Seguimento - Incêndios 2012

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Aqui, o cenário é dantesco ao fim da tarde. A coluna de fumo é enorme a norte- Na minha opinião, dificilmente o incêndio será dominado esta noite e se fizer vento então esqueçam. Neste momento, o vento parou, mas não sei até quando.
 


telegram

Cumulus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
172
Local
Miranda do Corvo
Segundo os vossos relatos, vendo as fotos, vendo os dados das estacoes meteo. ...no algarve ou na madeira resta proteger pessoas e bens, descansar homens e meios e aguardar. ..o fogo e mesmo assim e agora nada ha a fazer. ....n adianta insistir

Adiante sempre insistir. Já assisti a muitos incêndios de grandes proporções e garanto que sem combate as coisas seriam muito piores. Pode parecer uma batalha perdida mas nunca se pode parar.
 

telegram

Cumulus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
172
Local
Miranda do Corvo
Ok, escapou-me então o pedido de cooperação.
Desde há 2 ou 3 anos que não temos em Portugal meios realmente "pesados" como os Canadair ou Beriev.

Não que eu defenda que os deveríamos ter, antes pelo contrário, os custos são brutais, mas se calhar deveria haver uma espécie de esquadra mediterrânica, raramente os incêndios afectam os países do sul da Europa simultaneamente, e entre 4 ou 5 países, seria mais fácil, julgo eu, de manter uma unidade dessas, que pudessem até socorrer a Madeira ou as Canárias.

Isso seria uma excelente ideia. Já em 2005, em Miranda do Corvo, foram hélis alemães que ajudaram no combate. Uma unidade mediterrânica ou mesmo europeia seria excelente.
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Já devem ter sido devorados uns Ha valentes , pois de São Brás a Cachopo ainda são uns kms valentes, com tanto monte e vale, eram precisos milhares de homens para estar em todo o lado a fazer combate ás chamas.

João
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Segundo ultima notícia, o Governo Regional da Madeira apelou aos habitantes para economizarem água o máximo possível, uma vez que estão já a gastar as reservas que têm deste bem precioso.

Realmente é apavorante. Já não bastava o fogo incontrolável que grassa naquela ilha e agora a falta de água.

Foi o que deu um Inverno muito seco e sem chuva no arquipélago da Madeira e pelas previsões, a falta de chuva parece que vai continuar naquela Região pelos próximos dias.

Espero que este terrível episódio termine o quanto antes, porque é um pesadelo autêntico.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Última actualização do incêndio em Tavira:

19/7 21:01 Acionados Grupos de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Aveiro 1; Leiria 1 e 2; Porto 1 e 2.

:eek: Sem palavras, não tarda estão bombeiros de todo o país. Neste momento encontram-se 433 bombeiros e 132 veículos.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Entretanto no Algarve o fogo deve estar sem qualquer controlo ... Note-se que a temperatura voltou a ultrapassar os 40 ºC na tarde de hoje no interior sul, situação que deve manter-se para amanhã.

19.07.2012_20h30.JPG

Fonte: Sat24.com
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Última actualização do incêndio em Tavira:

19/7 21:01 Acionados Grupos de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Aveiro 1; Leiria 1 e 2; Porto 1 e 2.

:eek: Sem palavras, não tarda estão bombeiros de todo o país. Neste momento encontram-se 433 bombeiros e 132 veículos.

Nem tanto, provavelmente para rodar o pessoal.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Entretanto no Algarve o fogo deve estar sem qualquer controlo ... Note-se que a temperatura voltou a ultrapassar os 40 ºC na tarde de hoje no interior sul, situação que deve manter-se para amanhã.

19.07.2012_20h30.JPG

Fonte: Sat24.com

Uma coisa interessante e estava para perguntar aqui no fórum, se o vento está de Oeste/Noroeste porque razão o fumo vem de Nordeste/Norte:huh:

O fogo está a alastrar-se bem.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Amando96, sabes dizer-me se está algum incêndio na zona do Alportel? Segundo o Sul informação indica um incêndio em Alportel onde foi encaminhado um meio aéreo e por enquanto não se encontra no site da protecção civil.

http://www.sulinformacao.pt/2012/07...os-esperam-dominar-chamas-nas-proximas-horas/

Não te sei dizer com certeza, mas está a ficar perto de mim, provavelmente já passou por essa zona, vejo fumo iluminado por chamas. acho que esta noite fico acordado.

O fumo está extremamente escuro.