talingas
Nimbostratus
Aqui sigo eu eu com 1,6ºC, vão esvoaçando uns tímidos floquitos.. Passar aqui um aguaceiro a sério é que está escasso. 


Se é para passar um aguaceiro a sério que seja mais daqui a nada quando as cotas baixarem ainda maisAqui sigo eu eu com 1,6ºC, vão esvoaçando uns tímidos floquitos.. Passar aqui um aguaceiro a sério é que está escasso.![]()
Quanto mais aguaceiros passam agora, menos probablidade há de haver mais 
Ainda não acabei de ver as mensagens, mas estava no Cacém desde as 19, e além do granizo, pelas 21.50 saí em direção a Algés pela IC19 e tenho quase a certeza que estava a cair água neve!A reportar de Sta. Eufémia, em Sintra, a aprox. 450 m de altitude, caiu água-neve com alguma intensidade ha cerca de meia hora, na altura em que cheguei. A temperatura era de 3°C.
Na verdade, também no IC19 à saída do Cacém bateram alguns hidrometeoros suspeitos no vidro do carro, com 5°C, mas aqui em Sintra sem dúvida foi água-neve.![]()
Foi uma descarga potente, tambem consegui perceber isso e foi nitidamente nuvem solo, porque vi o relampago a cair na vertical, e é raro vermos isto, é muito mais comum ou nao os vermos ou ser nuvem para nuvem...Foi mesmo, nos montes das eólicas que se vêem aqui da Póvoa. A base da nuvem estava alta e a visibilidade desimpedida sem precipitação.
Eu não estava à janela, a porta para a marquise fechada e mesmo assim parecia que tinham tirado uma foto na marquise com um potente flash.
Portanto deve ter sido avistado até muito longe. O trovão demorou menos de 5 segundos a ser ouvido e ainda dentro da surpresa do relâmpago deu para "dar um salto" com o estrondo.
Não é só no Radar. A imagem de satélite tem muito bom aspeto e com bastante células activas com movimento NW-SE e junto à costa com O-E. A rotação parece continuar a favorecer a entrada de aguaceiros para o interior alentejanoPelo radar, vem lá mais, mas gostava era que fosse aquela a Oeste que vai passar mais abaixo![]()
Da para subir em segurança?Montejunto com neve novamente, desta vez mais intensa.
Se é para passar um aguaceiro a sério que seja mais daqui a nada quando as cotas baixarem ainda maisQuanto mais aguaceiros passam agora, menos probablidade há de haver mais
![]()
