Seguimento - Incêndios 2013

Muito fumo em Braga devido a um incêndio por detrás do Sameiro

97ShqXw.jpg

97ShqXw.jpg

Esse é mesmo incêndio de ontem, que voltou a reacender. É em Briteiros. Toda esta zona por trás do Sameiro tem uma vasta área de floresta nos concelhos de Braga, Póvoa do Lanhoso e Guimarães. Felizmente não é floresta continua, no entanto tem alta carga combustível pois não é limpa..normal! A ver se a conseguem controlar durante a manhã. Possivelmente irei até lá.

Esse é mesmo incêndio de ontem, que voltou a reacender. É em Briteiros. Toda esta zona por trás do Sameiro tem uma vasta área de floresta nos concelhos de Braga, Póvoa do Lanhoso e Guimarães. Felizmente não é floresta continua, no entanto tem alta carga combustível pois não é limpa..normal! A ver se a conseguem controlar durante a manhã. Possivelmente irei até lá.

"Um Incêndio está a deflagrar em Espinho (Sameiro) , uma habitação está neste momento a ser protegida pelos bombeiros (80) que encontram no local a combater o mesmo incêndio, de salientar ainda que a TV DO MINHO está no local e segundo informação da mesma o vento que se faz sentir no local é forte e por isso está a dificultar o trablaho dos bombeiros.
A Estrada que liga Sameiro a Santa Leucádia está cortada neste momento."

"Um Incêndio está a deflagrar em Espinho (Sameiro) , uma habitação está neste momento a ser protegida pelos bombeiros (80) que encontram no local a combater o mesmo incêndio, de salientar ainda que a TV DO MINHO está no local e segundo informação da mesma o vento que se faz sentir no local é forte e por isso está a dificultar o trablaho dos bombeiros.
A Estrada que liga Sameiro a Santa Leucádia está cortada neste momento."

Vim agora de lá. Basicamente tem duas frentes. Uma ainda em Briteiros mais pequena e que estava quase controlada e a outra frente em Espinho. Está a subir a encosta o que torna o combate mais difícil e já está junto ao Sameiro. A estrada que está cortada está a ser utilizada para tentar controlar o fogo. O problema é se passa essa mesma estrada. Esta frente terá cerca de 3 km. Muito vento e acessos nulos no entanto pela forma que está a decorrer o combate e pelo os colegas disseram acredito que durante o inicio da tarde estará dominado. Claro que não é certo.

:huh:Um bom exemplo da cultura, civismo, educação para não dizer outras palavras. Não me surpreende o que vi pois já sei do que a casa gasta e é o pão nosso de cada dia, mas a minha vontade nessas alturas é meter-me dentro da viatura e regressar ao Quartel.

Vi á pouco uma reportagem da SIC do incêndio em Oliveira do Hospital....o fogo a decorrer e a população na procissão a LANÇAR FOGUETES!!!! Parece quase surreal. Isto revolta-me de tal maneira..e se os bombeiros chamam a atenção ou chamam as autoridades que não voltem á aldeia tão cedo!!!!
Para quê andar a discutir questões operacionais com palavras técnicas muito bonitas se a educação e a educação simplesmente não existe!!!!

A população não quer saber, as autoridades competentes não querem saber, alias todos querem saber quando o seu quintal está a arder...já sei que vai haver criticas mas é o que sinto e que o vejo!!! Se muita coisa tem que mudar no combate aos fogos comecem pela educação e civismo que já era meio caminho andado!!!
Já vi aqui colegas a falar em percentagens, relativamente a quantidade de fogos postos ou fogos negligentes...90% deste tipo fogo 20% é posto!
Relativamente aos números por favor quando os utilizarem pelo menos justifiquem-no com estudos...pois não conseguem porque basicamente não estudos profundos sobre esta temática ca em Portugal.

Pois eu também não os sei. mas do meu ponto de vista e pela experiência que tenho e uma opinião de alguém que combate incêndios á quase 15 anos e foi bombeiro em duas regiões completamente diferentes, a grande esmagadora maioria dos fogos são por negligência...não arrisco um numero em concreto mas penso que mais de 70% são atos negligentes. Atenção que os números podem variar de região para região...e já agora porque é que existem concelhos que têm grandes áreas florestais e estes números não se aplicam porque simplesmente não têm fogos????? :huh: Simplesmente passam ao lado desta calamidade.

