Seguimento Europa 2012

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Passamos à pouco a barreira do -20ºC aqui em Białystok

Aqui é sempre a arrefecer:D

Por agora -20.5ºC :cold::cold:

Miguel, relativamente a essa experiência tão extrema, que a grande maioria de nós nunca viveu... como tem sido o dia-a-dia relativamente aos automóveis, por exemplo? O combustível chega a congelar? Há dificuldades na ignição? A tua estação, por exemplo, tem sensor exterior com baterias? Se sim, elas têm dado chatices?

Partilha aí! ;)
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Miguel, relativamente a essa experiência tão extrema, que a grande maioria de nós nunca viveu... como tem sido o dia-a-dia relativamente aos automóveis, por exemplo? O combustível chega a congelar? Há dificuldades na ignição? A tua estação, por exemplo, tem sensor exterior com baterias? Se sim, elas têm dado chatices?

Partilha aí! ;)

Está a ser uma experiência interessaste;), eu nunca tinha estado exposto a temperaturas tão baixas, o que posso dizer é que se a exposição ao frio for curta e não houver vento não parece nada de especial, as coisas começam a ficar mais sérias é se for necessário passar mais tempo no exterior, principalmente se tiver vento que aumenta bastante a sensação de frio ao ponto de sentir o frio a "queimar" a pele da cara:cold:. Para já ainda não foi necessário tomar nenhum cuidado muito especial com o frio, apenas usar luvas e gorro, cachecol a tapar as orelhas nariz e boca, se não em poucos minutos deixas de sentir as mãos ou as orelhas, meias grossas até ao joelho, botas que mantenham os pés secos e quentes e 3 ou 4 peças de roupa a cobrir o tronco, sendo uma delas obviamente um casaco que seja eficaz a manter a temperatura do corpo.

Os piores momentos aqui em termos de frio são os tempos de espera nas paragens de autocarros, em que o frio se sente muito mais do que quando estamos em movimento.

Em relação aos automóveis circulam normalmente na cidade, eu não tenho carro aqui que não sei que cuidados os polacos precisam de ter com eles mas os carros não parecem ter problemas em lidar com estas temperaturas, pelo menos aparentemente e exteriormente.

Em relação à estação, infelizmente não tenho aqui nenhuma, e se tivesse não tinha condições para a ter em condições, os valores que reporto são do IM Polaco, já publiquei aqui o site deles algumas vezes é este: IM POLACO, actualizam com frequência e com valores arredondados à décima o que é sempre bom.

Por agora -20.9ºC
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Frio mata 43 na Ucrânia e neve atinge metade da Europa

Quarenta e três pessoas morreram de hipotermia na Ucrânia nos últimos seis dias, informou o Ministério de Serviços Emergenciais nesta quarta-feira. O país sofre com uma intensa onda de frio. Além da Ucrânia, nevascas castigaram os Bálcãs, a Polônia, a Europa Central e a Itália nesta quarta-feira, provocando a morte de pelo menos 83 pessoas desde o final da semana passada.
A maioria das vítimas na Ucrânia, país que registrou maior número de mortos, é formada por sem-teto que congelaram até morrer nas ruas. Sete pessoas foram encontradas mortas em suas casas, e mais de 800 buscaram ajuda médica por sofrerem ulcerações causadas pelo frio e outros sintomas de hipotermia. Autoridades abriram 1.735 abrigos para fornecer comida e aquecimento, e planejam abrir mais 122. As temperaturas chegaram a -30º Celsius em algumas regiões. Todas as escolas em Kiev estarão fechadas até 5 de fevereiro, informaram as autoridades da cidade nesta quarta-feira. As férias fora de época podem ainda ser prorrogadas, disseram as autoridades. As autoridades russas informaram que uma pessoa morreu de frio em Moscou.
Na Sérvia e na Bósnia, helicópteros retiraram dezenas de moradores de vilarejos isolados pelas nevascas. Partes da costa do Mar Negro tiveram as águas congeladas no litoral da Romênia e nevou nas ilhas da Croácia no Mar Adriático, um evento raro. Na Bulgária, 16 cidades registraram recordes de temperaturas mínimas. Quatro pessoas morreram de hipotermia na Bulgária. Na Sérvia, helicópteros do exército retiraram pelo menos 12 pessoas de um vilarejo. Já morreram cinco pessoas na Sérvia nos últimos dias de hipotermia. "A situação é dramática e a neve se acumulou em até cinco metros em alguns lugares, você só enxerga os telhados das casas", disse o médico Mirolad Dramacanin, que na Sérvia participou de uma missão de resgate nas montanhas.
Na Romênia, as temperaturas caíram hoje a -32,5 graus Celsius e seis sem-teto morreram de hipotermia, informou o Ministério da Saúde. Centenas de pessoas foram levadas a abrigos pelas autoridades. Na Polônia, cinco pessoas morreram de hipotermia, o que elevou a 20 o total de mortos pelo frio no país desde a sexta-feira passada.
Na Itália foi registrada uma morte por hipotermia, de um aposentado de 76 anos que tirava a neve com uma pá da calçada na frente de casa em Parma, no norte do país, informou a agência Ansa. Enquanto as regiões do norte enfrentam a neve, choveu bastante nesta quarta-feira no centro e no sul do país e nevou na região montanhosa da Basilicata, ao sul de Nápoles.

