Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

E pronto, sempre nevou na Covilhã, na zona alta foi mesmo um nevão a sério. Aqui a 550m , só pintou os telhados e os carros
1000008159.webp
1000008162.webp
1000008163.webp

1769250998364.webp

Prosseguem trabalhos de limpeza
❄️

Vídeo: Andreia Miranda

Toda a gente a falar de neve, isto e aquilo, eu também vim deixar o meu contributo. :D Olhão acordou assim, esta manhã.

Olhão2.webp

Nota: esta imagem com qualquer semelhança com a realidade é puramente fantasia, talvez um dia venha um nevão como o de 1954. :D

As previsões automáticas nunca são de fiar.
Aqui está um exemplo.
Em entradas marítimas à nossa latitude é praticamente impossível nevar abaixo dos 500/600 metros. Para surpresas, só em depressões continentais, retrógradas e com comportamento muito específico e raro de acontecer.

Somos apaixonados por meteorologia. Pela surpresa. Aguardamos que ela chegue de ano para ano. Tenhamos paciência pois melhores dias virão para quem tem esperança que eventos como os de 2006 ou 2009/2010 se repitam. :thumbsup:

Atenção agora virada para os caudais dos rios
Já não há espaço para tanta água...

Afinal, acumulou por aqui :D
Mas foi apenas durante a madrugada. Não terá sido uma grande camada mas a única prova que tenho até ao momento é algum gelo no telhado de chapa de zinco do meu vizinho e, curiosamente, os dados da minha estação meteorológica!

9012.webp

Gráfico de cima - temperatura
Gráfico de baixo - precipitação

Dado que, segundo o radar da Meteogalicia, não houve precipitação depois das sete da manhã, presumo que o acumulado registado é devido ao derretimento da neve, que terá começado a derreter pelas 08:10 quando a temperatura subiu para 1.6°C. Depois a temperatura baixou ligeiramente até aos 0.8°C às 08:20 até começar a subir continuamente a partir daí, e o derretimento continuou. Á hora em que a neve começou a derreter tinha acumulados 5,1 mm e quando finalmente derreteu toda já eram 6,8 mm. Pelo que mostra o gráfico e até o histórico do radar, o grosso da acumulação parece ter ocorrido por volta das 4 da manhã.

Pronto, venha a próxima nevada! Mais generosa e de preferência, de dia!!

Última edição:

Resumo do dia de ontem
Ondulação na boca do inferno, Marina de Cascais, Tamariz
Vento também nessas zonas e muita chuva. No vídeo também encontra-se um forte episódio de rajadas de vento com chuva em Loures.

As previsões automáticas nunca são de fiar.
Aqui está um exemplo.
Em entradas marítimas à nossa latitude é praticamente impossível nevar abaixo dos 500/600 metros. Para surpresas, só em depressões continentais, retrógradas e com comportamento muito específico e raro de acontecer.

Somos apaixonados por meteorologia. Pela surpresa. Aguardamos que ela chegue de ano para ano. Tenhamos paciência pois melhores dias virão para quem tem esperança que eventos como os de 2006 ou 2009/2010 se repitam. :thumbsup:

Atenção agora virada para os caudais dos rios
Já não há espaço para tanta água...
Por Lisboa nem demos pela passagem da Ingrid, talvez o mar bastante alterado na costa aqui á volta, mas mais nada...
Nem vento, nem trovoada significativa, apenas choveu bastante ontem, mas ainda assim de forma nao continua...
Hoje está sol, pelo menos aqui na parte oriental, praticamente nao temos vento e obviamente nao chove, sendo que com 11 graus, agora ao meio dia nem frio está...

• Gosto
Reactions: meko60
Muita gente a subir a Serra para fazer check-ins que não conseguiram fazer ontem. Não faço ideia onde é que esta gente dormiu toda ontem na Covilhã...

Entretanto os coitados dos funcionários da Pousada estão a limpar a neve com pás, á mão. Que vergonha, cobrarem 200€ por noite e não terem um trator que seja para limpar isto. Enfim...
1000052048.webp
1000052046.webp
1000052039.webp

Bom dia,
Tendo em conta a acumulação que vi ontem à noite em alguns registos tanto na Serra de São Mamede, como em Marvão, lá acordei cedo para ir à aventura e valeu muito a pena. :D
Acima dos 700m foi quando comecei a ver ainda alguma neve acumulada e ia aumentando à medida que ai subindo a serra. Quando lá cheguei o cenário era lindo e de puro inverno, é sempre fantástico ver uma paisagem diferente do habitual na nossa zona. Penso que já não acumulava desta forma desde 2021.
Deixo os registos.

Antes da estrada que vai para o ponto mais alto, cerca de 870m de altitude:
gWzkdZH.jpeg

Mtz8HTu.jpeg

TevHavV.jpeg

Entre os 900/950m:
FxKrMuU.jpeg

SdqXjnO.jpeg

wA7i2Oy.jpeg

qpidb63.jpeg

No ponto mais alto, acima dos 1000m:
Nb3BlK8.jpeg

9BK3nin.jpeg

E por último, um fenómeno que ainda nunca tinha visto:
I72udCp.jpeg

Tudo calmo durante grande parte do tempo que lá estive, mas claro que quando me vim embora já estava a subir imensa gente. No entanto, a neve também estava derreter rapidamente.

Toda a gente a falar de neve, isto e aquilo, eu também vim deixar o meu contributo. :D Olhão acordou assim, esta manhã.

Ver anexo 29268

Nota: esta imagem com qualquer semelhança com a realidade é puramente fantasia, talvez um dia venha um nevão como o de 1954. :D
Foi feito com a IA ...acho que exageraram um bocadinho nao ???

• Gosto
Reactions: algarvio1980
Muita gente a subir a Serra para fazer check-ins que não conseguiram fazer ontem. Não faço ideia onde é que esta gente dormiu toda ontem na Covilhã...

Entretanto os coitados dos funcionários da Pousada estão a limpar a neve com pás, á mão. Que vergonha, cobrarem 200€ por noite e não terem um trator que seja para limpar isto. Enfim...Ver anexo 29408Ver anexo 29409Ver anexo 29410
É o pais que temos, uma vergonha...
Quando estive em Versailles, agora no inicio de Janeiro, uma cidade plana, talvez ai so com uma descida pouco acentuada ou outra, a policia estava la com um limpa neves, nas unicas descidas que havia (obviamente com tudo parado antes,) para que ninguem fizesse a descida em situacao de perigo...
Nevou intensamente durante 5 horas, acumulou uma brutalidade de neve e no dia seguinte todas, mas mesmos todas as estradas da cidade estavam desimpedidas e ate eu andei a circular, sem correntes, claro...
Estamos a falar de uma cidade se calhar do tamanho da Covilha...
Em Paris quando nevou nao havia nenhuma estacao de metro que nao tivesse sal nas entradas, e estamos a falar de dezenas de estacoes, sao 50 e tal linhas...
Aqui e como dizes, paga-se 200 euros e com sorte ainda dao os clientes que tem que tirar á pazada a neve das entradas para podwrem vir á rua com o minimo de seguranca...
É o que é...
A mim tambem me faz é confusao se essas pessoas tiveram que ser obrigadas a pagar uma noite que nao usufruiram e que no fim tiveram que pagar em dobro...
Dewculpem o off topic, mas de facto nao somos um pais que estejamos preparados para lidar com um episodio destes a nivel de Metereologia...