Seguimento - Incêndios 2013

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,659
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Mais um dia infernal para não variar, consigo vislumbrar 5 incêndios distintos, da minha casa tenho uma vista de 360 graus que alcança tudo entre as serras do Açor a sul, caramulo a oeste, estrela a este e montemuro a norte.
O do Caramulo parece-me ser o maior destes 5, assim como o de Trancoso, vou ver se tiro umas fotos.

Todos os anos a mesma treta, mas este está a ser o pior dos últimos anos parece-me, que o verão acabe depressa, é o que eu peço.
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Como está a situação na Serra do Caramulo Mr Neves? no site da proteção civil ainda aparece como em curso. :(

Exato, mas a grande frente de fogo da vertente sotavento (Silvares) parece que já foi dominada ou mesmo extinta, devem estar no rescaldo, pois não vejo nenhuma coluna de fumo vinda de lá (muita se deveu talvez à ajuda dos canadairs espanhóis e e helicópteros). Já o incêndio da vertente barlavento (Alcofra) está ainda ativo e segundo a Proteção Cívil com duas frentes.
 

newlazer

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
262
Local
Alto dos Gaios (entre o Estoril e são joão do Esto
Exato, mas a grande frente de fogo da vertente sotavento (Silvares) parece que já foi dominada ou mesmo extinta, devem estar no rescaldo, pois não vejo nenhuma coluna de fumo vinda de lá (muita se deveu talvez à ajuda dos canadairs espanhóis e e helicópteros). Já o incêndio da vertente barlavento (Silvares) está ainda ativo e segundo a Proteção Cívil com duas frentes.

no local onde moro vejo um rasto de fumo mas pouco
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Coluna de fumo a NE de Cascais!
Alguem sabe onde é?

É aqui perto,na zona da Adroana.

Perspectiva a partir da minha casa.

25aklts.jpg
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
mais um incêndio complicado não muito longe daqui fica a 1h de caminho +ou-, perto de Ponte de Sor com 172 operacionais e com 1 frente activa

ontem foi um em Benavente a meia hora daqui e agora em Ponte de Sor a 1h +ou- , isto por estes lados anda complicado com incendios de 100 e tal operacionais, ontem foi de 150 +ou- e o de hoje vai em 172 operacionais
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Situação em Silvares, está ainda complicada, vai-se formando uma enorme coluna de fumo que se estende por toda a serra e arredores, dá-me impressão que o incêndio está a começar de se alastrar para a vertente sotavento.

Silvares







 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Para mim os gauf sao os elementos que mandam no fogo, eles são os que mais sabem sobre o fogo em PT, eles merecem estar no TO, e muitas vezes só são acionados quando ja ninguem sabe o que fazer ao incêndio, se ja estiveste em grandes TO's tens que concordar comigo, e isto nos dias de hoje é impensavel, antigamente eram sempre as grifs as desgastadas, nos dias de hoje existem as gruatas para isso mesmo haver um maior apoio, para os elementos num TO nao estarem sempre em desgaste, se o COS no local vê que o incendio está a evoluir é chamar grifs para la de forma a combater o incendio mais rapido, mas não andam até a ultima depois já é tarde, outra forma é a malta que vai para o terreno não saber o que pisa, e não conhece o terreno, na minha opinião acontece muito acidente graças a isso mas pronto, eu na minha opinião axo que muita mas muita coisa deveria de mudar de forma a não se percam mais vidas humanas, que de bombeiros quer de outra entidade qualquer

Sim...o GAUF é o top de comportsmento do fogo em Portugal...ha poucas equipas pela inercia do ICNF e porque ha muita gente nos Bombeiros contra...sei o que digo e tenho as provas...por vezes na "pele"...proximos tempos dificilimos para o DECIF...
repara que afinal não tens uma opinião tão difernte da minha...nem a minha é assim tão diferente de outros elementos aqui do forum...não revelo o que faço nem a minha formação não é por gosto em Tabus...não...ando neste meio e se quero continuar nele tenho que me resguardar...
tambem desta forma não se criam estereotipos:thumbsup:
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Sim...o GAUF é o top de comportsmento do fogo em Portugal...ha poucas equipas pela inercia do ICNF e porque ha muita gente nos Bombeiros contra...sei o que digo e tenho as provas...por vezes na "pele"...proximos tempos dificilimos para o DECIF...
repara que afinal não tens uma opinião tão difernte da minha...nem a minha é assim tão diferente de outros elementos aqui do forum...não revelo o que faço nem a minha formação não é por gosto em Tabus...não...ando neste meio e se quero continuar nele tenho que me resguardar...
tambem desta forma não se criam estereotipos:thumbsup:

Repara a mim não me interessa o que fazes, da forma como estavas a falar davas a entender uma coisa que agora nos temas que temos estado a falar parece outra, não sei quantos anos tens mas eu com 26 anos nao me gabo nao gosto nem quero ser interpretado como tal posso dar.me ao luxo de dizer que corri muitos mas muitos incendios em PT, sou voluntario desde os 14 e desde cedo que ando nisto, é o que gosto é o que me da adernalina, passo dias a ler e a aprender com isto entendes, so tenho pena de em PT as entidades são feitas porque se quer um taxo para isto um taxo para aquilo, os bombeiros necessitam de mais formaçao e mais formaçao continua coisa que a ENB em tempos fez, mas nos dias de hoje é o contrario preocupa.se em dar sim formaçao a entidades privadas pois é ai que vao ao dinheiro deixanfo os restantes de mãos a abanar...
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Em Vila Real também são bem visiveis as colunas de fumo dos incêndios do distrito, e dos distritos vizinhos. Logo a noite vou tentar postar umas fotos de um incêndio que tirei em Noura, concelho de Murça.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Estou a ouvir o relato do Tondela-Covilhã e disseram que estão 400 bombeiros a combater o incêndio no Caramulo

Os incêndios colega! Eu pensava que o de Silvares estava apagado, mas fui à rua e deparei-me com 2 frentes. O incêndio de Alcofra já está na vertente barlavento, são visíveis chamas.