Seguimento - Incêndios 2013

Scuderia

Cirrus
Registo
3 Dez 2012
Mensagens
88
Local
Norte
Pareçe ser mais em Lordelo (Paredes) / Sobrado (Valongo)

Que brutalidade

6hny.jpg

flai.jpg

5qdl.jpg


:surprise:
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Alto aí: ensinem a esse grande burro MST o que é uma azinheira e um eucalipto e depois peçam-lhe para vir ver o que há na Serra d`Ossa… Homem de memória curta, que se esqueceu dos últimos grandes incêndios de anos recentes que devastaram milhares de hectares da Serra d`Ossa. E o Alentejo não são só azinheiras.
Concerteza que MST não será homem do campo. A SIC tem mesmo um problema no seu estúdio … :lmao:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Graças a pensamentos como esses de loucos, que acham que isto estava muito melhor rodeado de betão, centros comerciais e afins por todo o lado !

Para além disso a zona região montanhosa é provavelmente das mais secas da Europa, muito graças a termos uma época seca bastante prolongada ...
Ah e tal não vamos por eucaliptos porque arde, pinheiros porque arde, vamos pôr a árvore flana e tal, apenas porque temos uns desgraçados que acham fixe ver tudo a arder !
Peguem fogo á casa deles já que gostam de fogo !

Perdermos a identidade da nossa floresta, não obrigado !

Não percebo...

Achas que pinheiros bravos no interior do país assim como eucaliptais são marcas identitárias do país???

É que, pelo que sempre soube, os Pinheiros são uma espécie DO LITROAL e os eucaliptos, esses então nem comento.

A identidade da floresta Portuguesa está moribunda há muito tempo especialmente por causa destas espécies e das suas plantações sem cuidado, sem planeamento e sem qualquer tipo de contenção.

Qualquer pessoa que ande nas matas sabe que uma mata de Eucalipto desleixada (acontece com a maioria dos terrenos porque os proprietários só se lembram delas de 7 em 7 anos) acumula quantidades de lixo incríveis pela resistência à decomposição dos seus materiais.

Uma mata de Carvalhos, pelo contrário, mesmo sem intervenção, não tem 1/10 do lixo e torna-se muito mais resistente a Verões longos.

Uma outra coisa que dizes e que não concordo é quando te referes a uma zona montanhosa das mais secas da Europa.

Isso é obviamente uma sobreposição da TUA realidade Algarvia a todo o país.

Na verdade, todos os sistemas Montanhosos do Litoral acima de Montejunto Estrela costumam normalmente ter 2-3 cutt offs que ajudam a repor a humidade e impedem os piromaníacos de levar a bom porto as suas intenções.

Os últimos 2 anos foi de área ardida menor que a média precisamente por causa disso.

Na verdade não me recordo de Verões sem pinga de chuva durante mais 2 meses no Noroeste. Olha para as médias de zonas como Gerês, Cabreira, Marão, Alvão etc etc e depois diz-me se é normal termos nestas zonas (onde tem ardido a vasta maioria da área florestal) uma estação seca tão vincada.

Posto isso, mais uma vez e tal como disseram outros membros, o problema é da deficiência mental de certa falange da nossa população, da falta de leis e interesse do estado em resolver isso e, claro, do estado calamitoso da floresta que está sem controlo e onde espécies invasoras foram plantadas à toa com ausência completa de planeamento e tratamento dos proprietários.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Alto aí: ensinem a esse grande burro MST o que é uma azinheira e um eucalipto e depois peçam-lhe para vir ver o que há na Serra d`Ossa… Homem de memória curta, que se esqueceu dos últimos grandes incêndios de anos recentes que devastaram milhares de hectares da Serra d`Ossa. E o Alentejo não são só azinheiras.
Concerteza que MST não será homem do campo. A SIC tem mesmo um problema no seu estúdio … :lmao:

O que é que o MST disse?

Estou habituado aos seus disparates do JN em termos desportivos mas gostaria de conhecer o seu ponto de vista sobre os incêndios!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
O que é que o MST disse?

O homem comentou que não existem incêndios no Alentejo, por exemplo na Serra d`Ossa, porque só havia azinheiras em vez de eucaliptos… Só uma pessoa mal formada poderá tecer tais considerações, tendo em conta que largos milhares de hectares da Serra d`Ossa estão plantados de eucaliptos pela Portucel.
Além disso, há bem poucos anos, um grande incêndio lavrou na Serra durante vários dias tendo dizimado largos milhares de hectares de floresta.
E quem disse que as azinheiras não ardem?
Enfim, baboseiras atrás de baboseiras…
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
O homem comentou que não existem incêndios no Alentejo, por exemplo na Serra d`Ossa, porque só havia azinheiras em vez de eucaliptos… Só uma pessoa mal formada poderá tecer tais considerações, tendo em conta que largos milhares de hectares da Serra d`Ossa estão plantados de eucaliptos pela Portucel.
Além disso, há bem poucos anos, um grande incêndio lavrou na Serra durante vários dias tendo dizimado largos milhares de hectares de floresta.
E quem disse que as azinheiras não ardem?
Enfim, baboseiras atrás de baboseiras…

Os chamados treinadores de bancada. :rolleyes:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
O homem comentou que não existem incêndios no Alentejo, por exemplo na Serra d`Ossa, porque só havia azinheiras em vez de eucaliptos… Só uma pessoa mal formada poderá tecer tais considerações, tendo em conta que largos milhares de hectares da Serra d`Ossa estão plantados de eucaliptos pela Portucel.
Além disso, há bem poucos anos, um grande incêndio lavrou na Serra durante vários dias tendo dizimado largos milhares de hectares de floresta.
E quem disse que as azinheiras não ardem?
Enfim, baboseiras atrás de baboseiras…

O homem referiu expressamente: "No Alentejo, por exemplo, não há incêndios porque há azinheiras em vez de eucaliptos ou pinheiros. Exceto na Serra D´Ossaa.!" Limpe os ouvidos, homem! Para arranjar problemas vocês são o máximo!
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
O homem referiu expressamente: "No Alentejo, por exemplo, não há incêndios porque há azinheiras em vez de eucaliptos ou pinheiros. Exceto na Serra D´Ossaa.!" Limpe os ouvidos, homem! Para arranjar problemas vocês são o máximo!

