Seguimento Europa 2013



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estação russa polar evacuada de urgência por causa do degelo

A Rússia decidiu evacuar com urgência a estação científica russa localizada no Pólo Norte, devido aos níveis anormais de degelo verificados naquela região, divulgou hoje o governo de Moscovo. O ministro dos Recursos Naturais e da Ecologia russo, Serguei Donskoi, ordenou "o desenvolvimento em três dias de um plano de evacuação da estação polar científica Severny Polious 40", onde trabalham atualmente 16 pessoas, segundo um comunicado oficial.
A decisão está relacionada com "o desenvolvimento anormal dos processos naturais na bacia do Ártico, que resultou na destruição dos glaciares em redor da estação", indica-se na mesma nota informativa.

Destak/Lusa
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Primavera é marca por baixas temperaturas

Neve na Suíça, frio recorde na Holanda, déficit de radiação solar na França e na Alemanha. A Europa enfrenta neste final de maio, em plena primavera, condições meteorológicas para inverno nenhum botar defeito. O clima invernal no oeste europeu é resultado de uma frente fria que veio do norte do continente e já dura três semanas. Enquanto isso, no leste, temperaturas amenas deixam romenos e russos mais aquecidos. "O frio atinge Londres, Amsterdã, Frankfurt, Paris...", enumera Olivier Proust, meteorologista da Météo France, para quem o clima atual é "excepcional" em razão da combinação de diferentes fatores: chuvas fortes, déficit de sol e temperaturas invernais.
A duração da frente fria incomoda. "É o que chamamos de um bloqueio meteorológico, com uma vasta área de depressão presa no norte da Europa, que leva o vento e traz frio para a estação", detalha Proust. Na manhã desta sexta-feira foram registrados meros 3,7°C em Paris, a menor temperatura num dia 24 de maio desde 1887. Na França, a média das temperaturas registra uma baixa de 5 a 6°C. Alguns locais chegam a ter uma queda de 10°C nos padrões da estação. A Holanda teve na quinta-feira as temperaturas mais baixas já registradas num 23 de maio desde que as medições começaram a ser feitas, em 1901.
Mais ao sul, mesmo as temperaturas um pouco mais elevadas não mostram os ares primaveris. Milão registrou 7°C; Bergamo, 6°C. "Na mesma época do ano passado já fazia 30°C", diz Judith Jaquet, do Centro Meteorológico Epson. Na Alemanha, por exemplo, o mês de maio não é particularmente frio, mas "o que é surpreendente é a pouquíssima irradiação solar, que caiu pela metade em relação ao normal", explica a porta-voz do Serviço Meteorológico da Alemanha, Uwe Kirsche.
Na Bélgica, onde as temperaturas médias estão 2°C abaixo do normal, o sol brilhou até o momento por 89 horas, contra uma média de 191 de predominância do sol para um mês de maio normal, lembrou na quinta-feira um meteorologista do Instituto Real Meteorológico, Fabian Debal. A mesma coisa acontece no leste da França, onde nunca tinha sido registrado uma presença tão baixa do sol nos cinco primeiros meses do ano. Na cidade de Dijon, foram em média menos de três horas por dia de céu claro.
A chuva foi outra convidada inesperada neste mês de maio. Na semana passada as precipitações atrapalharam os primeiros dias do Festival de Cannes e na próxima semana é o torneio de Roland Garros que deve ser a vítima. Na Bélgica é preciso ir até 1984 para encontrar um mês de maio tão chuvoso. A Noruega teve chuvas tão fortes nos últimos dias que, combinadas ao degelo das montanhas, provocou enchentes devastadoras. Na Suíça, até a neve que parecia ter ido embora voltou com tudo nesta sexta-feira.
De acordo com a meteorologia francesa, neste final de semana o frio deve dar uma leve trégua ao continente europeu, mas nada de muito definitivo para os próximos dez dias. Enquanto isso, no leste, o céu deve ser muito mais azul. Nesta sexta-feira a temperatura mínima esperada era de 12°C em São Petersburgo -- a máxima em Paris não deveria passar dos 10°C. Com 30°C de dar inveja a qualquer europeu do oeste, os romenos aproveitaram para ir à praia. Na Grécia, os belos dias de sol já trazem outra preocupação: a falta de chuvas, que deixa o país em estado de alerta por conta dos incêndios típicos de verão. (AFP)

Jornal Cruzeiro do Sul
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Novamente temperaturas entre os 25 e os 30 ºC em cidades banhadas pelo Oceano Glacial Arctico, já bastante a norte do Círculo Polar Arctico. Por este andar deixarão de existir glaciares no Pólo Norte ainda este verão ...

cgicurrentgraph


Fonte: WeatherOnline
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Aquí na Galiza, aínda com frío para a época, o calor nao consegue chegar, parece que a próxima semana podería empeçar a fazer umas temperaturas mais adecuadas para a época do ano na que estamos.
AEMET aínda tardará uns dias em reportar o seu resumo do mes de maio, porem acho que vai ser un dos maios mais frios dos últimos 30 ou 50 anos.
Nos montes Pirineus a quantidade de neve que aínda fica na montanha é record desde que temos mediçoes segundo Meteofrance.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
murmansk esteve 28 não 27 e amanhã vai estar 29 parece

não é porcausa disso que vai derreter porque basta subir
300km a norte desses países que se encontram temperaturas negativas,
está aqui frio porcausa da nortada e tão cedo não aumenta e
esta parte de marrocos e da algeria ainda não está muito quente.
As previsões indicam que as temperaturas vão subir durante o fim
de semana mas também revelam que vai logo descer depois nem vai
dar para aqueçer. E ainda falta saber se vão mesmo acontecer que
já baixaram para 28ºc para lisboa.