Mais uma questão que deviam ter cuidado é quando falam de bombeiros de outros países e tentam fazer comparações....pois podia dizer muita coisa no entanto só relembro que em 2004 morreram 4 bombeiros chilenos na zona de Vila do Rei. Considerados dos melhores do mundo....e eram máquinas autenticas no terreno mas morreram! Bombeiros Americanos vieram aqui á quase 20 anos dar formação. Pois foram embora ao fim de 2 dias, porque simplesmente o terreno e vegetação era diferente!!! Se muitas das vezes os Incêndios variam muito de região para região imaginem de pais para pais. Eles são bons lá porque são realidades diferentes...mas digo e repito sem nenhum problema há muita coisa que deveria mudar na organização e combate a incêndios cá em Portugal. Mas cada macaco no seu galho. Podemos beber alguma coisa do que se faz lá fora, no entanto as coisas devem ser bem pensadas.

:huh:Um bom exemplo da cultura, civismo, educação para não dizer outras palavras. Não me surpreende o que vi pois já sei do que a casa gasta e é o pão nosso de cada dia, mas a minha vontade nessas alturas é meter-me dentro da viatura e regressar ao Quartel.

Vi á pouco uma reportagem da SIC do incêndio em Oliveira do Hospital....o fogo a decorrer e a população na procissão a LANÇAR FOGUETES!!!! Parece quase surreal.

Viste as canas dos foguetes?

Porque é expressamente proibido por lei uso deste dispositivo.

Hoje em dia, e porque conheço muitos fogueteiros, usa tudo um dispositivo de lançamento por tubos diferente que é muito mais seguro e visa impedir a ignição.

E visto do outro lado da janela do meu quarto (ver em 1080p):

Andam neste momento um helicóptero e 2 aviões diferentes com reservatório grande.

O helicóptero deve abastecer em reservatórios na montanha mas os outros aviões, pelo tempo que demoram, devem ir a uma barragem qualquer.

De realçar que este fogo está a por em causa muitas habitações que estão na vertente aqui patente.

A origem, mais uma vez, só pode ser criminosa. Nesta zona não há qualquer tipo de actividade. O meu pai que é caçador diz que o mato, nesta parte da montanha, tem por vezes mais de 2 metros. Mais pela manhã era uma frente de talvez um Km e com diversos focos a aparecerem ao longo do que o meu pai diz ser um caminho que leva ao Sameiro.

E agora pergunto!!

PORQUE É QUE AS CÂMARAS NÃO IDENTIFICAM OS DONOS DAS PARCELAS ANTES DO VERÃO E EXIGEM QUE AS MESMAS SEJAM LIMPAS ANTES DO MÊS DE JULHO?

É que estes tipos só querem plantar pragas de eucaliptos e ir passear para a praia o resto do ano à espera do dinheiro da madeira! Limpezas do monte? NADA.

Já é tempo de TODAS AS CÂMARAS obrigarem os proprietários a limpar. Se não tem recursos para isso então mete-se tudo a leilão e quem tiver mesmo com capacidade de andar nos negócios da silvicultura que fique com os terrenos.

Isso assim não pode continuar.

Editado por um moderador:
O problema é que a maior parte desses terrenos deve ser da câmara, têm lá dinheiro para limpar mato...

Não sei como é na tua região.

Aqui posso te dizer que a vastíssima maioria são propriedade de privados.

O negócio da madeira dá dinheiro a rodos. Se tiveste a sorte de herdar uma grande área não precisas de trabalhar. Todos os anos deitas abaixo uns Hectares e podes ir relaxar para casa.

O problema é que certo tipo de pessoas não investe 1 cêntimo na limpeza dos matos. Estão habituado ao tempo antigo em que as pessoas ainda lhes pagavam para ir cortar os matos em carros de bois para as camas dos animais.

Desde que a agricultura tradicional acabou que os Incêndios multiplicam-se. Antes nem que quisessem incendiar só raramente, em certos sítios, é que conseguiam. Hoje, o mato é tanto que basta um isqueiro para arrumar com centenas de Hectares.

Os proprietários deveriam ser mesmo obrigados a comprovar a limpeza dos terrenos.

Mas a câmara pensa lá bem nisso. Eles andam lá de fato e gravata nos gabinetes com AC em guerras partidárias.

Só aparecem para falar de incêndios para dar as condolências às pessoas.

PORQUE É QUE AS CÂMARAS NÃO IDENTIFICAM OS DONOS DAS PARCELAS ANTES DO VERÃO E EXIGEM QUE AS MESMAS SEJAM LIMPAS ANTES DO MÊS DE JULHO?

Já é tempo de TODAS AS CÂMARAS obrigarem os proprietários a limpar. Se não tem recursos para isso então mete-se tudo a leilão e quem tiver mesmo com capacidade de andar nos negócios da silvicultura que fique com os terrenos.

Só se pode expropriar o que tem dono. Muitos dos terrenos não têm dono identificado. O cadastro nacional é dos anos 60 e em muitos concelhos do país não chegou a ser feito.

O concelho de Loulé (e também Tavira e São Brás de Alportel) que é o maior concelho do Algarve não tem cadastro. Não é possível confirmar as medições dos terrenos que os proprietários julgam ser seus. Em muitos casos, sobretudo nas zonas mais caras roubaram-se m2 para construir.

boneli disse:

Não creio que seja o mesmo.

