Seguimento - Incêndios 2014

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Em 2012 arderam mais de 26000 ha no incêndio de Tavira, em 2004 não sei qual foi a área ardida, mas sei que o incêndio só foi dominado quando o vento N/NO foi substituído pelo vento de leste.

Quanto à tua última frase, já no Verão do ano passado falava-se que a Serra de Monchique estava um barril de pólvora prestes a rebentar, dada a distância temporal mais de 10 anos, se o Verão for quente pode rebentar a pólvora e a Serra de Monchique ter um grande incêndio já que no Algarve não existe mais nada de relevante para arder, depois do incêndio de 2012, sem ser a Serra de Monchique.

O Algarve tem um bom potencial para grandes incêndios, sobretudo (concordo) Caldeirão e Monchique...
O Vento de Noroeste/Norte é sempre "pior" para o Algarve também por aquilo que se designa "alinhamento de forças"! Isto é: supõe que o vento provêm qo quadrante Este...o incêndio ocorre no topo de Monchique ou na vertente Oeste...o vento estará sempre "desalinhado" com o declive logo não ha o chamado pleno alinhamento das 3 forças (vento, declive e exposição)! Co ventos do quadrante Norte este alinhamento (sobretudo vento e declive) é mais comum e favorável ao desenvolvimento do incêndio!
:thumbsup:
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
e vento de norte é o que não vai faltar nestes dias... salva-nos a humidade relativa que ainda assim se mantém elevada.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
e vento de norte é o que não vai faltar nestes dias... salva-nos a humidade relativa que ainda assim se mantém elevada.

O Distrito de Faro ja esta hoje com um fwi de 34,5...significa que é muito elevado (o penultimo mais grave)...se não houver precipitação nos proximos dias e as humidades noturnas não forem superiores a 60 %...começam a estar reunidas as condições para incêndios florestais com dimensão média a alta!
Ha no entanto um pormenor humano que não podemos descurar...o inicio a 15 de Maio da fase Bravo com muita gente com "fome de fogo"...isto é, muitos meios humanos e materiais frescos para o combate...agora estas condições meteo em Julho/Agosto ja não poderemos dizer o mesmo!
:thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Já agora (relatório mensal do IPMA de abril) houve aqui uma aceleração do calendário...

«Dias quentes e onda de calor

Entre os dias 5 e 13 de abril, ocorreu um período com valores altos da temperatura máxima e mínima do ar, muito superiores ao valor normal, em especial nas regiões do interior, verificando-se a ocorrência de dias e noites quentes. Nesse período ocorreu uma onda de calor que variou entre os 7 e os 13 dias em alguns locais do interior Norte e Centro»
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Como consegues calcular o fwi para toda a região? :huh:

Trabalho na prevencao e combate a incendios florestais, por isso tenho acesso a esse cálculo...nao me guio pelo risco do ipma, essse é estrutural. ..o fwi é o melhor pois traduz a dificuldade de supressao. ..:thumbsup:
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Fogo ameaçou casas na povoação de Senhor da Serra

Está ativo o incêndio que deflagrou, esta terça-feira, cerca das 15 horas, na povoação de Senhor da Serra, em Semide, no concelho de Miranda do Corvo, e que chegou a ameaçar algumas casas, disse ao JN o presidente da Câmara, Miguel Baptista.

De acordo com o autarca, houve casas em risco, na aldeia de Senhor da Serra, durante a tarde, mas não foram atingidas pelo fogo, graças à atuação dos bombeiros.

Ao final da tarde, avaliava-se a possibilidade de retirar 21 utentes da Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) das instalações dedicadas a doentes do foro psiquiátrico, em Rio de Vide, ainda segundo Miguel Baptista.

Mais de 200 operacionais combatiam as chamas e estavam a caminho reforços vindos de Leiria, Aveiro e Viseu, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Pouco depois das 20 horas horas, o incêndio tinha ainda uma frente ativa, segundo a página de internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, mas chegou a ter quatro.

JN

aJgtd7u.jpg
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
O incêndio de Miranda do corvo muito me surpreendeu sinceramente...o distrito de coimbra não esta de todo com os sub indices de fwi e mesmo o fwi nada elevados...a própria meteo não era desfavorável...enfim...
Não sei o tempo que demorou a existir primeira intervenção e pode estar aí a chave da demora no controlo...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O incêndio de Miranda do corvo muito me surpreendeu sinceramente...o distrito de coimbra não esta de todo com os sub indices de fwi e mesmo o fwi nada elevados...a própria meteo não era desfavorável...enfim...
Não sei o tempo que demorou a existir primeira intervenção e pode estar aí a chave da demora no controlo...

Um dos principias problemas tem sido o vento. Ontem soprou todo o dia moderado. Hoje durante toda a madrugada soprou forte de leste. E foi durante a madrugada que outro fogo em Penacova chegou a causar preocupação. Foi já extinto.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Um dos principias problemas tem sido o vento. Ontem soprou todo o dia moderado. Hoje durante toda a madrugada soprou forte de leste. E foi durante a madrugada que outro fogo em Penacova chegou a causar preocupação. Foi já extinto.

Sim, pelas fotos que vi o vento foi o "motor" do incendio de Miranda do Corvo...mas a % de humidade dos combustiveis é ainda muito elevada, o indice de seca baixissimo, daí a minha surpresa...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Ontem, já houve incêndio na Serra de Monchique que consumiu eucaliptos e foi combatido por 30 bombeiros, a maior dificuldade foram os acessos.

http://videos.sapo.pt/FRuQaBDHWAIdcgcic11G

Fonte: CMTV

Começa cedo este ano, a ver vamos se o Algarve não tem um grande incêndio este Verão, a Serra de Monchique é o que falta arder no Algarve. :(
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Sim, pelas fotos que vi o vento foi o "motor" do incendio de Miranda do Corvo...mas a % de humidade dos combustíveis é ainda muito elevada, o indice de seca baixissimo, daí a minha surpresa...

Foi pólvora, as chamas atingiram os 30 mt, aliadas a um grande povoamento de eucaliptos e à morfologia do terreno.

Felizmente existiu um grande aumento de Hr perto da 19H00.

Na minha estação no Wu é visível a diferença de Hr entre as 19H04 e as 19H10 (25% para 37%) e entre Semide e Senhor da Serra deverá ter ocorrido 10/20 minutos antes.