Seguimento - Incêndios 2013

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Desconheço em concreto, mas tendo em conta a especificidade das funções acredito que façam um bom trabalho. Da mesma maneira que acho que os bombeiros portugueses conseguem responder às solicitações da melhor maneira.
Acredita, sao do melhor, especialmente os dois primeiros...claro que ja aqui se vao levantar vozes a dizer que os nossos bombeiros sao melhores e tal. ..mas nao sao, sem querer menosprezar os nossos acredita.
:thumbsup:
 


vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Acredita, sao do melhor, especialmente os dois primeiros...claro que ja aqui se vao levantar vozes a dizer que os nossos bombeiros sao melhores e tal. ..mas nao sao, sem querer menosprezar os nossos acredita.
:thumbsup:


Tu falas como se soubesses do que falas, tu nem sabes o que é estar num incêndio para estares aqui a dizer quem e bom e quem não é? Então se nunca estiveste num TO como podes falar de uma coisa que não fases a mínima do que é lá estar, axo que devias de ter um pouco mais de calma antes de falar ou então opinar sobre aquilo que não é de todo a tua área, eu quando não sei do que falo calo-me axo que aqui devias de fazer o mesmo, podes ter 1 milhão de amigos bombeiros cada um tem a sua experiencia, a sua formação, a sua forma de ver as coisas, e acima de tudo a sua opinião, não quero que leves a mal de forma alguma o que aqui escrevi, mas cada vez que falas só te vejo a enterrareste ainda mais

cumprimentos
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Tu falas como se soubesses do que falas, tu nem sabes o que é estar num incêndio para estares aqui a dizer quem e bom e quem não é? Então se nunca estiveste num TO como podes falar de uma coisa que não fases a mínima do que é lá estar, axo que devias de ter um pouco mais de calma antes de falar ou então opinar sobre aquilo que não é de todo a tua área, eu quando não sei do que falo calo-me axo que aqui devias de fazer o mesmo, podes ter 1 milhão de amigos bombeiros cada um tem a sua experiencia, a sua formação, a sua forma de ver as coisas, e acima de tudo a sua opinião, não quero que leves a mal de forma alguma o que aqui escrevi, mas cada vez que falas só te vejo a enterrareste ainda mais

cumprimentos

Mas onde é que me estou a "enterrar" ora diz lá?
Acreditas mesmo que nunca estive num TO?
Se não fosse da área como escrevia o que escrevo? Por obra e graça do espirito santo:D
Deves ser novo nisto, e dou te um conselho, se me permites claro está...nem só de Bombeiros se fazem os TO's...sabes quem pode estar num PCO ou num PCOC?

PCO-Posto de Comando Operacional
PCOC-Posto de Comando Operacional Conjunto
Ajudei?
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Aqui tão as fotos que o colega AJB pediu, estas são do dia 18/08/2013, infelizmente o que onte era verde, hoje já não é.

DSC01591_zps73a7286d.jpg


DSC01589_zps75143592.jpg


DSC01585_zpse055e58a.jpg


DSC01574_zps8f518939.jpg
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
obrigado pelas fotos:thumbsup:
uma delas da bem para ver o fogo a descer uma encosta, a 3ª foto, e bem rápido...talvez assim o colega Vargas ja acredite que não me estou a "enterrar"...
pena só as fotos não terem sido tiradas exactamente do meslo local das outras onde se via os VFCI's...e cujos meus comentarios tanta polemica deram:shocking:
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
obrigado pelas fotos:thumbsup:
uma delas da bem para ver o fogo a descer uma encosta, a 3ª foto, e bem rápido...talvez assim o colega Vargas ja acredite que não me estou a "enterrar"...
pena só as fotos não terem sido tiradas exactamente do meslo local das outras onde se via os VFCI's...e cujos meus comentarios tanta polemica deram:shocking:

