Seguimento - Fevereiro 2006

Inacreditável, tinha que acontecer logo hoje!!! :evilmad: :evilmad:

Por aqui por Bragança muita coisa se passou, esteve toda a noite a nevar sem acumulação até la para as 05h quando começou a chover para meu grande espanto. Depois quando me levantei de novo por volta das 07:30 estava a nevar moderadamente com alguns periodos de grande intensidade e assim continuou até lá para as 13h, altura em que parou de nevar. Como não podia deixar de ser, deixou de nevar e a temperatura foi subindo até á minha máxima do dia que é de 3,6ºC. Neste momento neva muito fraco com 2,7ºC.

Se eu soubesse tinha mandado o e-mail à mais tempo :lmao: estar sem este site deixa-me com os nervos em franja!
E lá temos o Norte bem branquinho...muito giro :D
por aqui tem chovido moderado sem parar desde manha cedo e muito frio neste momento tenho 9ºc e chuva fraca 1002hpa a descer e 94% de humidade.

Fil disse:
Inacreditável, tinha que acontecer logo hoje!!! :evilmad: :evilmad:

Por aqui por Bragança muita coisa se passou, esteve toda a noite a nevar sem acumulação até la para as 05h quando começou a chover para meu grande espanto. Depois quando me levantei de novo por volta das 07:30 estava a nevar moderadamente com alguns periodos de grande intensidade e assim continuou até lá para as 13h, altura em que parou de nevar. Como não podia deixar de ser, deixou de nevar e a temperatura foi subindo até á minha máxima do dia que é de 3,6ºC. Neste momento neva muito fraco com 2,7ºC.
fil tira-me uma duvida ai em bragança chegou a haver acumulação ou foi so nas serras em volta da cidade?

Esta manhã nevava assim:

img10273cq.jpg

Agora continua a nevar fraco com temperatura de 2,4ºC e a descer. Nem preciso mencionar que a neve derrete assim que chega ao solo.

A temperatura a 850hPa na região centro e sul deve estar positiva devido a esse centro que entra de sudoeste, por isso a cota deve estar bem mais alta que no norte, mas as coisas vão mudar lá mais para a noite :)

spiritmind disse:
fil tira-me uma duvida ai em bragança chegou a haver acumulação ou foi so nas serras em volta da cidade?

A acumulação na cidade foi muito pouca e a que houve acabou quase por derreter por completo no periodo que deixou de nevar :(

As serras que rodeiam a cidade essas estão bem carregadas :)

Última edição:
Fil disse:
Esta manhã nevava assim:

img10273cq.jpg

Agora continua a nevar fraco com temperatura de 2,4ºC e a descer. Nem preciso mencionar que a neve derrete assim que chega ao solo.

A temperatura a 850hPa na região centro e sul deve estar positiva devido a esse centro que entra de sudoeste, por isso a cota deve estar bem mais alta que no norte, mas as coisas vão mudar lá mais para a noite :)

A acumulação na cidade foi muito pouca e a que houve acabou quase por derreter por completo no periodo que deixou de nevar :(

As serras que rodeiam a cidade essas estão bem carregadas :)
bem fixe aki nem os telhados ficaram brakinhos :sad: mas a serra da estrela tb esta carregadinha...tens razao esta noite a temperatura ira descer mais mas a precipitação k havera sao apenas aguaceiros fracos :sad: ja viste a actualização dos gfs das 12H? indica isso mesmo

spiritmind disse:
bem fixe aki nem os telhados ficaram brakinhos :sad: mas a serra da estrela tb esta carregadinha...tens razao esta noite a temperatura ira descer mais mas a precipitação k havera sao apenas aguaceiros fracos :sad: ja viste a actualização dos gfs das 12H? indica isso mesmo

Eu não arriscava dizer se vão ser fracos ou não, mas lá que vamos ter precipitação isso vamos!

tozequio disse:
E com a descida da temperatura é possível que a cota de neve desça, quem sabe para os 400 metros :)

Em principio vai ser precisamente no centro e norte de Portugal onde a cota de neve será mais baixa na Peninsula :D

Em Salamanca estavam com quase 8ºC e a temperatura tem-lhes vindo a descer rapidamente e já está a nevar por lá. Spiritmind não desce a temperatura por aí?

Fui agora até á cidade e abaixo de 700m cai mais água que neve, aqui a 741m só cai neve. A cota está por um fio. Neste momento tenho 1,5ºC com queda de neve muito fraca...

spiritmind disse:
confirmo aki em 30min a temperatura desceu 1ºc :D e a estação da tendencia para descida, chuve muito desde as 10h, e akela chuva grossa e muito fria, tao mal aproveitadinha :sad:
so pesso e k a precipitação durante a noite seja maior do k a cores do gfs traduzem

A hora de almoço na Serra da Estrela a cota de neve estava por volta dos 1000m !! A policia só estava a deixar subir com correntes no carro, e a partir da pousada da juventude nas penhas da sauda não deixavam subir mais!! Só a pé... :D Perto das 13h começou a nevar com mais intensidade e depois vim para baixo almoçar à covilha!! Continua a chuver com bastante intensidade na covilha e na zona da gardunha onde me encontro agora!!

dj_alex disse:
A hora de almoço na Serra da Estrela a cota de neve estava por volta dos 1000m !! A policia só estava a deixar subir com correntes no carro, e a partir da pousada da juventude nas penhas da sauda não deixavam subir mais!! Só a pé... :D Perto das 13h começou a nevar com mais intensidade e depois vim para baixo almoçar à covilha!! Continua a chuver com bastante intensidade na covilha e na zona da gardunha onde me encontro agora!!
pois e pena dj alex a cota de neve aki o centro e mais alta do k o norte do pais infelizmente...vamos esperar pela noite embora sej aso aguaceiros deve dar pra ver nevar ca em baixo