Seguimento - Incêndios 2017



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
ESOywiyl.jpg


Raciocínio habitual -> Why can't California control the wildfires?

Raciocínio pouco habitual -> ISIS Celebrates California Wildfires Death Toll as Supporters Suggest Ways to Make It Worse

Seria de esperar que as acusações de terrorismo na Califórnia fossem anuais. Mas não são. E é com cenas periódicas como esta (2015):


http://www.newsweek.com/isis-celebrate-california-wildfire-death-toll-689937
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
rJYbDK8l.gif


gebdD8el.gif


(a anomalia em F é igual em C)

Na Califórnia não tem havido uma grande variação de longo termo na precipitação (isto não exclui alterações no regime da precipitação tendo em conta a existência dos rios atmosféricos mas não há dados para isto). A temperatura é que tem subido bastante (e o anticiclone semi-permanente em nada ajuda).

Xp9M71M.png


2i73Gw4.png


Lá, como cá, o clima californiano é extremamente famoso pelo sol e pelo calor. Do meu conhecimento não há grandes queixas relativamente a isso.

No cenário geral os incêndios são 'danos colaterais'. Hão-de diminuir quando não houver mais floresta para torrar.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Na Califórnia não tem havido uma grande variação de longo termo na precipitação (isto não exclui alterações no regime da precipitação tendo em conta a existência dos rios atmosféricos mas não há dados para isto).

Claro que há diferenças internas e o sul é basicamente deserto. No nordeste (bacias interiores):

4IUrhBw.png


Se 0.15 polegadas são 3.8 milímetros, está-se a assistir a uma queda de 1.5 polegadas (38 milímetros) por século. Isto é bastante relevante quando a precipitação média é de 20.62 polegadas (524 milímetros). A construção das barragens apenas minimiza o impacto do grande crescimento não só da população como da agricultura (a Califórnia é o principal produtor agrícola do país). A temperatura mais elevada também impede uma maior acumulação de neve nas montanhas que são a reserva primária de água para o verão.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Pelo lado positivo, agora o Jorge Gomes tem tempo livre para ensinar aos comuns mortais como é que estes se podem tornar bombeiros de intervenção rápida. Tendo em conta a meteorologia prevista, a malta bem vai precisar.

Já a Constança, com alguma sorte, ainda vê o fumo dos incêndios nos voos (de chegada e/ou de ida) integrantes das suas férias. As fotos têm sempre sucesso na 'net mas não lhe recomendo as selfies.

---

Além destas medidas, vai ser implementado "um projecto de voluntariado jovem para natureza e para as florestas", prevendo envolver no próximo ano 10 mil jovens, entre os 18 e os 30 anos, na sensibilização da comunidade para as questões da proteção da natureza, anunciou o tutelar da pasta do Ambiente.

De acordo com João Matos Fernandes, o investimento total que será realizado neste âmbito será de "aproximadamente 20 milhões de euros".

Em PT ainda não se adotou o exemplo dos democratas da Califórnia em que usa presidiários como trabalho escravo bombeiros improvisados. O anúncio de medidas eventualmente interessantes é irrelevante se a prática deixa muito a desejar:

72 das 231 torres de vigia das florestas fechadas a 1 de outubro reabrem esta quarta-feira

Agora está-se na fase de controlo de danos. Promete-se tudo e a fantasia impera. Mas a médio prazo a realidade vai voltar a tornar-se óbvia.
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Última edição: