Seguimento - Incêndios 2013

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,696
Local
Loures
Finalmente tive acesso à internet a partir de um computador.

Partilho uma fotografia do incêndio de Góis/Pampilhosa pelas 15h10 do dia do incêndio:

Pampilhosa em baixo à direita.

9ftg.jpg


Tenho muitas mais fotografias, mas em formato RAW, e aqui não tenho oportunidade de converter para jpg ou outro formato que me permita partilhar a fotografia.
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
DESABAFO E REVOLTA
Mais uma combatente que partiu, mas deixem-me deixar aqui um desabafo, não uma critica um desabafo mesmo e pessoal, hoje, e de cabeça mais fria ainda me custa a acreditar nas imagens que vi ontem, é que faz-me bastante confusão como é que uma GRIF (Grupo de Reforço) se deixou apanhar daquela maneira, não estou a falar num ato desesperado de salvar bens e casas como o que vitimou o Pedro na Covilhã, não estou a falar num ataque inicial em que o vento mudou de repente como o que vitimou o Vítor em Miranda isso são coisas que todos nós sabemos acontecem , não deveriam acontecer mas acontecem, estou a falar num grupo de reforço que à partida tem entre 25 a 30 combatentes, por certo alguns deles com muitas horas de fogo e de formação de certeza, 5 a 6 viaturas e pelo menos 1 elemento de comando, algo de muito estranho aconteceu, se é dos livros e não sei as circunstancias em que se deu o acidente, mas pelo vi nas imagens e somente isso, é dos livros como dizia que não se combate uma frente ou mesmo uma reativação de fogo num sitio daqueles, (caminho florestal a meia encosta com um declive de cerca 60% na parte inferior e mais de 2m de altura na parte superior), qualquer descuido num sitio destes poderá ser fatal para a segurança dos operacionais, tem e ser explicado o porquê de estarem ali e o que realmente aconteceu, quem deu a ordem para expor tantos homens como viaturas Àquela insegurança, eu sei que no calor do incendio nem sempre avaliamos da melhor maneira as situações mas o que vi e continuando a dizer que nao sei as circunstancias este tipo de situações não pode acontecer, ouvi o comandante distrital de Aveiro dizer que não tem explicações, o certo é que estamos a falar e pelo que li, haveria só uma linha de agua montada desfiladeiro abaixo (Quem protege a retaguarda?), temos de perceber o porquê, temos de procurar culpados porque a culpa não pode ficar sempre solteira, e a Madalena ganhou uma heroína , mas perdeu a mãe aos 4 anos. Paz à tua alma Ana Rita as melhoras Bernardo, foi só mesmo um desabafo meus amigos.

de facto...a liga dos bombeiros que meta a mao na consciencia e altere alguns temas da formação inicial de ombeiro e de chefe de equipa...é urgente senão isto vai se repetir!
Introduzir a "zona do Homem morto" é fundamental, como cps e protocol laces...
é urgente ainda reforçar as equipas gauf...5 equipas não é nada...no minimo deveriam ser 8 a 10...devem voltar ao "esquema" de 2009...
isto tem mesmo que mudar...ha muitos tecnicos neste momento, com formção gauf, que estao disponiveis para colaborar e formar equipas de reforço das actuais...essa proposta ja foi para o icnf e ja foi transmitida a anpc...la ficou em alguma gaveta de lisboa...neste momento facilmente se constituiam mais 3 a 4 equipas gauf...para começarem a funcionar segunda...
e a proxima semana vai complicar tanto...
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Por esta hora ainda temos uma frente bem perto de casas na encosta... Triste :(
1234285_596185477089452_983313975_n.jpg

Olá. Desculpa a pergunta, pode parecer idiota, mas não sou daí... Esse incêndio está muito longe da zona da Bouça Velha, não está? Achas que poderá haver alguma possibilidade que avance nesse sentido? Sei que não podemos adivinhar, mas não sei a direcção em que está o vento, não percebo nadinha... Obrigada :)
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
243
Local
Vila Nova de Poiares
Finalmente tive acesso à internet a partir de um computador.

Partilho uma fotografia do incêndio de Góis/Pampilhosa pelas 15h10 do dia do incêndio:

Pampilhosa em baixo à direita.

9ftg.jpg


Tenho muitas mais fotografias, mas em formato RAW, e aqui não tenho oportunidade de converter para jpg ou outro formato que me permita partilhar a fotografia.


