Seguimento Europa 2013

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)
Tomei a liberdade de criar o tópico de seguimento deste novo ano que agora começa;)

A Europa começa assim em termos de temperatura:
Capturar-1_zps049d2012.jpg

Olá!

Entretanto distraí-me com as festividades. E também o meu portátil queimou. O evento foi espectacular em quase todo o país, excepto de onde eu estou, mas até nisso foi invulgar.

Aqui, aos 80m de altitude, acabou por não nevar nada, mas a 10km (onde é altitude 40m) ficou tudo branco, e daí até à praia e em toda a direcção sul e sudoeste ficou tudo branco (com bastante acumulação)

Para norte e em direcção ao interior e para o leste, somente choveu, excepto a partir dos 600 metros.

Ou seja foi tudo muito pouco usual, devido ao fohn.

Reykjavik, a capital e ao nível do mar, ficou com muita neve, acumulaçao de 25cm. No norte a acumulaçao chegou aos 1-1.5 metros, e todas as estradas AINDA continuam cortadas. A cidades de Isafjordur continua isolada desde dia 24!

Houve avalanches no norte e evacuacoes, e racionamento de electricidade. No sul nao passou de um nevao (excepto onde eu vivo e num raio de 50km para interior e para leste).

O vento acabou por atingir 145km/h continuos no norte. A pressao aqui registrei 946mb, valor normalizado ao nivel do mar. A depressao provavelmente atingiu 940mb no centro, que passou aqui bem perto.

Depois da tempestade, o vento esteve forte de norte nos ultimos dias, aqui a temperatura desceu até aos -9ºC ontem, e ontem a máxima rondou uns gélidos -4ºC devido ao imenson vento.

Hoje o vento parou e entretanto entrou uma nova frente quente. Finalmente caí agora um belo nevão, com -3ºC e acumula já 6cm (em apenas uma hora). Mas nos proximos dias a temperatura subirá acima dos +5ºC.

Portanto a esperança de tempo frio e nevoes desvanece para este Inverno que parece trazer muito mais ar quente e húmido de sudoeste do que o normal. Isso provoca menos neve para a minha região (mas nao para a zona norte da Islandia). Creio que é a continuaçao do padrão dos ultimos invernos muito menos frios do que há 20 anos, e que continuam a resultar na diminuicao absolutamente dramática dos glaciares aqui.

Estes nevoes ocorrem mais intensos porque a normal de Janeiro que costuma ser mais negativa traz agora temperaturas a rondar os zero, mas como no global, todos os meses tendem a ser mais quentes, o Inverno torna-se menos longo e portanto acumula menos neve nos glaciares do que aquela que derrete.

irpsit, já não reportas desde o dia 28! O que aconteceu?:unsure:

Gostava de saber como (e se já) acabou a intempérie:rain:

FELIZ 2013;):thumbsup:

Um video fantástico da Suiça, realizado a mais de 3000 metros de altitude:
[ame="http://vimeo.com/55899485"]One Day on Earth: Cold Engadin Time Lapse Night on Vimeo[/ame]

Sigo com +7ºC e chuva algo forte.

Chove, chove, chove.... isto nunca mais para. Têm sido assim há várias semanas.

Vento agora calmo, mas por vezes forte, vai agravar-se de novo à noite.

Este inverno quase nao teve nenhuma neve ainda! Somente uns 2 ou 3 dias! E também nenhum episódio de frio polar! As temperaturas são mais de Maio do que de Janeiro. E este inverno também teve tido quantidades bastante elevadas de precipitação e vento.

Junto à costa estão +13ºC, uma temperatura bastante de inverno português.

E o frio? Nem vê-lo.

E eu que pensava que estava na Islândia. Um inverno sem frio, sem neve e sem auroras boreais (devido ao fraquíssimo máximo solar)

Como é que isto é possivel? Em pleno Janeiro, nem na Islândia cai neve.....
Obrigado pelos teus relatos irpsit, já dá para ter uma pequena ideia da confusão que está este Inverno.

Deixo aqui as temperaturas mínimas/actuais das cidades mais frias da Turquia.

Minima de Erzurum: -26ºC t.actual: -12ºC
Minima de Kars: -25ºC t.actual: -13ºC

Erzurum e Kars, estão a uma cota de 1700/1800m,no entanto Erzurum consegue ter por vezes mínimas mais frias devido às potentes inversões térmicas, dado que a cidade tem montanhas de grande altitude(2600m a 3000m) em seu redor,enfim uma verdadeira mina de gelo.:D

turquiad.jpg

Fotos da cidade de Erzurum.

7727926154c94fee9ccbb.jpg

erzurum115078.jpg

Janeiro começou na Espanha com temperaturas elevadas, hoje

Figueres (Gerona) 24.6ºC
Castello d'empuries (Gerona) 24.3ºC

A regiao mais quente é a costa norte do Mediterráneo.

Nas grandes cidades
Alicante 23.5ºC

Tambem nas cidades a maior altitude
León 17.4ºC
Soria 17.3ºC

Deixo aqui as temperaturas mínimas/actuais das cidades mais frias da Turquia.

Minima de Erzurum: -26ºC t.actual: -12ºC
Minima de Kars: -25ºC t.actual: -13ºC

Erzurum e Kars, estão a uma cota de 1700/1800m,no entanto Erzurum consegue ter por vezes mínimas mais frias devido às potentes inversões térmicas, dado que a cidade tem montanhas de grande altitude(2600m a 3000m) em seu redor,enfim uma verdadeira mina de gelo.:D

Erzurum costuma registar valores inferiores a -30ºC em alguns Invernos.

Temperaturas elevadísimas hoje no interior de Espanha

Ólvega (Soria) 1039 metros 23,5ºC
Camporredonde de Alba (Palencia) 1575 metros 21,3ºC
Navarredonda de Gredos (Ávila) 1525 metros 19,7ºC

Boas,
Vou a Londres entre a próxima 5ª feira (dia 10) e Domingo (dia 13) e confesso que a consulta dos modelos me tem deixado baralhado:confused:. Ora mete neve, ora mete chuva, etc. Claro que o Freemeteo me diz que vai cair neve, mas desse desconfio. Alguém aqui no forum me pode dar uma ajuda?
Obrigado :thumbsup: