Seguimento - Incêndios 2013

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Eu que trabalho no meio, continuo a dizer que o Eucalipto e o Pinho são fundamentais para a nossa economia, acho que a maior parte das pessoas nem imagina que a Industria da Pasta e do Papel, Pellets e afins são das principais exportadoras do nosso País.
Estas árvores ardem rápido é verdade mas só ardem se lhe puserem o fogo, não entram em combustão sozinhas !
Vamos deixar de ser fundamentalistas e vamos castigar isso sim quem anda a exterminar com o nosso País e a nossa economia

http://www.destakes.com/redir/285492a527d4efcb50a9fecf67ed2fb2

http://diarioagrario.blogspot.pt/2013/06/grupo-portucel-soporcel-considerada.html
 


dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Acredito que sim mas tem que haver ordenamento nas plantações de maneira a que hajam zonas desarborizadas a cada x metros e com bons acessos para bombeiros, isso evitava muito a propagação desmesurada dos incêndios, porque loucos incendiários vão sempre haver.. não é por estarem 25 anos na prisão que deixaram de haver homicídas neste país quanto mais incendiários! O segredo é a prevenção limpeza e ordenamento da floresta! Bom exemplo na serra de Monchique que melhorou muito nesse aspecto e praticamente não tem tido incêndios de grande magnitude...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu que trabalho no meio, continuo a dizer que o Eucalipto e o Pinho são fundamentais para a nossa economia, acho que a maior parte das pessoas nem imagina que a Industria da Pasta e do Papel, Pellets e afins são das principais exportadoras do nosso País.
Estas árvores ardem rápido é verdade mas só ardem se lhe puserem o fogo, não entram em combustão sozinhas !
Vamos deixar de ser fundamentalistas e vamos castigar isso sim quem anda a exterminar com o nosso País e a nossa economia

http://www.destakes.com/redir/285492a527d4efcb50a9fecf67ed2fb2

http://diarioagrario.blogspot.pt/2013/06/grupo-portucel-soporcel-considerada.html

De acordo!

Acredito que sim mas tem que haver ordenamento nas plantações de maneira a que hajam zonas desarborizadas a cada x metros e com bons acessos para bombeiros, isso evitava muito a propagação desmesurada dos incêndios, porque loucos incendiários vão sempre haver.. não é por estarem 25 anos na prisão que deixaram de haver homicídas neste país quanto mais incendiários! O segredo é a prevenção limpeza e ordenamento da floresta! Bom exemplo na serra de Monchique que melhorou muito nesse aspecto e praticamente não tem tido incêndios de grande magnitude...

dASk, vou fala-te de Montemuro, porque é uma região que bem conheço.
Nunca como hoje, a serra de Montemuro teve tantos acessos. Tudo graças à industria eólica que minou todo o sistema montanhoso de aerogeradores. São às centenas.
Os cumes estão todos rasgados por estradas em terra batida. Com um bom carro, podemos ir praticamente onde quisermos.

A existência de eucaliptos é residual.
Pinheiros há (havia), bastantes. Nos últimos anos foram semeados vários hectares que estavam com um bom desenvolvimento. Alguns com quase 10 anos.
Mas há (havia) também muitos castanheiros e carvalhos.
A maior parte do solo, ainda assim, era mato e giestas densas, fruto do abandono da agricultura.

"Veio o lume", por várias vezes este ano, e levou praticamente tudo.
Não houve ornamentação que valesse, e nem a A24 - uma veradeira pista de aviões, impediu que uma das frentes passasse de uma vertente para a outra da serra.

Incêndios que começam de madrugada, quando a serra tem mais vento - seco de leste.
Incêndios que despontam em vários locais ao mesmo tempo. E por várias vezes.
Há ornamentação que valha a isto?
Há floresta que resista?

E estamos assim, em Montemuro:

iviv.png
 

Reportorio

Cumulus
Registo
15 Jan 2009
Mensagens
105
Local
Miratejo, Vasco Esteves Bx (Seia)
A temática dos incêndios 2013 está quase a acabar, assim que começarem a cair umas pingas de água nunca mais este assunto será falado. Ninguém mais se lembrará dos que morreram. Os portugueses voltarão a discutir o assunto em 2014, com as mesmas conversas, a politica do não se fez , o criminoso A B ou C, grandes debates na TV e em todos os orgãos de comunicação, (já repararão que com a política de férias em Agosto, tem de haver temas) aliás no inicio de Agosto 4 ou 5 dizia-se descaradamente na TV que se estava 75% abaixo dos fogos do ano passado, ou seja aviva-se as memórias a alguns, como é possível fazer-se um balanço a meio de uma fase Charlie. Retrocedamos vários anos e sempre foi assim, 2003, 2005 e outros foram anos de desgraça, o que foi feito, salvo algumas zonas (concelhos) que encararam o problema de frente. Os terrenos de cultivo no interior estão completamente ao abandono com a morte dos "velhos" os filhos muitas vezes nem se quer sabem da sua existência nem querem saber dá-lhes despesa, sei do que falo, pois tenho estes problemas encostados à minha casa, chego a pagar para limpar terrenos que não são meus, pois o fogo já me chegou à parede da casa e se os alertar a resposta e o que quer que faça, não moro aqui.
Tem de haver uma politica por parte do poder central e local, concertada senão nada feito.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
certamento mais logo o aristocrata dará mais informaçoes acerca deste incendio entretanto vao havendo reacendimentos no incendo de foz do sousa mas os bombeiros tem controlado!
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Na minha modesta opinião , os incêndios nascem e desenvolvem -se devido a 3 grandes fatores :
1 . fogo posto ou negligente

2. povoamentos desmesurados de eucaliptos e pinheiros

3. vento

Tendo em conta que o fator nº 3 está dependente de S. Pedro resta - nos tentar atuar sobre os outros .

O fator nº 1 sempre foi desvalorizado , tentou - se fazer algo nos últimos anos mas tem sido insuficiente . É necessário uma intervenção a sério quer no código penal quer na vigilância .

O fator nº 2 está completamente sem controlo . Nós precisamos de terminar com o " culto " ao eucalipto , este e o pinheiro ( embora em menor escala ) têm de se restringir a zonas controladas e de pequena / média dimensão . È assustador ver certas zonas a dimensão que têm os eucaliptais , é um autêntico barril de pólvora .

Fogo posto, digam o que disserem, são 90% ou mais das ocorrências.

É impossível sequer considerar acidentes os milhares de fogos. Em Espanha, país por norma mais seco que Portugal vê-se disso?

Sim! Há incêndios! Mas nunca, nem sequer comparar à vergonha que aqui se assiste.

Factores para isso?

1- Analfabetismo, estupidez, atrasos mentais, alcoolismo e ignorância:

Ainda estes dias prenderam o rapaz do Caramulo, com pinta de "mitra" que, segundo consta, se vingou de uma multa da GNR.

Ontem foi uma bêbada de Vila Real e outra maluca de Portalegre.

Como vemos o nosso país está povoado de atrasados.

2- Máfias permitidas e POTENCIADAS pelo estado:

Alugueres de aviões e helicópteros.

Permissão de abater lenha queimada mais barata para madeireiros.

Total ausência de planeamento, limpeza e responsabilização de proprietários em relação aos seus terrenos.

Completo abandono da matas e baldios nacionais por parte do estado.

0 fiscalização e quase nenhuma legislação efectiva de prevenção.

Recursos estatais desaproveitados como tropas e suas máquinas nos quarteis a comer sono e investimentos em submarinos e F16 em vez de material que realmente pudesse zelar PELA SEGURANÇA NACIONAL.

_________________________________

E mais ideias podiam sair daqui se puxássemos pela cabeça.

Agora fogos devido ao trabalho do ser Humano honesto? MINORIA!

Não vejo disso em Espanha, Sul de França, Itália etc etc.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
nos ja perdemos uma parte da identidade da nossa floresta , com a introducao dessa praga que da pelo nome de eucalipto . e , ja agora , sou militante da quercus a 20 anos , sempre fiz reciclagem e a pouco tempo comprei um terreno e arborizei - o com especies autoctenes da minha zona , carvalhos e azevinhos e limpo -o regularmente . nao recebo licoes de ecologia de ninguem .

Muito bem, sim porque os incêndios nascem apenas porque os terrenos não estão limpos. As verdadeiras "pragas" neste país são determinadas pessoas e não algumas espécies de árvores, tem que haver algum ordenamento do território quando se planta árvores, para que todas as ávores possam existir, era o que mais faltava se agora transformassemos as nossas florestas nos Alpes.
Já agora não recebo lições de Ecologia de ninguém, obrigado, penso pela minha cabeça !:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Está má a situação em Paços de Ferreira, daqui de casa vejo uma enorme coluna de fumo negro, há notícias de fábricas e casas em perigo....:angry:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu tenho alguns eucaliptos, e não me envergonho disso. Aliás, esse debate está inquinado por essa razão, na verdade são as pessoas que tiram algum rendimento da floresta que melhor tratam dela, limpezas anuais. Nestas ocasiões há para aí muito fala barato a dar opiniões sobre o que não sabe.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Está com mau aspecto sim, enorme coluna negra e numa grande extensão..:mad:

Nunca mais acaba este inferno dos fogos...:mad:

foto que tirei agora mesmo aqui do Porto:

ndge.jpg


Segundo o site da Protecção Civil é no lugar de Boucinhas / Meixomil e tem três frentes activas..

http://www.prociv.pt/cnos/Pages/ListaFogos.aspx

Quem está em Espinho, mais precisamente na praia também viu esta coluna de fumo enorme.
Espero que os bombeiros o apaguem rapidamente.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Está má a situação em Paços de Ferreira, daqui de casa vejo uma enorme coluna de fumo negro, há notícias de fábricas e casas em perigo....:angry:

Incêndio em Paços de Ferreira

Foto que tirei agora mesmo de minha casa:

66jv.jpg