vs Estremoz já é bem conhecido aqui no fórum, o kimcarvalho que o diga :lmao:

Aqui esta noite está uma miséria, não só a temperatura quase não desce como até sobe. Agora tenho 0,0ºC depois de ter estado em -0,2ºC :disgust:

-0,8ºC almada! é isso i eu sou o pai natal....estas coixas ek k m deixam intrigado? sera verdade, sera mentira!?:lol: :lol: :lol:
I pk ek k setubal na aperece? sera ke o gelo congelou a estaçaO? loool:P

Realmente nem de longe! Que vergonha, mais valia colocarem os tracinhos e fazerem uma Ordem de Trabalho para amanhã, sem falta, lá ir uma equipa técnica mudar o sensor! :disgust: :D

Por aqui 2,7ºC. E tenho mais uma EMA que me intriga... :unsure: Como é que apenas a pouco mais de 30km e a mais 200 metros de altiude, se podem fazer em média e principalmente nas noites em que a temp. desce mais, menos 4 a 5 graus que na EMA de Elvas? :huh: Má localização, ou de uma delas ou de ambas! Tá visto :disgust: :mad:.

tempemaalentga9.jpg

Última edição:
Eu acredito na veracidade desses valores, mas não são de almada com certeza, devem ser de uma zona nos arredores. Por norma em noites com estas condições as temperaturas baixam muito mesmo nessa estação. Tenho aki perto da minha casa um zona em k habitualmente a temp baixa dos 0ºc, aliás tenho varias zonas assim, uma delas conhecida de muita gente por ter uma discoteca k é Hacienda Klub...Por aki já tive 7,5 e estou com 7,7ºc, algum vento e pouca humidade. Ao fundo da rua onde moro existe um jardim enorme e tanto a relva como os carros ontem por esta hora já estavam com algum gelo...

Para mim o Inverno sideral começa de 22 para 23. ;)

O 21 é uma data consagrada para efeitos de calendário...:)

Acho mais lógico se comemorar hoje o Solstício de Inverno que designar o dia de hoje como o inicio do Inverno. Tal como fazem os Ingleses e alguns países Orientais o Inverno é de Novembro a Fevereiro, ou seja acompanhar o natural amibiente meterologico e biológico.... digo eu:huh:

Eu acredito na veracidade desses valores, mas não são de almada com certeza, devem ser de uma zona nos arredores. Por norma em noites com estas condições as temperaturas baixam muito mesmo nessa estação. Tenho aki perto da minha casa um zona em k habitualmente a temp baixa dos 0ºc, aliás tenho varias zonas assim, uma delas conhecida de muita gente por ter uma discoteca k é Hacienda Klub...Por aki já tive 7,5 e estou com 7,7ºc, algum vento e pouca humidade. Ao fundo da rua onde moro existe um jardim enorme e tanto a relva como os carros ontem por esta hora já estavam com algum gelo...

eu tb acerdito! nesse caso de estremoz vs elvas!!! estremoz e mt humida i tem mt vales densos! i tem mais 200 m de altiude! neste caso de almada e melhor mxm ir trokar o sensor! i aki por setubal tou a ter uma noite gelida:cold: alguma geada ja se nota:) so espero ek esta descida continuo!! tb sei de varios casos como tu referiste sanxito! aki na minha zona por exemplo se for pos lados de pegoes! marateca! e mais frio! pk situa.se em zona mais para o interior! enfim!;)

Minho, o meu pai trabalha em Navarra,ai perto d Braga(na Navarra mm..se conheces..) e hj d manha estava a ir p ai do Porto as 8 e apanhou gelo na A3 e em Navarra estava -1ºC!:thumbsup:

Nunca lá fui mas fica no extremo norte do concelho de Braga... a A3 surpreendentemente acumula muita geada. Nunca percebi bem porquê mas acumula mais geada que a estrada nacional... por vezes chegam a cortar a via da direita na descida de Ponte Lima em direcção a Valença, desconfio que é o que vai acontecer até sexta-feira...

