Seguimento Europa 2013

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Tomei a liberdade de criar o tópico de seguimento deste novo ano que agora começa;)

A Europa começa assim em termos de temperatura:
Capturar-1_zps049d2012.jpg
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Olá!

Entretanto distraí-me com as festividades. E também o meu portátil queimou. O evento foi espectacular em quase todo o país, excepto de onde eu estou, mas até nisso foi invulgar.

Aqui, aos 80m de altitude, acabou por não nevar nada, mas a 10km (onde é altitude 40m) ficou tudo branco, e daí até à praia e em toda a direcção sul e sudoeste ficou tudo branco (com bastante acumulação)

Para norte e em direcção ao interior e para o leste, somente choveu, excepto a partir dos 600 metros.

Ou seja foi tudo muito pouco usual, devido ao fohn.

Reykjavik, a capital e ao nível do mar, ficou com muita neve, acumulaçao de 25cm. No norte a acumulaçao chegou aos 1-1.5 metros, e todas as estradas AINDA continuam cortadas. A cidades de Isafjordur continua isolada desde dia 24!

Houve avalanches no norte e evacuacoes, e racionamento de electricidade. No sul nao passou de um nevao (excepto onde eu vivo e num raio de 50km para interior e para leste).

O vento acabou por atingir 145km/h continuos no norte. A pressao aqui registrei 946mb, valor normalizado ao nivel do mar. A depressao provavelmente atingiu 940mb no centro, que passou aqui bem perto.

Depois da tempestade, o vento esteve forte de norte nos ultimos dias, aqui a temperatura desceu até aos -9ºC ontem, e ontem a máxima rondou uns gélidos -4ºC devido ao imenson vento.

Hoje o vento parou e entretanto entrou uma nova frente quente. Finalmente caí agora um belo nevão, com -3ºC e acumula já 6cm (em apenas uma hora). Mas nos proximos dias a temperatura subirá acima dos +5ºC.

Portanto a esperança de tempo frio e nevoes desvanece para este Inverno que parece trazer muito mais ar quente e húmido de sudoeste do que o normal. Isso provoca menos neve para a minha região (mas nao para a zona norte da Islandia). Creio que é a continuaçao do padrão dos ultimos invernos muito menos frios do que há 20 anos, e que continuam a resultar na diminuicao absolutamente dramática dos glaciares aqui.

Estes nevoes ocorrem mais intensos porque a normal de Janeiro que costuma ser mais negativa traz agora temperaturas a rondar os zero, mas como no global, todos os meses tendem a ser mais quentes, o Inverno torna-se menos longo e portanto acumula menos neve nos glaciares do que aquela que derrete.




irpsit, já não reportas desde o dia 28! O que aconteceu?:unsure:

Gostava de saber como (e se já) acabou a intempérie:rain:

FELIZ 2013;):thumbsup:
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Um video fantástico da Suiça, realizado a mais de 3000 metros de altitude:
[ame="http://vimeo.com/55899485"]One Day on Earth: Cold Engadin Time Lapse Night on Vimeo[/ame]
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com +7ºC e chuva algo forte.

Chove, chove, chove.... isto nunca mais para. Têm sido assim há várias semanas.

Vento agora calmo, mas por vezes forte, vai agravar-se de novo à noite.

Este inverno quase nao teve nenhuma neve ainda! Somente uns 2 ou 3 dias! E também nenhum episódio de frio polar! As temperaturas são mais de Maio do que de Janeiro. E este inverno também teve tido quantidades bastante elevadas de precipitação e vento.

Junto à costa estão +13ºC, uma temperatura bastante de inverno português.

E o frio? Nem vê-lo.

E eu que pensava que estava na Islândia. Um inverno sem frio, sem neve e sem auroras boreais (devido ao fraquíssimo máximo solar)
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Como é que isto é possivel? Em pleno Janeiro, nem na Islândia cai neve.....
Obrigado pelos teus relatos irpsit, já dá para ter uma pequena ideia da confusão que está este Inverno.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Deixo aqui as temperaturas mínimas/actuais das cidades mais frias da Turquia.

Minima de Erzurum: -26ºC t.actual: -12ºC
Minima de Kars: -25ºC t.actual: -13ºC


Erzurum e Kars, estão a uma cota de 1700/1800m,no entanto Erzurum consegue ter por vezes mínimas mais frias devido às potentes inversões térmicas, dado que a cidade tem montanhas de grande altitude(2600m a 3000m) em seu redor,enfim uma verdadeira mina de gelo.:D



turquiad.jpg


Fotos da cidade de Erzurum.

7727926154c94fee9ccbb.jpg

erzurum115078.jpg
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Janeiro começou na Espanha com temperaturas elevadas, hoje

Figueres (Gerona) 24.6ºC
Castello d'empuries (Gerona) 24.3ºC

A regiao mais quente é a costa norte do Mediterráneo.

Nas grandes cidades
Alicante 23.5ºC

Tambem nas cidades a maior altitude
León 17.4ºC
Soria 17.3ºC
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Deixo aqui as temperaturas mínimas/actuais das cidades mais frias da Turquia.

Minima de Erzurum: -26ºC t.actual: -12ºC
Minima de Kars: -25ºC t.actual: -13ºC


Erzurum e Kars, estão a uma cota de 1700/1800m,no entanto Erzurum consegue ter por vezes mínimas mais frias devido às potentes inversões térmicas, dado que a cidade tem montanhas de grande altitude(2600m a 3000m) em seu redor,enfim uma verdadeira mina de gelo.:D

Erzurum costuma registar valores inferiores a -30ºC em alguns Invernos.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Temperaturas elevadísimas hoje no interior de Espanha

Ólvega (Soria) 1039 metros 23,5ºC
Camporredonde de Alba (Palencia) 1575 metros 21,3ºC
Navarredonda de Gredos (Ávila) 1525 metros 19,7ºC
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Boas,
Vou a Londres entre a próxima 5ª feira (dia 10) e Domingo (dia 13) e confesso que a consulta dos modelos me tem deixado baralhado:confused:. Ora mete neve, ora mete chuva, etc. Claro que o Freemeteo me diz que vai cair neve, mas desse desconfio. Alguém aqui no forum me pode dar uma ajuda?
Obrigado :thumbsup:
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Temperaturas máximas frías no interior de Espanha nas areas donde as névoas persistiram todo o día

Madrid 4ºC
Burgos 2ºC
León 1ºC