Seguimento Europa 2013

Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2013

Interessantes imagens de reflectividade e intensidade da precipitação... :surprise:

Mas vamos ter que emigrar para Espanha para fazer registos dignos de si. :sad:

jaa0d5.jpg


ao6l8y.jpg
 
Pois, há mais de 50 anos que não fazia tanto calor na Rússia em Maio ... :lmao:

Moscovo bate novo recorde de temperatura

Nesta quarta-feira, 15, os termômetros de Moscou registraram 28,8 graus Celsius, um novo recorde de temperatura para a capital russa. A marca anterior, 27,9 graus para o mesmo dia do ano, era de 1946.
Segundo um dos principais especialistas do centro de meteorologia Phobos, Mikhail Leus, a onda de calor aumenta a probabilidade de chuvas com trovoada na região.

Diário da Rússia
 
Desde o ínicio de Maio, que já vão duas semanas de tempo estável, soalheiro e primaveril, embora um pouco ventoso e fresco à noite (ou gelado se usarmos os standards portugueses)

Mínimas entre -4ºC a 4ºC
Máximas entre +8ºC a +17ºC
 
E nós aqui com 13ºC. Como é que é possível? Como é que as temperaturas estão tão elevadas por lá? Algumas zonas da Finlândia estão sob trovoadas hoje e amanhã, penso.
 
Sigo com uns constantes +7ºC e chuvisco persistente.

Depois de uma semana fresca, geadas matinais e nortada, agora o vento rodou para sudoeste e tempo húmido.

Ontem tive uma mínima agradável de 5ºC e máxima de 13ºC, e céu muito nublado mas sem chuva. Ontem o norte da Islandia chegou aos 18ºC, a temperatura mais alta deste ano.
 
Porque é que o norte/leste da Europa estavam com temperaturas tão elevadas? Nem em pleno Verão é normal quase 30 graus na Noruega, penso eu.

Gerofil, como sacas esses mapas no WeatherOnline?
 
Para quem nao tem muito conhecimento em meteorologia e quase impossivel pensar que no polo norte (proximo) posa chegar a 30c, para mim ainda e uma grande surpresa quando isso acontece

Não; o Pólo Norte fica muito longe (a cerca de 3 000 quilómetros de distância).