Olá Pessoal!

Hoje decidi comprar uma daquelas estações meteorologicas do lidl de 9,99€.
Como moro no 2ºandar de um prédio, e confesso não ter muito dinheiro (vida de estudante, sabem como é), achei que fosse o suficiente... um dia, quando tiver casa própria ainda hei-de ter uma estação meteorologica como deve ser, mas pronto.. Por enquanto vou-me deliciando a ver avariação de temperatura.. Já é qualquer coisa.
O problema é que após instaladito o belo do sensor, numa caixinha devidamente furada, no lado exterior de janela onde nunca dá o sol, a temperatura máxima medida pelo sensor foi: 17,2C, estando agora 16,6C...
E a minha pergunta é: está assim tanto calor lá fora?!

É que só encontro valores desta grandeza na estação de Cascais. E na estação da Amadora (que é capaz de ser a estação mais próxima de mim) a máxima foi de 15,9C.
E eu que pensava morar num zona fria...
É normal,
André.

Acontece que a temperatura nunca deve ser medida perto de paredes, nem janelas, nem perto de nada que liberte calor e comprometa a livre circulação do ar.
Mesmo que não bata o sol aí, a temperatura mostrada pela tua estação estará sempre inflacionada pelas condicionantes físicas referidas, pelo que te aconselhava a debitar pelo menos
1 ºC aos valores que obtens da estação, já que a estação não está instalada em condições perfeitas.
A instalação mais próxima da «perfeição» seria a instalação da estação num terreno aberto e livre de todo o tipo de obstáculos.
Eu também moro num prédio e por isso opto por fazer um débito na leitura da temperatura para atenuar essa inflação, sendo que assim os valores se aproximam mais do real.
Aconselho-te a comparares os valores da tua estação com a temperatura da rua.
Tenta medir a temperatura à noite numa varanda ou na rua, mas não confies nos termómetros espalhados pelas ruas, usa um teu.
Quando medires a temperatura à noite numa varanda com a ajuda de um termómetro de mercúrio (normalmente os mais fiáveis) compara essa temperatura com a que te diz a estação e repara na diferença.
Podes também usar um termómetro de um carro, mas os carros dizem uma temperatura geralmente acima do real quando estão parados. Para serem fiáveis, têm de andar um pouco, para o vento chegar ao sensor e o valor de temperatura se alterar.

Consoante essa diferença, debita-a à que diz a estação.
Para já, começa por debitar
1 ºC e terás uma leitura de valores de temperatura mais próxima do real, penso eu.
É apenas um conselho meu, mas penso que vale a pena.

Eu também faço esse débito para evitar situações de inflação da temperatura.