Há.

Bom, sendo assim o homem está desculpado. Mas que ele era capaz de patadas destas era! Lol

Posto isso, os Eucaliptos não ardem sozinhos.

Aqui na minha terra arderam centenas de Hectares a semana passada e, no meio dela, ficou um terreno de cerca de 10 Hct de Eucalipto.

Porquê?

Porque o dono tem as plantações devidamente feitas, com espaço entre as árvores e, o mesmo, encontra-se roçado.

Arderam as copas das árvores limítrofes e mais nada até porque ele deixou uma largura de 2m à volta do mesmo.

O Sr. é um emigrante que voltou e tem tempo para estas coisas.

Os 99% dos proprietários privados tão se a borrifar. Entre 2 árvores grandes existem mais 2 novas, 2 pinheiros pequenos, 1 metro de silvas, 30 cm de folhas e outro combustível, fentos e rebentos de carvalhos.

Esta última é a realidade mais comum e por isso é que os Eucaliptais ardem. Por causa da DISPLICÊNCIA dos donos.

O ideal utópico (até porque eles dão muito dinheiro a muita gente que precisa de viver) seria acabar com eles claro... Mas não sendo possível,a erradicação dos mesmos em certos locais e o tratamento das parcelas de forma obrigatória resolveria a maioria das incidências.
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
O homem comentou que não existem incêndios no Alentejo, por exemplo na Serra d`Ossa, porque só havia azinheiras em vez de eucaliptos… Só uma pessoa mal formada poderá tecer tais considerações, tendo em conta que largos milhares de hectares da Serra d`Ossa estão plantados de eucaliptos pela Portucel.
Além disso, há bem poucos anos, um grande incêndio lavrou na Serra durante vários dias tendo dizimado largos milhares de hectares de floresta.
E quem disse que as azinheiras não ardem?
Enfim, baboseiras atrás de baboseiras…
Quem fala disso nao sabe, nem só na serra d'ossa, estive a 8 anos na serra de portel também num grande IF onde ardeu uma grande mancha de eucalipto, nao falando na serra das alcaçovas, freguesia de Viana do Alentejo, tambem temos na vidigueira, Mourão , entre outras, isto estou eu falando nos IF que estive e que me lembro por isso quem fala nao conhece os IF alentejanos nem o terreno

Cumprimentos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vão a Mortágua e aprendam como se faz.Como se concilia uma mancha florestal imensa, boa parte de eucalipto, centenas de quilómetros de acessos construídos pelos montes ao longo dos anos e se preparam anualmente para proteger essa fileira florestal, que dá a ganhar a muita gente. Durante o Verão vigora um autêntico estado de sitio, que envolve autarquia e populações na protecção da floresta. Que concelhos fazem o mesmo ?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Eu tenho um terreno com alfarrobeiras, querem apostar comigo se eu deixar crescer mato e pegar fogo não arde. Ai não arde não. Se os terrenos fossem limpos não ardia nem metade. As pessoas nem limpam a faixa de segurança ao pé das casas, quanto mais no meio da floresta.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
eu não gosto dos eucaliptos porque nem a geada dá cabo deles mas entre todas as espécies, pelo seu crescimento rápido são as de maior rentabilidade. E a rentabilidade é o problema. Sobreiros e pinheiros levam mais de 20 anos até serem rentáveis. Só a rentabilidade pode atrair os donos dos terrenos, portanto o contributo do eucalipto não pode ser desprezado.

Eu gostava de ter castanheiros e nogueiras mas não aguentam o verão no algarve de modo que as alfarrobeiras sempre verdes até são belas árvores. :)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Eu tenho um terreno com alfarrobeiras, querem apostar comigo se eu deixar crescer mato e pegar fogo não arde. Ai não arde não. Se os terrenos fossem limpos não ardia nem metade. As pessoas nem limpam a faixa de segurança ao pé das casas, quanto mais no meio da floresta.

Ainda a semana passada, em Guimarães, uma fábrica implantada sozinha no meio de um monte (viva o planeamento) quase que ardia.

O dono teve ainda o desplante de vir mandar vir com a falta de meios quando ele não mexeu um dedo durante vários anos para limpar a porcaria toda na zona limítrofe.

Em Portugal tem culpa de muita coisa mas as pessoas também se habituaram à ideia de que é o estado que tem de resolver tudo.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Vão a Mortágua e aprendam como se faz.Como se concilia uma mancha florestal imensa, boa parte de eucalipto, e durante todo o ano se preparam para proteger essa fileira florestal e durante o Verão vigora um autêntico estado de sitio, que envolve autarquia e populações na protecção da floresta.

Também Penela era um exemplo a seguir e em dois dias (28 e 29 de Março de 2012) deitaram tudo a perder.

Obviamente que uma das causas foi a época em que aconteceu e consequente falta de meios de combate.

Na questão de eucaliptos basta dar um passeio pela Galiza e ficamos boquiabertos com a diferença na plantação.