Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Aqui sigo eu eu com 1,6ºC, vão esvoaçando uns tímidos floquitos.. Passar aqui um aguaceiro a sério é que está escasso. :lol:
Se é para passar um aguaceiro a sério que seja mais daqui a nada quando as cotas baixarem ainda mais :D Quanto mais aguaceiros passam agora, menos probablidade há de haver mais :lol:

A reportar de Sta. Eufémia, em Sintra, a aprox. 450 m de altitude, caiu água-neve com alguma intensidade ha cerca de meia hora, na altura em que cheguei. A temperatura era de 3°C.

Na verdade, também no IC19 à saída do Cacém bateram alguns hidrometeoros suspeitos no vidro do carro, com 5°C, mas aqui em Sintra sem dúvida foi água-neve. :D
Ainda não acabei de ver as mensagens, mas estava no Cacém desde as 19, e além do granizo, pelas 21.50 saí em direção a Algés pela IC19 e tenho quase a certeza que estava a cair água neve!

A espaços vai nevando na cidade acima dos 700m, abaixo dessa cota é água-neve. Falta um aguaceiro mais forte. Ainda assim, há alguma acumulação nas zonas mais altas.
1000008144.webp
1000008142.webp
1000008140.webp

Foi mesmo, nos montes das eólicas que se vêem aqui da Póvoa. A base da nuvem estava alta e a visibilidade desimpedida sem precipitação.
Eu não estava à janela, a porta para a marquise fechada e mesmo assim parecia que tinham tirado uma foto na marquise com um potente flash.
Portanto deve ter sido avistado até muito longe. O trovão demorou menos de 5 segundos a ser ouvido e ainda dentro da surpresa do relâmpago deu para "dar um salto" com o estrondo.
Foi uma descarga potente, tambem consegui perceber isso e foi nitidamente nuvem solo, porque vi o relampago a cair na vertical, e é raro vermos isto, é muito mais comum ou nao os vermos ou ser nuvem para nuvem...

Pelo radar, vem lá mais, mas gostava era que fosse aquela a Oeste que vai passar mais abaixo :lol:
Não é só no Radar. A imagem de satélite tem muito bom aspeto e com bastante células activas com movimento NW-SE e junto à costa com O-E. A rotação parece continuar a favorecer a entrada de aguaceiros para o interior alentejano

Aqui pela Pousada, tudo mais calmo, até já deu para ver o brutal céu estrelado. De vez em quando voltam os flocos quando uma nuvem com precipitação aparece mas vendo o radar, parece-me que está tudo a passar a sul de Castelo Branco e então a festa acabou por aqui mas digam-me se estiver errado.

No geral e em resumo, foram 6h que praticamente fizeram o evento. Das 13h até 19 foi quando praticamente não parou de nevar. Não faço ideia como esteja a torre mas de certeza que não nevou 1m como diziam... Por aqui, aos 1200m, nevou +/- uns 20cm já a puxar para cima. Foi desde qualquer maneira o maior nevão que alguma vez vi e que vai perdurar na memória.

O problema agora? É amanhã sair do hotel pois os limpa neves só vêm amanhã e espero que consiga sair tranquilo da serra mesmo com correntes

Se é para passar um aguaceiro a sério que seja mais daqui a nada quando as cotas baixarem ainda mais :D Quanto mais aguaceiros passam agora, menos probablidade há de haver mais :lol:

Existe aquela anedota antiga dos economistas e meteorologistas mas isso já é outro nível, pareces um meteorologista a debater-se com custos de oportunidade :D

• Gosto
Reactions: joselamego