A zona que estava a arder ontem fica ainda bem longe desta e a alguns bons km.

Se fosse o mesmo incêndio teria de ter passado, como dizes, por zonas descontínuas e por diversas habitações que se encontram na montanha.

Esse, é um incêndio distinto.

Só se pode expropriar o que tem dono. Muitos dos terrenos não têm dono identificado. O cadastro nacional é dos anos 60 e em muitos concelhos do país não chegou a ser feito.

O concelho de Loulé (e também Tavira e São Brás de Alportel) que é o maior concelho do Algarve não tem cadastro. Não é possível confirmar as medições dos terrenos que os proprietários julgam ser seus. Em muitos casos, sobretudo nas zonas mais caras roubaram-se m2 para construir.

Na minha região a vasta maioria tem dono e estão devidamente limitados com marcos e pilares.

No Minho, a intensa ocupação do território em termos agrícolas e pastoris (antes da introdução das árvores de crescimento rápido para indústria madeireira) raramente deixaram terreno sem dono.

Os montes que separam Braga de Guimarães, por exemplo, tem todos donos e quase nenhuns tratam deles a não ser para deitar abaixo as árvores.

Apenas nas áreas serranas mais interiores é que se encontram grandes extensões sem dono.

Nos baixos-médios termos dos vales, onde a ocupação humana é forte, não existem territórios de ninguém. É também nesta zona onde existe mais florestas industriais e onde mais incêndios ocorrem.

Há sim, nesta região do NO, um enorme desleixo sobre um assunto facilmente fiscalizável.

Não sei como é na tua região.

Aqui posso te dizer que a vastíssima maioria são propriedade de privados.

O negócio da madeira dá dinheiro a rodos. Se tiveste a sorte de herdar uma grande área não precisas de trabalhar. Todos os anos deitas abaixo uns Hectares e podes ir relaxar para casa.

O problema é que certo tipo de pessoas não investe 1 cêntimo na limpeza dos matos. Estão habituado ao tempo antigo em que as pessoas ainda lhes pagavam para ir cortar os matos em carros de bois para as camas dos animais.

Desde que a agricultura tradicional acabou que os Incêndios multiplicam-se. Antes nem que quisessem incendiar só raramente, em certos sítios, é que conseguiam. Hoje, o mato é tanto que basta um isqueiro para arrumar com centenas de Hectares.

Os proprietários deveriam ser mesmo obrigados a comprovar a limpeza dos terrenos.

Mas a câmara pensa lá bem nisso. Eles andam lá de fato e gravata nos gabinetes com AC em guerras partidárias.

Só aparecem para falar de incêndios para dar as condolências às pessoas.

Desculpa dizer te isto mas tens mesmo que te informar melhor antes de escreveres o que escreves sob pena das tuas suposições estarem erradas a partida!
Achas que é facil saber de quem são os terrenos florestais por este país fora?
Vai para esse monte que esta a arder agora e tenta identificar os proprietarios? Queres 20 euros por cada hectar completo identificado? Dou te!
E mesmo que alguns se conhecem, muitos são pessoas idosas que nem dinheiro tem para os medicamentos quanto mais para limpar o mato!
As camaras, algumas, fazem o que podem, mas como deves saber, o estado local tambem esta em crise e euros não abundam...alias os que ha disponiveis estao a ser "queimados" nesses 2 aviões e 1 hl que ves...
quando falas em limpeza de terrenos, ou melhor, quando escreves, antes devias dar uma leitura atenta no Decreto-Lei 124/2006, republicado pelo Decreto-Lei 17/2009...
depois de o leres manda um post a dizer se mantens a mesma opinião que tens sobre a limpeza dos matos...
é que, julgo saberes, vives numa zona com belos crescimentos de vegetação...achas mesmo que se conegue limpar matos todos os anos? achas mesmo que se deve limpar os matos das Serras? Ve lá...vai ao Seguimento do regresso a Portugal do urso-Pardo...é que são com arvores muito bonitas e todas podadas não regressa de certeza...
vives num país com um clima sobretudo mediterranico e tambem algum maritimo...queres milagres? queres que não arda?antes de ca andarmos todos ja havia fogo por isso aprende é a viver com ele...ele sem ti sobrevive, tu sem ele não;)

Se eu te mudar os marcos e roubar-te terreno não tens como o provar. Não há registo da propriedade. Não há nenhuma carta com as medidas. Não foram feitas medições. É a tua palavra contra a minha.

É isso que falta fazer. 50% do país tem a informação cadastral geométrica, não sei se as folhas estão já todas digitalizadas. Mas a outra parte do país não tem nada. E é a parte norte que tem milhares de propriedades.