O incêndio não chegou a lá chegar, ficou nesse vale, por detrás das viaturas, mas essa zona ficou ilesa..... por enquanto.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
não tenho culpa Vitamos, mas este pelo que se vê era mais um de vento:confused:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
desculpa lá, mas aqui no forum não se comentam fotos é?!!!
Não se colocam videos e não se comentam???
Ate se comenta algo mais abstrato, que são previsões meteo no 2º painel...
se me disseres que as fotos enganam em muitas situações, concordo, agora que são passiveis e fiaveis de serem comentadas são!
la por não ser Bombeiro, não significa que não esteja em TO ou os Bombeiros detem o monopólio do combate aos IF's?????
Acho fantástico que haja preocupação com a prevenção, serio que sim, mas desafio te a uma coisa, se me permites: pergunta aos teus elementos de comando se estão dispostos (caso tenham) a abdicar da ECIN e da ELAC em deterimento da limpeza de meia duzia de camihos florestais...
Depois deixemo nos de hipocrisias...estive em 2009 num seminario onde foi colocada em cima da mesa a redução no DECIF de 8 helicopteros de ataque inicial por qustões financeiras...bem, quase havia uma revolta popular...sabes onde foram buscar as verbas para manter o dispositivo? Ao Fundo Florestal Permanente, que é apenas e só a fonte de financiamento da pouca prevenção que ha...
portanto esses senhores que falam "a boca cheia" da falta de prevenção, são apenas e só os mesmos que aplaudiram a transferencia DIRECTA de verbas da prevenção para o combate...esses senhores, não merecem o minimo credito nem atenção...sabes quem é um deles...o Sr. Jaime Marta Soares...o mesmo que foi (não sei se ainda é) presidente da Camara de Poiares e como responsavel maximo da Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Poiares permitiu que a equipa de sapadores florestais da camara dele fizesse tudo menos prevenção. É o mesmo senhor que não cumpriu o plano municipal de defesa da floresta...é o mesmo senhor que não ordenou o cumprimento da lei, pois vai la ver se as vias municipais de poiares tem as faixas de segurança limps...é só tretas para a comunicação social consumir e vender a um país que acha que o fogo é sempre colocado pelo gajo da mota que fugiu da prisão, mas que quando vai fazer um pique nique deixa tudo sujo...sabes pá, ja estive em muitos TO, acredita se quiseres, mas não m atreveria a escrever o que escrevo sem conhecimento de causa..
P.S:não te esqueças de colocar a questão aos teus elementos de comando e depois posta aqui a resposta;)


Caro AJB, não tens que pedir desculpa, pois podes comentar as fotos e imagens que bem entenderes e quiseres afinal isto é um fórum...eu é que peço desculpa por ter comentado um post teu.
Como já entendi o teu ponto de vista relativo aos Bombeiros Portugueses e toda a problemática dos fogos florestais, encerro aqui a minha conversa. Temos conhecimento de causa muito diferentes para não dizer opostos. Se calhar estivemos em TO muito diferentes quem sabe de planetas diferentes.
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Pois bem concordo contigo em algumas coisas, mas os grupos de ECIN so trabalham no verão, agora te pergunto nao era mais rentavel meter tambem elementos da feb e dos gips na limpeza de floresta, pelo menos minha area os elementos da feb não fazem nada fora epoca de incendios, nada, são mal aproveitados, quanto aos gips ouvi um zimzim nada confirmado que limpam algumas zonas, tal como os SF, nao estou contra os elementos da FEB atençao, axo que tem muita formaçao e sao competentes mas no combate a incendios nao vejo nada de trabalho, nada, muitas vezes nem se sujam para ser franco, para montar o balde ja existiam as brigradas heli, nao precisavam de ser os canarinhos, no meu cb sao constantes os curços de cava e avança, formaçao dada pelos elementos da feb, mas a.prevençao nao se trata de ser so feita pelas entidades é feita acima fe tudo por nós, se nós nao limparmos o que sujamos, se nao limparmos os nossos campos ninguem os vai limpar por nós entendes, o exemplo tem que vir de cima e não de baixo, mas acima de tudo os IF em PT sao negocio
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
grande nuvem originada por um incêndio, talvez na zona de Ferreira do Zêzere ou perto. pelo menos aqui de Abrantes parecia ser para essa zona. Agora já está mais calmo
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Fogo florestal bem visível aqui de Santo Estêvão, consigo ver as chamas a consumir sobreiros. :(