Como fan de altas temperaturas, acham que estando frio agora depois
vem muito calor no verão=)? 15-30 de julho vinha mesmo a calhar =D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A very warm welcome to Barents Summit

kkn_-weather-ii.jpg
3.png

It has been the warmest May on record in the Barents Region with a peak of 29 degrees Celsius in Kirkenes a few days before the Prime Ministers arrives to mark the 20th anniversary of the Barents Cooperation.
Temperatures reach unusually high levels all over the Barents Region. Kirkenes, on the coast of the normally cool Barents Sea, had 29 degrees Celsius Friday afternoon. The same temperatures were measured in all the way from Tornio in the south to Lake Inari in the north of Finnish Lapland on Thursday. That is the highest temperature ever recorded in Lapland in May.
YLE reports that temperatures are expected to rise above 30 degrees Celsius in western Lapland during Friday. The Norwegian Metrological Institute’s Yr.no weather service says the number of summer days, meaning days with over 20 degrees Celsius, have already passed earlier records for a number of locations in Nordland, Troms and Finnmark, Norway’s three northernmost counties. NRK reports about a new record of sun-hours during May with more than 354 sunny hours.
New heat record for May was also measured in Murmansk, on Russia’s Arctic Kola Peninsula on Friday with a temperature of 28,3 degrees Celsius, just over the previous record of 28,2 from 1920.

Thomas Nilsen

BarentsObserver
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Na Europa Central teve início o período crítico de chuvas intensas associadas ao clima temperado continental, em que as precipitações mais elevadas correspondem à epoca do ano mais quente.

Chuvas torrenciais fazem três mortos na Europa Central

Pelo menos três mortos e oito desaparecidos é o saldo das fortes chuvas na Europa central, que causaram inundações e aluimentos de terra em pelo menos três países.
A situação mais grave este domingo estava a ocorrer em Praga, na República Checa, com pelo menos dois mortos e quatro desaparecidos. As fortes chuvadas dos últimos dias levaram as autoridades a tomar precauções para que o centro histórico da cidade não seja totalmente inundado. A circulação de transportes públicos está limitada e oito estações de metro foram encerradas, depois de as águas do rio Vltava terem chegado a algumas partes da Cidade Velha. "Devido à actual situação, declarei o estado de perigo na região da capital", disse o presidente da câmara de Praga, Tomas Hudececk, citado pela agência Reuters.
A subida do nível dos rios na República Checa levaram à evacuação de várias localidades e ao encerramento de auto-estradas e de linhas ferroviárias. Várias barreiras de metal e pilhas de sacos de areia foram já colocadas em locais estratégicos, para evitar a repetição da tragédia das cheias de 2002, que então fizeram 17 mortos e forçaram dezenas de milhares de pessoas a saírem das suas casas. Os prejuízos financeiros foram calculados em vários milhares de milhões de euros só em Praga. Na sequência da catástrofe, o Governo da República Checa instalou um sistema anti-inundações no valor de 115 milhões de euros.
Na Áustria, pelo menos uma pessoa morreu e duas eram este domingo dadas como desaparecidas, havendo ainda cerca de 300 desalojados, em consequência de inundações e aluimentos de terra. As províncias de Voralberg, Tyrol, Salzburgo e Alta Áustria foram colocadas em estado de alerta. Em duas delas, Salzburgo e Tyrol, o tráfego ferroviário foi interrompido. Uma parte da auto-estrada que liga o país à Suíça foi encerrada.
No Sul e Oeste da Alemanha, as chuvas torrenciais fizeram transbordar vários cursos de água. Duas pessoas são dadas como desaparecidas em Reutlingen (Sudoeste do país).

PÚBLICO
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A Europa continua e continuará a ser afectada por precipitações intensas, enquanto a sinóptica se mantem inalterada.

De momento temos extensos bloqueios anticiclónicos no Atlantico e na Russia-Escandinavia, enquanto na europa central e de E/SE se mantem uma depressão com vários núcleos associados.

Chamamos a este padrão um bloqueio high-over-low, e é complicado reverter isto..demora alguns bons dias, e infelizmente o padrão sazonal está favorável a que se voltem a repetir novas situações sinópticas parecidas nos próximos meses.

Na minha opinião o verão será bastante chuvoso em especial numa faixa entre o leste de França, até porções da Escandinavia-Polonia e W da Russia.
Enquanto o tempo mais seco e quente ficará pelo SW e SE da Europa ( PI + Grécia).

Bom, de momento a sinóptica prevista nos próximos dias é a seguinte:

RDWkCH4.png


Uma frente estacionária ( azul claro) continuará a deixar chuvas continuas pela Europa central, enquanto que mais para leste, a entrada de massas de ar quente deixará o tempo mais instável, com aguaceiros e trovoadas por vezes fortes, organização convectiva do tipo SCM com shear fraco...ao menos as hipóteses de tempo severo ( tornados, granizo severo ou rajadas de vento severo) estão mais diminuídas.