Seguimento Europa 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Registo de rajadas de 180 km por hora na Escócia ...

Storm.JPG
CopyRight@Eumetsat2009
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Já completamente em Terra mas ainda muito vigorosa esta Carla/Klaus
hoje às 13, 25 h .

ra241325cfr1zx2.jpg
[/URL][/IMG]

É por estas e doutras como estas, que este bicinho que todos temos cá dentro de nós se vai alimentando,não será?
O mesmo não dirão os que sofreram na pele a acção deste espectacular desenvolvimento de uma depressão que ainda ontem nem existia nos mapas sinópticos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

Na TVE estiveram a falar de... Incêndios florestais!! Na Comunidade Valenciana as temperaturas relativamente altas (25 graus) aliada aos ventos fortes causou inúmeros incêndios com pessoas desalojadas e várias centenas de hectares queimados.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Re: Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

acho que é na romenia ou na Humgria que tambem esta com temperaturas altas para a altura e ja teve problemas com neve a derreter
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

acho que é na romenia ou na Humgria que tambem esta com temperaturas altas para a altura e ja teve problemas com neve a derreter

Estava a olhar para umas imagens de neve nos Alpes e a pensar nisso mesmo. Quando aquilo tudo começar a derreter, muita água vai correr.

A localidade de Samedan na Suíça tem mais de 1m de neve em altura acumulada. Há regiões com mais de 2 metros. :hehe:

Algumas fotos de webcams (Suíça e Áustria).

imageashx-15.gif



St. Moritz
st-1.png



Saas Fee
Saas-fee.jpg



Bivio
Bivio-1.jpg



Savognin
savognin.jpg



Região de Davos
Davos.jpg



Aletsch Glacier
AletschGlacier.jpg



Hintertuxer Glacier
HintertuxerGlacier.jpg



TuxLanersbach
TuxLanersbach.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alpes Franceses: Sete pessoas morrem após avalanches

Sete pessoas morreram nos Alpes franceses durante o fim de semana vítimas de avalanches em diversos pontos da cordilheira. Entre elas, uma senhora de mais de 70 anos. Ela esquiava em Arêches Beaufort (Savoie, no leste da França) quando foi atingida.
Também neste domingo uma outra esquiadora, de 45 anos, perdeu a vida na estação de La Toussuire, no mesmo departamento. No sábado, duas pessoas foram soterradas na localidade de Flaine, no departamento de Haute-Savoie, também nos Alpes. No mesmo dia, três jovens esquiadores morreram nas estações de Valmorel, em Savoie, e Deux Alpes, em Isère.
O serviço de meteorologia divulgou um aviso no sábado alertando para avalanches nos Alpes.

Goboesporte

Há registos de vítimas mortais por avalanches na Escócia e na Turquia.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Efeitos da tempestade Klaus no sudoeste da Europa

Mau tempo em Espanha e França fez 15 mortos desde a noite de sexta-feira

Pelo menos 15 pessoas morreram vítimas de uma tempestade “excepcional” que fustiga desde a noite de sexta-feira o Nordeste de Espanha e o Sudoeste da França com ventos fortes, provocando perturbações no tráfego aéreo, rodoviário e ferroviário.
Doze pessoas morreram em Espanha, país que se viu a braços com ventos fortes. Nas Astúrias, no Cabo Busto, as rajadas chegaram aos 198 quilómetros/hora, segundo o “El Mundo” online. Sete dessas mortes foram registadas na Catalunha. Ontem em Sant Boi de Llobregat, perto de Barcelona, pelo menos quatro crianças morreram e nove ficaram feridas quando desabou parte de um pavilhão desportivo. Segundo as autoridades espanholas, cerca de 30 crianças, entre os nove e os 12 anos de idade, que treinavam no campo da equipa de basebol local, abrigaram-se do mau tempo dentro do pavilhão quando foram surpreendidas pelo desmoronamento.
Um homem de 60 anos morreu ontem em Abrera, Catalunha, debaixo de uma árvore que caiu com a força do vento. Na sexta-feira à noite, uma mulher de 52 anos morreu em La Palma de Cervelló quando um muro caiu à sua passagem, informaram as autoridades. O vento fez ainda duas vítimas mortais na Galiza e outra em Burgos.
Em Burela (Galiza), um agente da Guarda Civil morreu esta madrugada depois de ter sido atingido por uma árvore quando orientava o trânsito, informou um porta-voz da Guarda Civil. Na província de Alicante, um homem de 51 anos morreu esmagado por um muro e o comandante português do cargueiro que virou ao largo de A Corunha morreu ontem de manhã, vítima de ataque cardíaco. Ontem à noite, um funcionário municipal morreu perto de Barcelona, enquanto uma mulher de 73 anos morreu esmagada por uma porta na província de Castela.
Segundo o “El Mundo” online, o mau tempo causou ainda numerosos acidentes por todo o país, o cancelamento de meia centena de voos, cortes de electricidade e de estradas, encerramento de portos e queda de árvores. Um incêndio activo desde ontem no município de La Nucia (Alicante) obrigou ao desalojamento, por precaução, de cerca de 15 mil pessoas. O trabalho dos bombeiros é dificultado pelas rajadas de vento de 110 quilómetros/hora.
Em França morreram quatro pessoas, três das quais devido à queda de árvores. Segundo o Instituto francês de Meteorologia, esta é a pior tempestade dos últimos dez anos. Pelo menos 1,7 milhões de habitações sofreram cortes de electricidade. Uma mulher de 78 anos, com respiração assistida, morreu na sua casa depois de um corte de energia provocado pela tempestade.

