Seguimento - Incêndios 2013

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Reunindo vários cortes ...

pirocumulo.JPG
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Caro AJB, não tens que pedir desculpa, pois podes comentar as fotos e imagens que bem entenderes e quiseres afinal isto é um fórum...eu é que peço desculpa por ter comentado um post teu.
Como já entendi o teu ponto de vista relativo aos Bombeiros Portugueses e toda a problemática dos fogos florestais, encerro aqui a minha conversa. Temos conhecimento de causa muito diferentes para não dizer opostos. Se calhar estivemos em TO muito diferentes quem sabe de planetas diferentes.

Sim concordo...quanto aos TOs...estive em varios, sobretudo no Distrito do Porto...mais não posso nem devo dizer:thumbsup:
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Pois bem concordo contigo em algumas coisas, mas os grupos de ECIN so trabalham no verão, agora te pergunto nao era mais rentavel meter tambem elementos da feb e dos gips na limpeza de floresta, pelo menos minha area os elementos da feb não fazem nada fora epoca de incendios, nada, são mal aproveitados, quanto aos gips ouvi um zimzim nada confirmado que limpam algumas zonas, tal como os SF, nao estou contra os elementos da FEB atençao, axo que tem muita formaçao e sao competentes mas no combate a incendios nao vejo nada de trabalho, nada, muitas vezes nem se sujam para ser franco, para montar o balde ja existiam as brigradas heli, nao precisavam de ser os canarinhos, no meu cb sao constantes os curços de cava e avança, formaçao dada pelos elementos da feb, mas a.prevençao nao se trata de ser so feita pelas entidades é feita acima fe tudo por nós, se nós nao limparmos o que sujamos, se nao limparmos os nossos campos ninguem os vai limpar por nós entendes, o exemplo tem que vir de cima e não de baixo, mas acima de tudo os IF em PT sao negocio
Estamos totalmente de acordo Vargas...nao se pode achar que o combate é independente da prevenção e quem previne bem, combate melhor:)
Daí achar um erro de palmatoria, por exemplo, o GAUF funcionar da forma que agora funciona...bem mas isso são outras historias...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Pirocumulus visto da Figueira da Foz e da Serra da Boa Viagem do Incêndio que está activo neste momento com 3 Frentes e mobiliza cerca de 419 operacionais a esta hora.

560499_594223063952360_1649620626_n.jpg

Fantastica imagem a serio...muito boa mesmo...nestes incendios o melhor, dizzem os entendidos, é esperar pela alteração do combustivel e tentar eliminar o flanco mais activo e tentar transformar um incendio esfomeado (tecnicamente é guiado pelo combustivel)num topografico ou de vento (caso haja)...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Deixo aqui uma fotos do incêndio que lavra aqui perto de Santo Estêvão (Benavente)...

DSCN5312_zpsebcdfe2e.jpg


DSCN5323_zpsda0e6067.jpg


DSCN5322_zps98499a17.jpg


DSCN5326_zps8699981f.jpg


o incêndio já esteve pior, já teve 3 frentes bem visíveis daqui, neste momento já só tem uma frente activa.

De vento...puro...muito bom...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,184
Local
Baião
Não quero deixar aqui de fazer uma referencia a uma reportagem que ouvi na RTP1 ao COS do incendio de Benavente...era Bombeiro...fantastica linguagem tecnica que usou, a serio, não estou a ser ironico...este Sr. Comandante disse tecnicamente aquilo que se estava a passar

[ame="http://videos.sapo.pt/QOerEOHGmPMDzqzTfqaR"]Chamas e fumo intenso cortam A13 - SAPO Vídeos[/ame]
 
Editado por um moderador:

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Estamos totalmente de acordo Vargas...nao se pode achar que o combate é independente da prevenção e quem previne bem, combate melhor:)
Daí achar um erro de palmatoria, por exemplo, o GAUF funcionar da forma que agora funciona...bem mas isso são outras historias...

Para mim os gauf sao os elementos que mandam no fogo, eles são os que mais sabem sobre o fogo em PT, eles merecem estar no TO, e muitas vezes só são acionados quando ja ninguem sabe o que fazer ao incêndio, se ja estiveste em grandes TO's tens que concordar comigo, e isto nos dias de hoje é impensavel, antigamente eram sempre as grifs as desgastadas, nos dias de hoje existem as gruatas para isso mesmo haver um maior apoio, para os elementos num TO nao estarem sempre em desgaste, se o COS no local vê que o incendio está a evoluir é chamar grifs para la de forma a combater o incendio mais rapido, mas não andam até a ultima depois já é tarde, outra forma é a malta que vai para o terreno não saber o que pisa, e não conhece o terreno, na minha opinião acontece muito acidente graças a isso mas pronto, eu na minha opinião axo que muita mas muita coisa deveria de mudar de forma a não se percam mais vidas humanas, que de bombeiros quer de outra entidade qualquer
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Cadeia de incêndios na serra do Caramulo neste momento vejo 5 focos.:angry::angry::angry::angry::angry::angry::sad::sad::sad::mad::mad::mad:
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Boa noite!

Tive a possibilidade de fotografar os momentos iniciais do incêndio de Gois a partir da Barragem do Cabril, junto à ilha. O inicio foi muito violento, mas destaco que, como se podem ver nas fotos existia mais de um incêndio a iniciar!

wzst.jpg


Alguns minutos depois.
cgcx.jpg


Foto tirada cerca das 18h30, na senhora da confiança, junto ao chalé de montanha. Coloquei uma seta na foto, pois a qualidade é fraca e não se nota bem, que o incêndio já estava a avançar naquela zona. A frente que vi daquela posição, era impressionante!
o2a1.jpg


Foto a alguma distância cerca das 16h30.


Uploaded with ImageShack.us
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,739
Local
Loures
Aqui por Pampilhosa da Serra desde as 15h que andamos atentos ao grande incêndio que começou a arder na Roda Cimeira, Góis. O incêndio rapidamente cresceu e foi-se dirigindo nesta direção, mais coisa menos coisa. Apesar do ângulo contrário, era notória a existência de pirocúmulos. No telemóvel não consigo ver as imagens, mas quando tiver acesso a um computador verei.

Neste momento a aldeia está coberta por uma fina camada de fumo e o cheiro é bastante intenso, quer na rua quer no interior das casas. É notória a acumulação de fumo nos vales entre serras.

Amanhã de manhã irei de novo aqui a um ponto alto ver como está a situação.

Acho que nunca fez tanto sentido o lema dos escuteiros.. Sempre Alerta!