Acho mais lógico se comemorar hoje o Solstício de Inverno que designar o dia de hoje como o inicio do Inverno. Tal como fazem os Ingleses e alguns países Orientais o Inverno é de Novembro a Fevereiro, ou seja acompanhar o natural amibiente meterologico e biológico.... digo eu:huh:

Já tou apanhado com os termos jornalísticos...:lmao: eu queria dizer, o Solstício de Inverno sideral, em termos astronómicos, claro...:)

eu tb acerdito! nesse caso de estremoz vs elvas!!! estremoz e mt humida i tem mt vales densos! i tem mais 200 m de altiude! neste caso de almada e melhor mxm ir trokar o sensor! i aki por setubal tou a ter uma noite gelida:cold: alguma geada ja se nota:) so espero ek esta descida continuo!! tb sei de varios casos como tu referiste sanxito! aki na minha zona por exemplo se for pos lados de pegoes! marateca! e mais frio! pk situa.se em zona mais para o interior! enfim!;)

No caso de estremoz conheço bem o frio dakela cidade e dos deltas em redor, poix fiz lá a minha recruta á 9 anos no inicio do inverno, zona de muito nevoeiro... No caso de almada ainda gostava de saber onde fica a estação, mas não sei onde será P.Rainha !!! Sò conheço a praia da rainha k faz parte do concelho de almada. Continuo estagnado nos 7,7ºc e tenho k ir agora sentir o frio da rua, poix a minha cadela precisa á ir. Aproveito e levo o meu relógio da oregon pra ver qual será a diferença da temp... até já..

Quanto ao tema das estações automáticas, acho que tudo depende da zona onde a estação está localizada, principalmente no que toca à altitude, relevo e área circundante. Acho que se as estações estivessem a fornecer dados erróneos, o IM já teria feito qualquer coisa. Vamos dar-lhes o beneficio da dúvida ;)

Quanto ao estado do tempo por cá, continua a miséria. Para uma noite que se previa a 2º mais fria do ano eu aqui ainda vou com ridiculos -0,2ºC...

Tudo o que referes é correcto, mas agora vejamos, quando se coloca uma EMA, para fazer a partir dos seus dados, projecções, estudos de caracterização climática e outros, deve ou não existir um trabalho de campo e escolher muito bem a sua localização?:huh: Para que assim esta seja realmente representativa de uma amostragem válida e que caracterize a realidade generalizada da área que se pretende abranger! É certo que eles têm várias EMAs numa mesma área, aqui apresentam, penso, o valor de uma apenas. Aqui em Elvas que eu saiba, há pelo menos 3. Eu gostava era de saber a sua localização exacta para as ir lá espiolhar e saber assim se o local é de confiança o pelo contrário foi escolhido, porque eram terrenos de algum organismo estatal ou conveniência financeira ou ainda devido a um determinado protocolo assinado.

Pois...:rolleyes: e então como explicas as diferenças entre Estremoz e Portalegre? Portalegre fica nas cotas dos 600 m, ou seja mais 200 que Estremoz, junto a uma Serra e mais a Norte... e a húmidade não ajuda em nada as temperaturas baixas. Dá sim uma sensação de frio aparente menos suportavel que o frio seco. ;)

Como diz o Fil tenho um mínimo de crédito que eles (IM), se lá as mantém é porque as consideram válidas, mas... :unsure:

Quanto ao tema das estações automáticas, acho que tudo depende da zona onde a estação está localizada, principalmente no que toca à altitude, relevo e área circundante. Acho que se as estações estivessem a fornecer dados erróneos, o IM já teria feito qualquer coisa. Vamos dar-lhes o beneficio da dúvida ;)

Quanto ao estado do tempo por cá, continua a miséria. Para uma noite que se previa a 2º mais fria do ano eu aqui ainda vou com ridiculos -0,2ºC...

Correcto, mas porque não escolher um local idóneo aquando da sua instalação? Eu o que acho é que nunca houve tanta gente a olhar, com olhos de ver, para os seus dados e como tal muito pouca gente os pôs em questão. Era o deixa andar... típico dos organismos estatais ou aqui ninguém trabalha ou trabalhou numa empresa púbica... :rolleyes: