Seguimento - Incêndios 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por CptRena 25 Abr 2013 às 11:32.

1. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures | Rio Tinto
    Finalmente tive acesso à internet a partir de um computador.

Partilho uma fotografia do incêndio de Góis/Pampilhosa pelas 15h10 do dia do incêndio:

Pampilhosa em baixo à direita.

Tenho muitas mais fotografias, mas em formato RAW, e aqui não tenho oportunidade de converter para jpg ou outro formato que me permita partilhar a fotografia.

2. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    Por esta hora ainda temos uma frente bem perto de casas na encosta... Triste :([​IMG]

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    de facto...a liga dos bombeiros que meta a mao na consciencia e altere alguns temas da formação inicial de ombeiro e de chefe de equipa...é urgente senão isto vai se repetir!
    Introduzir a "zona do Homem morto" é fundamental, como cps e protocol laces...
    é urgente ainda reforçar as equipas gauf...5 equipas não é nada...no minimo deveriam ser 8 a 10...devem voltar ao "esquema" de 2009...
    isto tem mesmo que mudar...ha muitos tecnicos neste momento, com formção gauf, que estao disponiveis para colaborar e formar equipas de reforço das actuais...essa proposta ja foi para o icnf e ja foi transmitida a anpc...la ficou em alguma gaveta de lisboa...neste momento facilmente se constituiam mais 3 a 4 equipas gauf...para começarem a funcionar segunda...
    e a proxima semana vai complicar tanto...

4. kelinha

kelinha
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Jan 2009
    Local:
    London, UK | Pombal, PT
    Olá. Desculpa a pergunta, pode parecer idiota, mas não sou daí... Esse incêndio está muito longe da zona da Bouça Velha, não está? Achas que poderá haver alguma possibilidade que avance nesse sentido? Sei que não podemos adivinhar, mas não sei a direcção em que está o vento, não percebo nadinha... Obrigada :)

5. ALV72

ALV72
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Nov 2006
    Local:
    Vila Nova de Poiares

Olá Duarte, esse parque Eólico que se vê á direita qual é ?
    João

6. Black_Heart

Black_Heart
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Jan 2009
    Local:
    Covilhã - 600m
    Sim, é bastante longe. Pelo menos para já está bastante longe, aquilo está feio :(:(

7. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Hotel e Parque de Campismo na Serra da Estrela evacuados

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=83043

8. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Boa tarde,

Situação muito complicada em Chaves! :sad::sad::sad:

Na aldeia ao lado da minha ardeu tudo até ao cemiterio da freguesia (Santo António de Monforte), a minha mae acaba de me ligar pois a estrada de acesso á minha aldeia foi cortada e não tinha meios de subir de Chaves para Paradela de Monforte. Foi com lágrimas nos olhos que me falou do que se está a passar. :sad:

Ardeu tudo! Lamadarcos, Vila Frade, Santo António de Monforte, Vila Verde da Raia! :sad:

Arde também em Calvão... Já ontem foi Outeiro Seco! Uma calamidade!

TVI24

9. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures | Rio Tinto
    Não faço a menor ideia, não sou da zona e este é apenas o segundo ano que venho cá passar uns dias de férias. De qualquer das maneiras se pesquisar, situa-se sensivelmente a Norte da Pampilhosa da Serra.

10. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    Boa noite! Situação de Silvares/Serra do Caramulo, sem fim marcado:(. Mais um dia de aflição em Carvalhal da Mulher e Muna de Besteiros, depois de o incêndio ter só uma frente ativa e que parecia estar quase dominada, lá vem de repente mais reacendimentos com o vento forte:(. Por agora continua impiedosa a frente do sopé que continua a avançar para norte, e a outra encontra-se ainda no meio da vertente, camuflada com o fumo, mas penso que dominada. Não gosto de dar palpites sobre o trabalho dos outros, mas talvez se tivessem chamado um canadair para se juntar aos dois helicópteros enquanto o incêndio estava só com uma frente e o vento não era tão forte, o incêndio fosse dominado, embora eu não saiba era possível ou não e quais as condições do terreno.

11. AJB

AJB
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Mar 2009
    Local:
    Baião
    esquece os canadairs...isso é trabalho de pessoal por terra...andaram aí canadairs,2 e não resolveram...com reacendimentos conta ai com fogo ate quinta pelo menos...os meios aereos baixam a intensidade e a velocidade de uma frente, mas não a extinguem...

sempre pensei que extinguissem esse incendioentre quinta e ontem...enganei me...agora com o agravamento da meteo acho muito complicado, a não ser que acabe area florestal...

12. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    Incêndio finalmente dominado, vamos lá ver se é desta que é extinto. Espero que não hajam reacendimentos. :) Entretanto o vento vai soprando de oeste e o fumo está todo a ser empurrado para a minha zona, que cheiro terrível.

13. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Bom dia,

ambiente doentio e com forte cheiro a queimado neste momento sobre o Porto, uma bruma amarelada de fumo cobre a cidade, trazida pelos ventos de NE..

Fotos tiradas agora mesmo de minha casa:

Cidade da Maia:

Zona Ocidental da Cidade:

Direcção Noroeste:

Impressionante o cheiro a mato queimado que entra até para o interior das casas.. ..:angry::mad:

14. Stinger

Stinger
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    22 Mar 2008
    Local:
    Gondomar (188m)
    Esse vento trouxe essa bruma toda para cá , toda a noite nao consegui dormir devido ao forte cheiro a queimado dentro de casa ...

Fora dela o cheiro é mesmo intenso e toda a regiao do grande porto está sob esta bruma

15. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Parece que as coisas complicaram-se durante a madrugada, o incêndio segue com 2 frentes activas. Nem imagino a área ardida, deve ser brutal.:shocking:

Partilhar esta Página