Um bom exemplo da cultura, civismo, educação para não dizer outras palavras. Não me surpreende o que vi pois já sei do que a casa gasta e é o pão nosso de cada dia, mas a minha vontade nessas alturas é meter-me dentro da viatura e regressar ao Quartel.
Vi á pouco uma reportagem da SIC do incêndio em Oliveira do Hospital....o fogo a decorrer e a população na procissão a LANÇAR FOGUETES!!!! Parece quase surreal. Isto revolta-me de tal maneira..e se os bombeiros chamam a atenção ou chamam as autoridades que não voltem á aldeia tão cedo!!!!
Para quê andar a discutir questões operacionais com palavras técnicas muito bonitas se a educação e a educação simplesmente não existe!!!!
A população não quer saber, as autoridades competentes não querem saber, alias todos querem saber quando o seu quintal está a arder...já sei que vai haver criticas mas é o que sinto e que o vejo!!! Se muita coisa tem que mudar no combate aos fogos comecem pela educação e civismo que já era meio caminho andado!!!
Já vi aqui colegas a falar em percentagens, relativamente a quantidade de fogos postos ou fogos negligentes...90% deste tipo fogo 20% é posto!
Relativamente aos números por favor quando os utilizarem pelo menos justifiquem-no com estudos...pois não conseguem porque basicamente não estudos profundos sobre esta temática ca em Portugal.
Pois eu também não os sei. mas do meu ponto de vista e pela experiência que tenho e uma opinião de alguém que combate incêndios á quase 15 anos e foi bombeiro em duas regiões completamente diferentes, a grande esmagadora maioria dos fogos são por negligência...não arrisco um numero em concreto mas penso que mais de 70% são atos negligentes. Atenção que os números podem variar de região para região...e já agora porque é que existem concelhos que têm grandes áreas florestais e estes números não se aplicam porque simplesmente não têm fogos?????

Simplesmente passam ao lado desta calamidade.
Mais uma questão que deviam ter cuidado é quando falam de bombeiros de outros países e tentam fazer comparações....pois podia dizer muita coisa no entanto só relembro que em 2004 morreram 4 bombeiros chilenos na zona de Vila do Rei. Considerados dos melhores do mundo....e eram máquinas autenticas no terreno mas morreram! Bombeiros Americanos vieram aqui á quase 20 anos dar formação. Pois foram embora ao fim de 2 dias, porque simplesmente o terreno e vegetação era diferente!!! Se muitas das vezes os Incêndios variam muito de região para região imaginem de pais para pais. Eles são bons lá porque são realidades diferentes...
mas digo e repito sem nenhum problema há muita coisa que deveria mudar na organização e combate a incêndios cá em Portugal. Mas cada macaco no seu galho. Podemos beber alguma coisa do que se faz lá fora, no entanto as coisas devem ser bem pensadas.