Olá Duarte, esse parque Eólico que se vê á direita qual é ?
João
 

Black_Heart

Cumulus
Registo
10 Jan 2009
Mensagens
142
Local
Covilhã - 600m
Olá. Desculpa a pergunta, pode parecer idiota, mas não sou daí... Esse incêndio está muito longe da zona da Bouça Velha, não está? Achas que poderá haver alguma possibilidade que avance nesse sentido? Sei que não podemos adivinhar, mas não sei a direcção em que está o vento, não percebo nadinha... Obrigada :)

Sim, é bastante longe. Pelo menos para já está bastante longe, aquilo está feio :(:(
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Hotel e Parque de Campismo na Serra da Estrela evacuados

O Parque de Campismo do Pião e o Hotel Varanda dos Carqueijais foram evacuados durante a manhã de hoje devido ao violento incêndio que lavra desde a madrugada de sexta-feira no Parque Natural da Serra da Estrela.
Em declarações à Lusa, o oficial de ligação da GNR, capitão Luís Patrício, explicou que as duas unidades foram evacuadas como "medida de precaução e segurança para as pessoas", já que as chamas começaram a progredir naquele sentido.

A mesma fonte, que se encontra no teatro de operações, explicou que o Parque de Campismo foi evacuado às 6:00. No local estavam mais de 200 pessoas.

Duas horas depois, às 8:00, a medida foi alargada ao Hotel Varanda dos Carqueijais, onde se encontravam cerca de 50 pessoas.

Em ambos os casos, as pessoas saíram pelos seus próprios meios.

Luís Patrício confirmou ainda que o incêndio continua a lavrar naquela zona, onde também está localizado o antigo sanatório das Penhas da Saúde, actualmente a ser remodelado para acolher um hotel.

Além disso, as autoridades também procederam ao corte da estrada número 339, que liga a cidade da Covilhã, à Serra da Estrela.

Este incêndio deflagrou às 4:51 de sexta-feira na encosta norte da cidade da Covilhã e já consumiu uma extensa área de mato e floresta, tendo também ardido uma casa que se encontrava devoluta.

A proximidade com algumas localidades, bem como com a cidade da Covilhã, tem mantido as populações em estado de alerta permanente, mas de acordo com a mesma fonte, até ao momento, não houve habitações em perigo.

As constantes mudanças de vento e os difíceis acessos têm sido as principais dificuldades encontradas pelos bombeiros que combatem as chamas há mais de 30 horas.

De acordo com a informação disponibilizada na página da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), às 11:40 (hora da última actualização), este incêndio estava activo numa frente e era um dos que mobilizava mais meios.

No terreno estão 260 operacionais, auxiliados por 73 veículos e oito meios aéreos - dois helicópteros de ataque inicial, dois helicópteros bombardeiros e quatro aviões bombardeiros.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=83043
 
M

Membro excluído 274

Boa tarde,

Situação muito complicada em Chaves! :sad::sad::sad:

Na aldeia ao lado da minha ardeu tudo até ao cemiterio da freguesia (Santo António de Monforte), a minha mae acaba de me ligar pois a estrada de acesso á minha aldeia foi cortada e não tinha meios de subir de Chaves para Paradela de Monforte. Foi com lágrimas nos olhos que me falou do que se está a passar. :sad:

Ardeu tudo! Lamadarcos, Vila Frade, Santo António de Monforte, Vila Verde da Raia! :sad:

Arde também em Calvão... Já ontem foi Outeiro Seco! Uma calamidade!

Chaves com mais área ardida num dia do que no ano passado
Quatro meios aéreos e 143 bombeiros combatem hoje dois incêndios no concelho de Chaves

Quatro meios aéreos e 143 bombeiros combatem hoje dois incêndios no concelho de Chaves onde, desde sexta-feira, já arderam mais hectares do que em todo o ano passado, disse fonte da autarquia.

No concelho do Alto Tâmega estão ativos dois fogos, Santo António de Monforte e Calvão, os quais deflagraram respetivamente às 20:58 e às 22:25 de sexta-feira.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), para o combate às chamas estão mobilizados dois aviões e dois helicópteros, 143 efetivos e 41 viaturas.

No entanto, durante o dia de sexta-feira, outros fogos atingiram este concelho.

O presidente da Câmara de Chaves, João Batista, disse à agência Lusa que, nestas pouco mais de 24 horas, já arderam mais hectares do que em todo o ano passado.

«Já ardeu uma grande extensão. Só a área ardida nestes incêndios é maior do que a que ardeu no ano passado, durante todo o ano», frisou.

João Batista disse ainda que considera que terá de ser investigado o «número de ocorrências que deflagraram quase ao mesmo tempo, a hora e o espaço temporal em que ocorreram».

No início dos fogos havia, segundo o presidente, poucos meios disponíveis, devido ao elevado número de incêndios que se registaram um pouco por todo o distrito de Vila Real.

O autarca referiu que os esforços foram concentrados junto às aldeias de Soutelo, Sanjurge, Valdanta e Aboboleira, onde as chamas «colocaram bastantes habitações em perigo».

«Quem evitou que houvesse qualquer tipo de prejuízo nas habitações foi claramente a população, que se mobilizou e esteve a pé a noite toda», salientou.

O vento foi «claramente», segundo o autarca, a maior dificuldade que se teve de enfrentar no combate às chamas.

Os fogos queimaram alguns quintais e jardins, anexos e uma casa florestal que estava inativa.