Fonte: Paraná
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
A minha namorada está com -28C na Finlândia...ainda hei-de sentir um frio destes. É mesmo uma das coisas que gostava. Ali o MSantos é que deve estar todo contente :P
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Eu posso responder-te a essas questões.

Os carros: Abaixo dos -10ºC convém não usar travão de mão, pois este congela. Quando inicias o carro, tens que o ligar por 10 minutos, porque se a água congelou dentro, pode causar sobreaquecimento no motor. O uso de anticongelante é necessário mas o combustível não congela (mesmo o dos aviões só congela com temperaturas na ordem dos -80ºC).

Conduzir é bastante seguro, só com temperaturas à volta dos zero é que existe perigo pois o carro ganha pouca tracção no gelo. Temperaturas abaixo dos -5ºC fazem que a estrada tenha quase a mesma tracção que uma estrada normal (nunca é a mesma coisa é claro). Aqui não se usa sal (ao contrário do resto da Europa), pois a neve é tanta que não funciona. Os limpa neves tentam limpar o mais que podem, mas por vezes não chega. Assim, no inverno é frequente conduzir-se sobre camadas espessas de neve e gelo. Tu vais a conduzir sempre a deslizar, mas desde que não traves e vires ao mesmo tempo, está tudo bem.

Baterias: sim, quando levo a máquina fotográfica em dias muito frios, a bateria dura pouca tempo. Com temperaturas abaixo dos zero e freezing rain (sim por vezes chove com temperaturas negativas), também se torna muito complicado caminhar no solo (aqui usámos uns picos metálicos nos sapatos para não ser problema, se não é um tombo de 10 em 10 segundos, é como patinar num ring de gelo).

Outras curiosidades: a roupa por vezes congela e fica dura. E se for com o cabelo húmido, este fica congelado e completamente branco quando faz frio e vento. Por vezes em poucos segundos. É muito engraçado. Com temperaturas bastante baixas, o nariz também ganha gelo nas pontas. Isto não são situações extremas, são a normalidade do clima dos países nórdicos e do leste. Se houvesse em Portugal, o único problema seriam as estradas e o aquecimento nas casas, o que seriam dois grandes problemas.

MSantos: tens que tentar o truque de atirar água a ferver ao ar!
É um espectáculo... A ver se chegas à barreira dos -30ºC.

Valores baixos: Olha, MSantos, uma coisa que te posso dizer, é com temperaturas muito baixas, a temperatura varia imenso de local para local, mesmo locais a 100 metros uns dos outros, dependendo do relevo e geografia. Aqui frequentemente uma estação pode medir -25ºC e outra -15ºC estando a poucos kms uma da outra. Sobretudo os vales arrefecem bastante! A ausência de vento e céus limpos são também outros dois factores que ajudam a temperatura a descer muito.

Sigo com -6ºC e céu encoberto.