Público

França e Espanha tentam consertar estragos após tempestades

Países europeus enviaram equipes de eletricistas para a França neste domingo e a Espanha mobilizou tropas adicionais para ajudar a lidar com o dia seguinte das tempestades que mataram 15 pessoas.
Após a passagem de ventos de até 190 km/h no sábado, o sol apareceu neste domingo sobre uma paisagem caótica de árvores e postes de luz tombados, telhados destruídos, carros esmagados e destroços espalhados pelo sudoeste da França e norte da Espanha.
O ministro da Defesa espanhol disse que o Exército reforçou o apoio aos serviços de emergência que lutam com um incêndio em uma floresta em Alicante, ao norte da cidade turística de Benidorm, que começou quando fortes rajadas derrubaram um poste de eletricidade no sábado. Milhares de pessoas na área foram retiradas de suas casas e passaram a noite em bibliotecas e centros esportivos.
Mais de mil eletricistas franceses apoiados por 12 helicópteros lutaram para restabelecer a energia a 1,1 milhão de lares. Colegas da Grã-Bretanha, Alemanha e Portugal devem chegar no final do dia para ajudar. "Depois da tempestade, a rede elétrica ficou seriamente danificada. O acesso à rede é particularmente difícil, o que complica o trabalho de nossas equipes," disse a administração da francesa ERDF (rede de distribuição de eletricidade da França na sigla em francês).
A tempestade matou onze pessoas na Espanha, incluindo quatro crianças mortas quando um centro esportivo desabou, e quatro na França, a pior ocorrência do tipo no país desde dezembro de 1999. Na ocasião, uma tempestade matou 88 pessoas. Depois disso, a agência de previsão do tempo criou um sistema de alerta antecipado, e as autoridades disseram que vários alertas nos dias que antecederam a tempestade deste sábado provavelmente ajudaram a reduzir o número de baixas.
Os eletricistas franceses estavam instalando 500 geradores de apoio em cidades e vilarejos afetados como medida de emergência, disse a ERDF, acrescentando que 12 helicópteros sobrevoavam a área para ajudar as equipes no solo a fazer um levantamento detalhado dos estragos.
Na Espanha, a operadora da rede elétrica REE disse que as rajadas de vento interromperam o abastecimento de 17 linhas no norte. Dezenas de milhares de pessoas na Galícia e na Catalunha estavam sem energia, disseram autoridades locais.

Jornal de Londrina

Tempestade Klaus deixa 750 mil pessoas sem electricidade no Sul da Europa

As autoridades francesas preparam-se para declarar o estado de calamidade pública no Sul do país, onde se fazem ainda sentir os efeitos da tempestade Klaus. Os ventos fortes e chuvas torrenciais do fim-de-semana provocaram, mais de 24 mortos, em Espanha, França e Itália, devastando milhares de hectares de floresta e deixando sem telefone e electricidade mais de 750 mil casas.
No Sudoeste de França, a companhia eléctrica EDF só deverá restabelecer a corrente no final da semana. Oito pessoas morreram já intoxicadas pelos fumos tóxicos de geradores eléctricos. Em pelo menos seis regiões, as autoridades mantém o alerta de inundações.
Em Espanha, 50 mil casas continuam ainda sem electricidade, na Galiza, País Basco e Catalunha. O mau-tempo tinha provocado o desmoronamento de um ginásio em Barcelona, que causou a morte a 4 crianças. O saldo total de vítimas no país eleva-se a 14 mortos, depois de duas pessoas terem falecido hoje intoxicadas por um gerador eléctrico na Galiza.
Em Itália, um aluimento de terras provocou a morte de duas pessoas, ferindo cinco, numa auto-estada em Reggio Calabria, no Sul do país. Uma mulher tinha morrido no domingo arrastada pelo mar na região de Nápoles.
O mau tempo tinha também levado ao corte de várias estradas em Portugal, 600 pessoas tiveram de ser resgatadas de dezenas de viaturas bloqueadas pelo gelo no Norte e Sul do país.

Euronews

Storm hits France and Spain 24.01.09 CopyRight@Kovibanana

 
Editado por um moderador:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Brutal lo que ha ocurrido en la zona norte de España. Rachas de viento de más de 200 km/h en algunos puntos, olas de 21,5 metros en boyas de la costa vizcaína, cientos de miles de hogares sin electricidad y, sobre todo, 14 muertos :(

Algunas imágenes

Olas en Cudillero (Asturias)

cudillero.jpg


Torres de alta tensión dobladas (también las hay partidas). Estas torres están preparadas para aguantar vientos de 180-190 km/h :eek:

_A9Z3612.jpg


Carreteras gallegas

5.jpg


Bosques junto a Barcelona

2118hnd.jpg


Ya os pondré más :)
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Molinos eólicos en el norte de Galicia :shocking::shocking::shocking:

Este primero está en el parque eólico de la Serra de A Capelada, muy cerquita de los acantilados marinos más altos de la Europa continental (Vixia de Herbeira, 617 metros). En esa zona se superaron los 215 km/h.

DSC00212.jpg


Concello de Mañón

eolico_manon2.jpg


Sin palabras

Ahora mismo todavía hay problemas de viento en ciertas zonas, problemas de inundaciones (por lluvias y fusión de la nieve en cotas bajas) en Cantabria y País Vasco y problemas de nevadas en otras zonas del norte peninsular. Así mismo en Pirineos hay problemas por aludes y avalanchas de nieve (todos los años hay muertos por esas circusntancias. Este año también. Incluso en el Sistema Central, en el pico al que subí en el reportaje que colgué hace tiempo (Peñalara), murió el otro día un montañero por una avalancha y hay otro desaparecido. :( La mitad norte de España es ahora mismo un absoluto caos y se están produciendo hasta problemas políticos por estas circunstancias (entre gobierno, autonomías, oposición, etc.). Eso sí, este invierno para los amantes de la meteo esta siendo fantástico :) :thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.