Thomar
Cumulonimbus
Acho que é a primeira vez que vejo avisos vermelhos para queda de neve. 

É uma boa questão, principalmente com o impacto que os incêndios deixaram nos terrenos, não só na Estrela, mas também no Açor.Não vejo ninguém a falar de uma questão importante. 90% da neve que cair na Serra da Estrela entre quinta e Domingo, derreterá com a chuva que cair na Segunda e Terca-feira com o elevar das temperaturas. É muita água que irá descer a Serra para os seus rios. Que impacto terá isto em cidades como Coimbra e outras? É que parece-me que o derreter da neve será bem agressivo.
A barragem da Aguieira está com muita capacidade. Eles têm tido aquilo aberto. Das últimas vezes que lá fui de bike, havia sempre alguma água a correr na parte baixa da barragem. Coisa que noutros anos nunca vi.Não vejo ninguém a falar de uma questão importante. 90% da neve que cair na Serra da Estrela entre quinta e Domingo, derreterá com a chuva que cair na Segunda e Terca-feira com o elevar das temperaturas. É muita água que irá descer a Serra para os seus rios. Que impacto terá isto em cidades como Coimbra e outras? É que parece-me que o derreter da neve será bem agressivo.
Lindíssimo, não tinha noção da acumulação! Obrigado!
Eu vou tentar ir sábado à tarde à Freita. O aviso já terá passado e ainda deve haver alguma acumulação.Avisos vermelhos lançados pelo IPMA por queda de neve, certamente muitas vias de acesso, e por precaução, devem ficar intreditas para evitar "males maiores".
20 a 30 cm previstos acima dos 800 m é muita acumulação.
Há sempre quem se aventure nestas estradas, muitas vezes não conhecem a zona nem equipamento, veículos 4 por 4, correntes de neve, etc, levam..
Não será só a neve, as condições de vento, visibilidade, gelo formado nas vias também serão más ou difíceis em zonas de serra.
Ver anexo 28990
Amanhã:
Ver anexo 28991
Sábado:
Ver anexo 28992
IPMA - Avisos Meteorológicos em linha temporal
www.ipma.pt

Não estando com aviso, não estão à espera que acumule pelo menos 1 cm d3 neve,
Não sei se vai acumular 1cm sequer.
Será que não consegue acumular nem 1cm no topo, com tanto tempo a cota abaixo dos 900m?
ECWMF:
Ver anexo 28995
GFS:
Ver anexo 28996
À beira - mar tem Viana do Castelo , com previsão de neve durante a madrugada de sábado.Paços de Ferreira e Lousada com neve no sábado ( foram as localidades do distrito do Porto mais perto do mar que encontrei com previsão de neve)
Ver anexo 28997
Ver anexo 28999
Braga cidade também com neve:
Ver anexo 28998
Guimarães:
Ver anexo 29000