A Autoestrada 24 (A24) chegou a estar cortada durante algumas horas e, num outro incêndio, em Casas Novas, foram os militares da GNR que pegaram em giestas e travaram a progressão das chamas na Estrada Nacional 103 (EN103).

Os meios no terreno foram reforçados durante a madrugada. João Batista disse que a Proteção Civil Municipal enviou também esta manhã para o terreno máquinas pesadas, para ajudar a travar as chamas.

O autarca espera que, com os meios agora presentes no terreno, seja «possível controlar o fogo».

Depois, quando a situação acalmar, a Proteção Civil fará o levantamento dos prejuízos.

No distrito de Vila Real, segundo a ANPC, há ainda um outro incêndio ativo desde as 16:00 de sexta-feira, em Torneiros/Beça, concelho de Boticas, que mobiliza 100 efetivos, 30 veículos e dois meios aéreos.

O grande incêndio que afetou o distrito na sexta-feira, o de Soutelinho do Mezio que começou em Vila Pouca de Aguiar e se alastrou ao concelho de Vila Real, queimando alguns anexos, palheiros e até animais, foi dominado cerca das 04:00.

TVI24
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,696
Local
Loures
Olá Duarte, esse parque Eólico que se vê á direita qual é ?
João

Não faço a menor ideia, não sou da zona e este é apenas o segundo ano que venho cá passar uns dias de férias. De qualquer das maneiras se pesquisar, situa-se sensivelmente a Norte da Pampilhosa da Serra.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite! Situação de Silvares/Serra do Caramulo, sem fim marcado:(. Mais um dia de aflição em Carvalhal da Mulher e Muna de Besteiros, depois de o incêndio ter só uma frente ativa e que parecia estar quase dominada, lá vem de repente mais reacendimentos com o vento forte:(. Por agora continua impiedosa a frente do sopé que continua a avançar para norte, e a outra encontra-se ainda no meio da vertente, camuflada com o fumo, mas penso que dominada. Não gosto de dar palpites sobre o trabalho dos outros, mas talvez se tivessem chamado um canadair para se juntar aos dois helicópteros enquanto o incêndio estava só com uma frente e o vento não era tão forte, o incêndio fosse dominado, embora eu não saiba era possível ou não e quais as condições do terreno.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Boa noite! Situação de Silvares/Serra do Caramulo, sem fim marcado:(. Mais um dia de aflição em Carvalhal da Mulher e Muna de Besteiros, depois de o incêndio ter só uma frente ativa e que parecia estar quase dominada, lá vem de repente mais reacendimentos com o vento forte:(. Por agora continua impiedosa a frente do sopé que continua a avançar para norte, e a outra encontra-se ainda no meio da vertente, camuflada com o fumo, mas penso que dominada. Não gosto de dar palpites sobre o trabalho dos outros, mas talvez se tivessem chamado um canadair para se juntar aos dois helicópteros enquanto o incêndio estava só com uma frente e o vento não era tão forte, o incêndio fosse dominado, embora eu não saiba era possível ou não e quais as condições do terreno.

esquece os canadairs...isso é trabalho de pessoal por terra...andaram aí canadairs,2 e não resolveram...com reacendimentos conta ai com fogo ate quinta pelo menos...os meios aereos baixam a intensidade e a velocidade de uma frente, mas não a extinguem...

sempre pensei que extinguissem esse incendioentre quinta e ontem...enganei me...agora com o agravamento da meteo acho muito complicado, a não ser que acabe area florestal...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Incêndio finalmente dominado, vamos lá ver se é desta que é extinto. Espero que não hajam reacendimentos. :) Entretanto o vento vai soprando de oeste e o fumo está todo a ser empurrado para a minha zona, que cheiro terrível.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

ambiente doentio e com forte cheiro a queimado neste momento sobre o Porto, uma bruma amarelada de fumo cobre a cidade, trazida pelos ventos de NE..

Fotos tiradas agora mesmo de minha casa:

Cidade da Maia:

y14c.jpg



Zona Ocidental da Cidade:

v01u.jpg



Direcção Noroeste:

82h5.jpg



Impressionante o cheiro a mato queimado que entra até para o interior das casas.. ..:angry::mad:
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Esse vento trouxe essa bruma toda para cá , toda a noite nao consegui dormir devido ao forte cheiro a queimado dentro de casa ...

Fora dela o cheiro é mesmo intenso e toda a regiao do grande porto está sob esta bruma
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Incêndio finalmente dominado, vamos lá ver se é desta que é extinto. Espero que não hajam reacendimentos. :) Entretanto o vento vai soprando de oeste e o fumo está todo a ser empurrado para a minha zona, que cheiro terrível.

Parece que as coisas complicaram-se durante a madrugada, o incêndio segue com 2 frentes activas. Nem imagino a área ardida, deve ser brutal.:shocking:

3520z0n.jpg