Seguimento - Dezembro 2006

ontem a minima chegou aos 0.6º C
hoje até às 7 da manha tinha descido aos 0.7º C, mas continuava a descer... logo já vejo se bati mais uma vez a minima.:cold:

Bons :cold: dias! :cold:

Isto por aqui é só noctívagos! :D

Bem...por Madrid ja sao 4h da manha...vim agora da rua e esta um frio do caraças...:cold: :cold: :cold:

Nao me perguntem a temperatura porque nao sei :D :D

Alex olha a investigação, tu tem tento rapaz, olha a bolsa, olha o teu futuro! :nono: 4h da matina e na rua... :rolleyes: movida madrileña, mirala mirala mirala, la puerta de alcalá :assobio: :D

Bem por aqui não arrefeceu nada de especial, fiquei nos 2ºC certinhos até agora desde as 5 da matina, subiu agora para os 2,1ºC. A EMA do IM é que deu umas temp. mais baixas, como a que tem agora, das 7h; 1,7ºC. Em Estremoz é que tem sido... tem neste momento -2,7ºC :rolleyes: :assobio:

E como foi o resto do pessoal? Já vi que por Bragança foi o fiasco total , previsões de -7ºC e se se descuidam nem desciam dos -2ºC :(
Acho que quem mais beneficiou desta noite gelada, foi o litoral! ;)
E também tem direito! :thumbsup:

Portugal gela esta noite!:cold: :cold: :cold: Só um pequeno reparo! Setubal n esta com 5,0ºC como IM indica! Mas isto estes erros ja sao de esperar! tais como os -1,8 em almada! Acerdtio ke essa temperatura posso ocorrer mas n em almada,mas sim em arredores! Em setubal tenho vindo a verifikar um granda arrefecimento nocturno que começou as 21 h quando tinha 8,0ºC!Tenho vindo a fazer varios post sobre esta descida sao 3:40 da manha i neste momento registo uma temperatura em Setubal de 3,2ºC! Quando for 8 h penso k irei registar a minina do dia! Tb consigu ver alguma geada nos carros! :cold: :cold: É uma das noite mais frias do mes de dezembro em Portugal!:cold:
Por aqui me despeço! Uma boa noite para tds! AbraçO;)

ola, acho graça no outro dia tu criticaste me por eu disser que na achava estas estaçoes automáticas nao eram fiáveis e que davam alguns erros,e disseste me que eu já sabia mais que os meteoroogistas e que os termometros,agora nesta afirmaçao que fizeste demonstraste uma falta de confiança nestas estações.com todo o respeito foste um pouco infeliz nessa afirmaçao.Eu concordo contigo acerca da temperatura negativa em almada que é dificil de atingir, mas sim nos arredores, mas em setubal a temperatura minima tambem nao deve ter baixado dos 3º,mas em arredores como azeitao,alguns locais abrigados de palmela deve ter rondado os 0º.:D

Alex olha a investigação, tu tem tento rapaz, olha a bolsa, olha o teu futuro! :nono: 4h da matina e na rua... :rolleyes: movida madrileña, mirala mirala mirala, la puerta de alcalá :assobio: :D

foi o jantar de natal do grupo de meteorologia da faculdade...tenho desculpa :unsure: :unsure:

As 8 da manha a cidade universitaria em madrid estava com -2.1ºC:cold: :cold: A máxima de ontem nao passou dos 7,7ºC.

bom dias a todos.
aqui as 7h tavam 3.8 tenho tt frio nas maos k ta a ser dificil escrever no pc, já pra não falar nos ouvidos, parece k vão explodir.
parece k vai continuar a descer segundo o I M:thumbsup:

Boas,

Por aqui a mínima foi de 2,5ºC, estava à espera que descesse mais que fosse aos 1 ou 0ºC, mas também estou perto do Mar e a estação tem um erro até 1,5ºC, pelo que espero que tenha sido esse erro afectar a medição:unsure: ;) :D

Bom dia a todos...Aqui pela minha zona de Setubal registei a mínima mais baixa até agora na cidade com 3.3ºC ás 7:50 agora que são (10:30) ainda vou com 5,0ºC:cold: :cold: tá um griso lá fora:cold: ;)

Bem por aqui não arrefeceu nada de especial, fiquei nos 2ºC certinhos até agora desde as 5 da matina, subiu agora para os 2,1ºC. A EMA do IM é que deu umas temp. mais baixas, como a que tem agora, das 7h; 1,7ºC. Em Estremoz é que tem sido... tem neste momento -2,7ºC :rolleyes: :assobio:

E como foi o resto do pessoal? Já vi que por Bragança foi o fiasco total , previsões de -7ºC e se se descuidam nem desciam dos -2ºC :(
Acho que quem mais beneficiou desta noite gelada, foi o litoral! ;)
E também tem direito! :thumbsup:

Eu aqui registei um valor mínimo de -3,4ºC.
A estação meteorológica também registava -3,4ºC às 8 horas.

O vento não permitiu uma grande descida de temperatura. De qualquer forma, o IM passou-se um bocado com essa previsão de -7ºC ;)

Bem, vou tentar esclarecer um pouco o clima da margem sul e explicar o que se passa na estação de Almada.

Seguindo o seguinte exemplo para um dia de muito frio como hoje, as temperaturas variam mais ou menos assim para comparativamente a LX com indice 0.

Almada (cidade) 0.0 (igual a LX)
Barreiro -0.5
Setubal -0.5
Seixal -0.5
Palmela -1.5
Moita (onde moro) -2.0
Almada (pinhal a 2 km da costa) -4.0

A estação de Almada (p. Rainha) significa pelo que entendi que está na Praia da Rainha, ou seja, na costa e aí a temperatura seria aprox. a Lisboa, mas se estiver 2 a 3 km enfiada para o interior acreditem que é possivel atingir essas temperaturas.

Depois do que expliquei tentem analisar os valores registados.

Só acrescentar o valor na Moita que ficou de minima com aprox. 1.0 C

Quando ontem à meia-noite o meu termómetro marcava 0 graus, pensei que estava a caminho de uma mínima espectacular, mas não, afinal já não desceu muito mais e ficou-se por -0.4 graus, com muito gelo e geada.
A máxima de ontem foi 5.4 graus, o valor mais baixo no meu posto de observação depois do Verão.

Saudações serranas.

Bem, vou tentar esclarecer um pouco o clima da margem sul e explicar o que se passa na estação de Almada.

Seguindo o seguinte exemplo para um dia de muito frio como hoje, as temperaturas variam mais ou menos assim para comparativamente a LX com indice 0.

Almada (cidade) 0.0 (igual a LX)
Barreiro -0.5
Setubal -0.5
Seixal -0.5
Palmela -1.5
Moita (onde moro) -2.0
Almada (pinhal a 2 km da costa) -4.0

A estação de Almada (p. Rainha) significa pelo que entendi que está na Praia da Rainha, ou seja, na costa e aí a temperatura seria aprox. a Lisboa, mas se estiver 2 a 3 km enfiada para o interior acreditem que é possivel atingir essas temperaturas.

Depois do que expliquei tentem analisar os valores registados.

Só acrescentar o valor na Moita que ficou de minima com aprox. 1.0 C

Em noites de grande estabilidade atmosférica é possível registar-se diferenças de vários graus em poucas dezenas de metros. Nas áreas deprimidas favoráveis à acumulação de ar frio os valores são muito mais baixos que nos topos.

Aqui está um exemplo típico de como funciona a acumulação de ar frio em situações de forte estabilidade atmosférica.

Nesta montanha registou-se uma diferença de 27ºC em apenas 150 metros.