Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Proteção Civil a mandar mensagem de risco de neve e gelo acima dos 400m nas próximas 48 horas.

Depressao Ingrid: proximas 48h risco queda neve e formacao gelo acima 400mts altitude. Agit. maritima forte costa ocidental. Info: 800246246 / www.prociv.gov.pt
também recebi, não é muito normal para eles enviarem estas informações

É bom estar toda a gente de prevenção, mas acho que enviar SMS a toda a gente a dizer que há neve à cota 400 m deve ter o efeito contrário ao pretendido. Virá toda a gente para a estrada...
yeap, já estou a ver o caus nas estradas para a serra da Estrela, e es por acaso cair no Montejunto .... em Pragança vai ser o caus...:lol:

É bom estar toda a gente de prevenção, mas acho que enviar SMS a toda a gente a dizer que há neve à cota 400 m deve ter o efeito contrário ao pretendido. Virá toda a gente para a estrada...
E nesses casos está errado quem informa a população eventualmente por excesso? Ou a população que mesmo informada se coloca em risco? É sempre um balanço um pouco ingrato

Castro Daire sem escolas amanhã.
cdaire.jpg

Faz sentido, é um concelho com dezenas de aldeias acima dos 800 metros de altitude.

Resende tomou a mesma decisão.

Lembro me de vir para casa muitas vezes por causa da neve quando era criança. Mas nunca me lembro da decisão ser tomada no dia anterior.
Bem. Tenho um jantar marcado no Porto e saída de Castro Daire (Vila) às 18. A ver vamos

E nesses casos está errado quem informa a população eventualmente por excesso? Ou a população que mesmo informada se coloca em risco? É sempre um balanço um pouco ingrato
Não há certo ou errado, é o que é, faz parte da natureza humana e provavelmente todos nós neste fórum iremos atrás da neve, portanto não vou fazer juízos de valor ao comportamento das pessoas.
Apenas acho que a mensagem poderia estar escrita de outra forma, dizer que é um grande temporal, terá vento, granizo e é perigoso circular. Dizer apenas "risco queda neve e formação gelo acima 400mts altitude" parece que é um convite para toda a gente ir fazer bonecos de neve.

Muita chuva pelo Porto e de forma contínua, sigo com 15 mm acumulados a subir.

10.2ºc, vento moderado com rajadas fortes de SSO e 94%HR.

O campo de futebol já acumula água.

Não há certo ou errado, é o que é, faz parte da natureza humana e provavelmente todos nós neste fórum iremos atrás da neve, portanto não vou fazer juízos de valor ao comportamento das pessoas.
Apenas acho que a mensagem poderia estar escrita de outra forma, dizer que é um grande temporal, terá vento, granizo e é perigoso circular. Dizer apenas "risco queda neve e formação gelo acima 400mts altitude" parece que é um convite para toda a gente ir fazer bonecos de neve.
Certo, estou no mesmo cumprimento de onda.
Mas trabalhando num SMPC compreendo também um pouco o outro lado, hoje em dia a crítica está sempre ao virar da esquina, umas vezes bem outras mal.
É como disse atrás o sistema vai evoluindo, esperemos que na direção certa :uau: