Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

5.3°C, 3.1mm desde as 0h, 38.4mm ontem.

Do que vi, esta noite já nevou e acumulou, ainda que muito ligeiramente, na Gralheira(pela webcam) e em Campo Benfeito(pelo facebook). Tendo em conta o que aí vem, nem vale a pena colocar fotos.

Última edição:
Não vejo ninguém a falar de uma questão importante. 90% da neve que cair na Serra da Estrela entre quinta e Domingo, derreterá com a chuva que cair na Segunda e Terca-feira com o elevar das temperaturas. É muita água que irá descer a Serra para os seus rios. Que impacto terá isto em cidades como Coimbra e outras? É que parece-me que o derreter da neve será bem agressivo.

Não vejo ninguém a falar de uma questão importante. 90% da neve que cair na Serra da Estrela entre quinta e Domingo, derreterá com a chuva que cair na Segunda e Terca-feira com o elevar das temperaturas. É muita água que irá descer a Serra para os seus rios. Que impacto terá isto em cidades como Coimbra e outras? É que parece-me que o derreter da neve será bem agressivo.
É uma boa questão, principalmente com o impacto que os incêndios deixaram nos terrenos, não só na Estrela, mas também no Açor.

A barragem da Aguieira está com muita capacidade. Eles têm tido aquilo aberto. Das últimas vezes que lá fui de bike, havia sempre alguma água a correr na parte baixa da barragem. Coisa que noutros anos nunca vi.

Estão aqui algumas,

( É "OFF TOPIC",
não posso publicar no respectivo tópico, Janeiro de 2021, se for possível á moderação mover isto para lá, ficava correcto, que pensava que tinha publicado algumas, mas não,
ficava agradecido )

mas espero ter algumas de agora, humm :D

Lindíssimo, não tinha noção da acumulação! Obrigado!

Entretanto a saída das 00, para aqui para estes lados, cortou precipitação e um pouco de frio á superfície.

Avisos vermelhos lançados pelo IPMA por queda de neve, certamente muitas vias de acesso, e por precaução, devem ficar intreditas para evitar "males maiores".

20 a 30 cm previstos acima dos 800 m é muita acumulação.

Há sempre quem se aventure nestas estradas, muitas vezes não conhecem a zona nem equipamento, veículos 4 por 4, correntes de neve, etc, levam..

Não será só a neve, as condições de vento, visibilidade, gelo formado nas vias também serão más ou difíceis em zonas de serra.

Ver anexo 28990

Amanhã:

Ver anexo 28991

Sábado:

Ver anexo 28992

Eu vou tentar ir sábado à tarde à Freita. O aviso já terá passado e ainda deve haver alguma acumulação.

Ou será melhor tentar domingo? Já terá derretido?

Sent from my Pixel 9 Pro XL using Tapatalk

Bom dia a todos,

Como seria de esperar, a situação encontra-se hoje muito diferente do que se mostrava há 2/3 dias atrás. Parece que agora o melhor período será o final do dia de sexta e o início do dia de sábado, mesmo nas zonas Centro/Sul, com as cotas a subir ferozmente a partir da tarde. Embora esteja em crer que, tal como acontece para o frio, as cotas de aproximadamente 2500 m previstas para 2ª-feira possam vir a ser um pouco esbatidas até lá, não há dúvida que a maioria da neve vai derreter no Domingo. Mas talvez 3ª-feira voltemos a ter neve a cotas médias! :thumbsup:

Posto isto, uma romaria a Montejunto ao final do dia de sexta começa a não parecer totalmente descabida, pelo mero PRAZER de ver neve a cair no distrito de Lisboa. :huhlmao:

Não estando com aviso, não estão à espera que acumule pelo menos 1 cm d3 neve,
Não sei se vai acumular 1cm sequer.

Será que não consegue acumular nem 1cm no topo, com tanto tempo a cota abaixo dos 900m?

ECWMF:
1769075333637.webp

GFS:
1769075380766.webp

Será que não consegue acumular nem 1cm no topo, com tanto tempo a cota abaixo dos 900m?

ECWMF:
Ver anexo 28995

GFS:
Ver anexo 28996

Sim, olhando para a precipitação prevista e para as cotas, diria que até poderia acumular 1cm ou mais. A Humidade está alta, pode ser por causa disso, mas os "experts" em neve é que poderão pronunciar-se. :)
A descritiva do IPMA, ontem ao final do dia, falava em neve na Serra de Monchique. Hoje já não fala.

BOM DIA.

Por cá tempo de acalmia antes da "tempestade".
Céu muito nublado a encoberto e vento calmo.
Tenho um acumulado de 2,8 mm.

Tactual: 7,0ºC
Hr: 92%
PAtm: 1007,0 hPa

Bom dia .
Mais um dia nublado e chuvoso , o acumulado de hoje vai com 3 mm, ontem foi de 33 mm . Mês de janeiro segue com 170 mm .
Aproxima - se uma massa polar marítima das antigas ( ainda nos anos 80 eram bem frequentes ) que , na minha opinião , pode trazer surpresas . Está a fazer-me comichão aqueles 0 ° aqui para a minha zona ( e com probabilidade elevada de precipitação ) para a madrugada de sábado. Lembro - me que em janeiro de 2010 caiu neve a cotas muito baixas no litoral Norte ( sem acumulação ) com uma frente polar marítima. E foi uma surpresa , pois a cota foi muito abaixo da previsão do IPMA.

Paços de Ferreira e Lousada com neve no sábado ( foram as localidades do distrito do Porto mais perto do mar que encontrei com previsão de neve)

1769077057452.webp

1769077269341.webp

Braga cidade também com neve:

1769077105733.webp

Guimarães:

1769077359616.webp