Seguimento - Incêndios 2017



Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
No telejornal da RTP1 ouvi um testemunho de uma senhora de uma das aldeias que arderam na Pampilhosa da Serra a relatar que passou por cima dela e da sua casa o que chamou de "balão de fogo".
Será que neste tipo de incêndios e com a intensidade que todos vimos, haverá alguns fenómenos ainda desconhecidos? É que ela falou num "balão de fogo", não apenas em chamas ou detritos a arder. Não sei de mais alguém ouviu. É que me chamou a atenção este pormenor.
Alguém ouviu falar alguma vez de semelhante coisa ou terá uma ideia do que será?

No programa queridas manhas da sic esta semana (dia 17) foi ao programa uma senhora que levou esse dispositivo incendiário.

Aos interessados podem ver neste vídeo a partir do minuto 07:50

http://sic.sapo.pt/Programas/querid...017-10-17-Atualidade-Criminal---17-de-Outubro
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras

Chega a ser impressionante o quanto o fumo dos incêndios percorreu...
woFnKiI.gif
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,935
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sendo o crime de fogo posto intencionalmente um acto de terrorismo, eu não tenho dúvidas em classificar esta "gente" como terroristas, se é terrorismo organizado, isso já não sei, mas tanto é terrorista, o que pega fogo á mata pago por alguém para o fazer, como o "Tio Manel " lá da terra que acordou mal disposto e quer vingar-se da vizinhança..

Terrorismo:

Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Terrorismo


Ora, basta ver os incêndios este ano, e aqueles que foram acto criminoso intencional, e que eventualmente causaram esta mortandade e destruição toda, para se enquadrarem perfeitamente na definição de terrorismo.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sendo o crime de fogo posto intencionalmente um acto de terrorismo, eu não tenho dúvidas em classificar esta "gente" como terroristas, se é terrorismo organizado, isso já não sei, mas tanto é terrorista, o que pega fogo á mata pago por alguém para o fazer, como o "Tio Manel " lá da terra que acordou mal disposto e quer vingar-se da vizinhança..

Terrorismo:

Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Terrorismo


Ora, basta ver os incêndios este ano, e aqueles que foram acto criminoso intencional, e que eventualmente causaram esta mortandade e destruição toda, para se enquadrarem perfeitamente na definição de terrorismo.
Concordo a 100%!
 
  • Gosto
Reactions: criz0r

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Sendo o crime de fogo posto intencionalmente um acto de terrorismo, eu não tenho dúvidas em classificar esta "gente" como terroristas, se é terrorismo organizado, isso já não sei, mas tanto é terrorista, o que pega fogo á mata pago por alguém para o fazer, como o "Tio Manel " lá da terra que acordou mal disposto e quer vingar-se da vizinhança..

Terrorismo:

Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Terrorismo


Ora, basta ver os incêndios este ano, e aqueles que foram acto criminoso intencional, e que eventualmente causaram esta mortandade e destruição toda, para se enquadrarem perfeitamente na definição de terrorismo.
Também concordo.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
É possível que as coisas caminhem nesse sentido. Sinceramente, não gostava de estar no papel dos juristas. Qual a distinção entre um "terrorista" que deliberadamente pega fogo para ver a floresta a arder, o aparato em torno do seu combate, etc. (típico pirómano) e o terrorista que deliberadamente pega fogo à floresta para incutir mal, sofrimento e morte nos outros?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Já venho a ouvir isso desde o ano passado. E não são só 2 ou 3 relatos isolados, são vários. No incêndio que deflagrou na minha aldeia a conversa foi a mesma.
Não acredito, que haja aqui alguma conspiração e muito menos Terrorismo, mas uma coisa é certa as pessoas não falam só por falar e se não acreditarmos nas pessoas estamos bem tramados. Não consigo de maneira nenhuma acreditar, que todos estes fogos tenham sido exclusivamente obra de queimadas negligentes e projecções.

Não tenho duvidas que há crime, mas é criminalidade dispersa e com os mais variados motivos, seja vandalismo, interesse madeireiro, pressão imobiliária etc, a hipótese de incendiarismo organizado em larga escala com o objetivo de destruir ou desestabilizar o País não acredito, nem me parece verosímil.

Mas criz0r não tenhas duvidas que muitos dos incêndio do fim-de-semana passado foram queimadas negligentes, na véspera de chover é comum o pessoal fazer queimadas, o pior é quando chuva não ocorre, ou chega tarde de mais (foi o que aconteceu desta vez), isto aliado ao fluxo de Sul do Ophelia com vento quente e seco.