Seguimento - Dezembro de 2007

• Thread starter Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início Data de início
Boa tarde a todos !
Por cá, está a ser uma tarde de céu limpo e vento fraco.
Actualmente, estão 15,1 ºC e uma H.R. de 72 %.
Até agora, a temperatura máxima foi de 15,4 ºC.

Olá Pessoal!:):)

Hoje decidi comprar uma daquelas estações meteorologicas do lidl de 9,99€.

Como moro no 2ºandar de um prédio, e confesso não ter muito dinheiro (vida de estudante, sabem como é), achei que fosse o suficiente... um dia, quando tiver casa própria ainda hei-de ter uma estação meteorologica como deve ser, mas pronto.. Por enquanto vou-me deliciando a ver avariação de temperatura.. Já é qualquer coisa.:unsure:

O problema é que após instaladito o belo do sensor, numa caixinha devidamente furada, no lado exterior de janela onde nunca dá o sol, a temperatura máxima medida pelo sensor foi: 17,2C, estando agora 16,6C...
E a minha pergunta é: está assim tanto calor lá fora?!:lol:
É que só encontro valores desta grandeza na estação de Cascais. E na estação da Amadora (que é capaz de ser a estação mais próxima de mim) a máxima foi de 15,9C.:confused:

E eu que pensava morar num zona fria...:lol:

Como moro no 2ºandar de um prédio, e confesso não ter muito dinheiro (vida de estudante, sabem como é), achei que fosse o suficiente... um dia, quando tiver casa própria ainda hei-de ter uma estação meteorologica como deve ser, mas pronto.. Por enquanto vou-me deliciando a ver avariação de temperatura.. Já é qualquer coisa.:unsure:

O problema é que após instaladito o belo do sensor, numa caixinha devidamente furada, no lado exterior de janela onde nunca dá o sol, a temperatura máxima medida pelo sensor foi: 17,2C, estando agora 16,6C...
E a minha pergunta é: está assim tanto calor lá fora?!:lol:
É que só encontro valores desta grandeza na estação de Cascais. E na estação da Amadora (que é capaz de ser a estação mais próxima de mim) a máxima foi de 15,9C.:confused:

E eu que pensava morar num zona fria...:lol:

É normal, André. :D
Acontece que a temperatura nunca deve ser medida perto de paredes, nem janelas, nem perto de nada que liberte calor e comprometa a livre circulação do ar.
Mesmo que não bata o sol aí, a temperatura mostrada pela tua estação estará sempre inflacionada pelas condicionantes físicas referidas, pelo que te aconselhava a debitar pelo menos 1 ºC aos valores que obtens da estação, já que a estação não está instalada em condições perfeitas.
A instalação mais próxima da «perfeição» seria a instalação da estação num terreno aberto e livre de todo o tipo de obstáculos.
Eu também moro num prédio e por isso opto por fazer um débito na leitura da temperatura para atenuar essa inflação, sendo que assim os valores se aproximam mais do real.
Aconselho-te a comparares os valores da tua estação com a temperatura da rua.
Tenta medir a temperatura à noite numa varanda ou na rua, mas não confies nos termómetros espalhados pelas ruas, usa um teu.
Quando medires a temperatura à noite numa varanda com a ajuda de um termómetro de mercúrio (normalmente os mais fiáveis) compara essa temperatura com a que te diz a estação e repara na diferença.
Podes também usar um termómetro de um carro, mas os carros dizem uma temperatura geralmente acima do real quando estão parados. Para serem fiáveis, têm de andar um pouco, para o vento chegar ao sensor e o valor de temperatura se alterar. :p
Consoante essa diferença, debita-a à que diz a estação.
Para já, começa por debitar 1 ºC e terás uma leitura de valores de temperatura mais próxima do real, penso eu.
É apenas um conselho meu, mas penso que vale a pena. :thumbsup:
Eu também faço esse débito para evitar situações de inflação da temperatura.

Boas eu moro num quarto andar e como devem saber a temperatura é diferente do solo, o ke eu fiz parece uma parvoice mas eu adaptei o meu sensor de temperatura no ferro do estendal da roupa com um plastico por cima por causa da chuva, e como esta longe das paredes o valor da temp... e real.

Boas eu moro num quarto andar e como devem saber a temperatura é diferente do solo, o ke eu fiz parece uma parvoice mas eu adaptei o meu sensor de temperatura no ferro do estendal da roupa com um plastico por cima por causa da chuva, e como esta longe das paredes o valor da temp... e real.

Também é uma boa ideia ! :thumbsup:

Então e o sol não dá no estendal da roupa?!:unsure:

Hoje tambem fui ao lidl e tb comprei acho eu a mesma estaçao que a tua porque ela custou-me 9,99€;)
Tou a fazer umas experiencias e coloquei-a na varanda nao na parede nem na porta mas como tenho na varanda uma mesa metalica de computador, no sitio onde devia tar o teclado e pôs-o-lá

Registo 12,4ºC

Meteo station Lidl power... :lol::lol:

Ah, mas a minha não tá "colada à parece"... Imaginem um copo no parapeito de uma janela onde nunca dá o sol. Pronto ela está dentro desse copo!lol (Copo de plástico com montes de buraquinhos para que o vento entre à vontade:p:p)

Neste momento ela diz que estão 13,2C :huh:

Viva!
a minha estação "made in Lidl" (29,99€) acabadinha de instalar também têm uns desvios...
o sensor da temperatura do exterior (colocado na parte interior de um pilar, resguardado da chuva e da exposição directa do sol) indica neste momento 9.7ºC, ou seja uma diferença de +0,4ºc do que o referenciado pelo IM.
Em relação à pressão é que é ligeiramente diferente...1013 hPa na estação e 1021.8 hPa no site do IM. A diferença será talvez por causa da estação estar no interior de casa...
Outra coisa que não me satisfaz muito é a indicação da humidade relativa. Como a indicação é do interior, e como tenho o aquecimento central ligado, a humidade relativa parece-me ser muito baixa (50%). Tinha interesse era saber a humidade relativa no exterior!! :(
fica para a próxima aquisição!
:p

Hoje registei na Covilhã (Refugio) uma minima de 3,6ºC.

Muito estranho, menor que a mínima de Bragança (4ºC), segundo os dados do Dan.
É raro mas acontece...

É normal que aconteça e isso não me surpreende.
Já aconteceu ter uma mínima mais baixa que Bragança em Abril, início da Primavera. :D

Boa tarde, comecei a prestar atenção a minha estação e reparei que em média o desvio em relação ás estações circundantes é de -0,6ºC.
Vou começar a colocar os dados ja com o debito mas vou continuar a investigação;), até porque reparei que existem vezes em que os meus dados coincidem com os das outras estações

Temperatura actual (ja com debito): 11,4ºC

T. de hoje (com debito)
MINIMA: 9,7ºC
MÁXIMA: 15,7ºC

:thumbsup: