Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

450 m a reportar de candemil

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Valongo deve nevar também, nunca vi uma previsão destas
08d5786a9b6b221f40e55510a4de8cb2.jpg

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Depois das fotos no cabo
Belas fotos! Células lindas.
Trovão brutal aqui na Póvoa de Santa Iria, da descarga mais forte até agora no continente hoje: 186 kA.
E mais uma descarga cerca de 10 minutos depois, esta no meio do estuário perto do Mouchão da Póvoa (o inundado).

DEA_Póvoa_20260123-214159_116 kA.webp

Rad_20260123-2140.webp

Rad_20260123-2150.webp

Note-se que as células estão a conseguir progredir para o interior, até passarem mesmo a fronteira.

Bela carga de água em Arronches. 12mm acumulados.

A temperatura deu um tombo para os 2,1ºC.

Em Marvão já acumula.

Não precisamos disto, um núcleo secundário, dos quais temos sempre más memórias.
Provavelmente vai haver um incremento do vento sobrepondo-se a uma agitação marítima de Aviso Vermelho:

Realmente, tão focado na neve que nem reparo no resto.

Quando referi que o núcleo secundário não parecia alterar nada era em relação à neve, pois a circulação do jet é tão intensa e sobrepõe-se à circulação desta perturbação não deixando por exemplo haver uma intrusão de ar mais quente de sudoeste no bloco da massa de ar polar

Mas a passagem rápida desse nucleo agravará o vento quando cruzar parte do sul do país.

pEXIV7F.jpeg

Embora aparentemente o pior parece que ficará do lado do mar
Exemplo, produto rajada da AEMET, mas claro, previsões não são certezas

P3quuAU.gif

Entretanto o efeito deste vento adicional na maré e ondulação já de si significativa pode realmente deixar marcas.

E um local que deve ser de evitar é por exemplo Monchique amanhã de manhã.

Será que abrangeu assim uma área tão grande??
Foi mesmo, nos montes das eólicas que se vêem aqui da Póvoa. A base da nuvem estava alta e a visibilidade desimpedida sem precipitação.
Eu não estava à janela, a porta para a marquise fechada e mesmo assim parecia que tinham tirado uma foto na marquise com um potente flash.
Portanto deve ter sido avistado até muito longe. O trovão demorou menos de 5 segundos a ser ouvido e ainda dentro da surpresa do relâmpago deu para "dar um salto" com o estrondo.

São Julião (Encosta leste do ponto alto da Serra de São Mamede):