Miguel, relativamente a essa experiência tão extrema, que a grande maioria de nós nunca viveu... como tem sido o dia-a-dia relativamente aos automóveis, por exemplo? O combustível chega a congelar? Há dificuldades na ignição? A tua estação, por exemplo, tem sensor exterior com baterias? Se sim, elas têm dado chatices?

Partilha aí! ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na Suécia há 2 dias atrás, 1057 hPa de pressão atmosférica, o mais alto em 40 anos.

Swedish Combat Jets Grounded by High Pressure
STOCKHOLM January 31, 2012 (AP)

About a dozen Gripen fighter jets were barred from taking part in a Nordic air exercise Tuesday because of an abnormally strong high pressure system.

It's not that it's unsafe to fly, base commander Mats Hakkarainen said, but the pressure is so extreme the planes' instruments are getting confused and issuing error signals.

The atmospheric pressure in northern Sweden reached a 40-year high on Sunday, the national weather agency said.

The Gripen can fly in all kinds of weather, but "the value is so extreme" that flight instruments treat it as an error, said Peter Liander, a spokesman for Gripen maker Saab.
http://abcnews.go.com/International...-grounded-high-pressure-15478648#.Typb8_mrhoN
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Em Espanha as regiaos mais afectadas pela vaga de frío sao as mais próximas a Europa: País Vasco e Catalunya. Neva perto de Barcelona e San Sebastián, ainda que segundo as webcams nao se ve neve en nenhuma das 2 cidades.

Sim há neve em S. Quirze del Vallés, 200 metros, perto de Barcelona
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Webcam da Playa de la Kontxa, no centro de Donostia (San Sebastian):

http://canales.diariovasco.com/webcams/webcam_concha.htm

semttulove.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Simplesmente WOW.

Aqui sigo com pressão de 1015mb, já esteve 1020mb ontem à noite.

Cidades europeias.
Olhem para as temperaturas diurnas neste momento:

Viena, Berlim, Praga e Zurique com -10ºC. Varsóvia com -15ºC
Paris e Amsterdam seguem com -4ºC
Suwalki na Polónia com -19ºC, e Moscovo -17ºC
Karasjok na Noruega segue com -26ºC




Na Suécia há 2 dias atrás, 1057 hPa de pressão atmosférica, o mais alto em 40 anos.

http://abcnews.go.com/International...-grounded-high-pressure-15478648#.Typb8_mrhoN
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Simplesmente WOW.

Aqui sigo com pressão de 1015mb, já esteve 1020mb ontem à noite.

Cidades europeias.
Olhem para as temperaturas diurnas neste momento:

Viena, Berlim, Praga e Zurique com -10ºC. Varsóvia com -15ºC
Paris e Amsterdam seguem com -4ºC
Suwalki na Polónia com -19ºC, e Moscovo -17ºC
Karasjok na Noruega segue com -26ºC

Aqui em Białystok estou a viver o dia mais frio da minha vida, a tampeartura ainda não subiu dos -18ºC para cima, neste momento -18.2ºC, apesar do céu pouco nublado à pouco precipitavam uns micro micro cristais de gelo.:cold:


A cidade de Suwałki fica a menos de 100km de Białystok, é a segunda cidade maior cidade da província polaca onde me encontro, neste momento lá estão -23ºC segundo o IM Polaco:cold:
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Aquí na Espanha tambem muito frio. Ás 15h segundo AEMET

San Sebastián -0.2ºC (a entrada do ar frío á península ibérica é pela vertical de esta cidade)
Soria -2.6ºC
Avila -2.9ºC
Valladolid 1.6ºC
Zamora 4.0ºC
Madrid 2.0ºC
Zaragoza 3.3ºC
Barcelona 4.8ºC

GALIZA
A Coruña 7.8ºC
Vigo 8.3ºC
Lugo 4.9ºC
Ourense 8.7ºC
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Em quanto a Europa ás 14h, segundo Wetterzentrale

Helsinki -20ºC
Tallinn -19ºC
Warsaw -16ºC
Kiev -23ºC
Moscow -18ºC
Bucharest -11ºC
Berlin -8ºC
Prague -9ºC
Vienna -7ºC
Amsterdam -4ºC
Brussels -4ºC
Paris -2ºC