Seguimento - Incêndios 2017



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/f...ma-que-nao-tem-avioes-para-combater-incendios

https://www.rtp.pt/noticias/pais/forca-aerea-nao-tem-formacao-para-combate-a-incendios_v940425

Agora é que a austeridade vai acabar.

uj7T4Xy.gif
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Incêndios. Mira pede suspensão das doações de bens materiais. Oliveira do Hospital já recebeu roupa suficiente
21 out 2017 21:11

A Câmara de Mira pediu hoje que seja suspensa a entrega de bens após os incêndios de domingo, já que a “onda de solidariedade” foi muito significativa e “acima das expectativas”. A Câmara de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, pediu hoje para que seja suspensa a entrega solidário de roupa no concelho, na sequência dos incêndios. ... http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...veira-do-hospital-ja-recebeu-roupa-suficiente
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Impressionante a diferença no número de páginas do tópico "Seguimento incêndios 2016" - 94 páginas, comparando com o tópico "Seguimento incêndios 2017" - 354 páginas... e ainda só vamos a 20 de outubro... Revelador do caos que se vive este ano.

Mais uma "achega" estatística: a primeira mensagem do dia 17 de junho de 2017 está na página 11... Dá que pensar.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
A tua profissão é criticar, quando se faz e quando não se faz!

Quem me dera ser pago para isso:

Junho de 2016 -> https://www.dn.pt/portugal/interior...rca-aerea-do-combate-a-incendios-5219302.html

O Ministério da Administração Interna recusou concentrar na Força Aérea os meios aéreos do Estado para combate a incêndios e emergência médica. Segundo o Jornal de Notícias, a medida estava a ser preparada pelo anterior Executivo e a Força Aérea estava pronta para tutelar as aeronaves, mas pedindo em contrapartida um reforço ao nível dos recursos humanos e materiais, já que as despesas iriam aumentar.

Ao JN, fonte do Ministério referiu que "atendendo à posição da Força Aérea Portuguesa", que não estará a considerar assumir a operação e manutenção dos Kamov, o MAI "não pretende alterar o atual modelo de gestão de meios aéreos".

A concentração de meios na Força Aérea tinha sido decidida pelo anterior Governo, de Pedro Passos Coelho, com o objetivo de melhorar a gestão financeira das frotas.

Medida neoliberal então. Quem diria né?

Fevereiro de 2017 -> https://www.dn.pt/portugal/interior/forca-aerea-entra-no-combate-aos-incendios-5643347.html

A Força Aérea vai passar a combater os incêndios florestais e a operar os meios aéreos que estão sob a alçada da Autoridade Nacional de Proteção Civil, avança hoje o Jornal de Notícias. O ministro da Agricultura, Capoulas santos, adiantou ao jornal que a proposta que esteve para consulta pública no âmbito da reforma das florestas reuniu consenso.

De acordo com Capoulas Santos, apesar de ser esta a orientação do Governo, o contrato que existe atualmente com a Everjets será cumprido até ao fim, ou seja, até ao início de 2019. Durante esse período, haverá portunidade para preparar a transição apara a Força Aérea.

Alguém me consegue explicar, com cara séria, onde está a novidade do anúncio do governo?

A transição é imediata? Não acredito. Há a bronca dos Kamov e não há na FAP nem pilotos treinados nem aeronaves adaptadas para o combate a incêndios.

Agosto de 2016 -> Incêndios: Governo pôs na gaveta relatório para mais meios aéreos

E ainda ficam indignados com o meu ceticismo? :lmao:Se metade do que está a ser prometido for cumprido será uma grande vitória. Digna até da construção de uma estátua do Costa.
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Quem me dera ser pago para isso:

Junho de 2016 -> https://www.dn.pt/portugal/interior...rca-aerea-do-combate-a-incendios-5219302.html





Medida neoliberal então. Quem diria né?

Fevereiro de 2017 -> https://www.dn.pt/portugal/interior/forca-aerea-entra-no-combate-aos-incendios-5643347.html



Alguém me consegue explicar, com cara séria, onde está a novidade do anúncio do governo?

A transição é imediata? Não acredito. Há a bronca dos Kamov e não há na FAP nem pilotos treinados nem aeronaves adaptadas para o combate a incêndios.

Agosto de 2016 -> Incêndios: Governo pôs na gaveta relatório para mais meios aéreos

E ainda ficam indignados com o meu ceticismo? :lmao:Se metade do que está a ser prometido for cumprido será uma grande vitória, digna de construção de uma estátua do Costa.
Não, se metade for feito cá estarás tu para criticar... aí com razão.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
A FAP poderá não ter muitos meios próprios, mas serão eles também a gerir os contratos que antes eram feitos pela ANPC.

O reforço do papel das nossas Forças Armadas será particularmente significativo, sendo confiado à Força Aérea a gestão e operação dos meios aéreos de combate aos incêndios florestais, quer com meios que venha a dispor, quer com meios próprios do Estado, quer com a gestão de contratos de meios aéreos de combate aos incêndios."
http://www.tvi24.iol.pt/politica/in...a-vai-gerir-meios-aereos-de-combate-aos-fogos
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Novembro de 2016 -> http://observador.pt/2016/11/10/governo-vai-avaliar-viabilidade-da-forca-aerea-para-operar-meios-de-combate-a-incendios/

O Governo vai avaliar a viabilidade da Força Aérea Portuguesa passar a operar os meios aéreos do Estado e realizar missões de combate a incêndios florestais, segundo o Ministério da Administração Interna.

Uma das alterações passa por avaliar a viabilidade da Força Aérea Portuguesa (FAP) em garantir a operação dos meios aéreos do Estado, sendo esta avaliação feita após a cessação dos atuais contratos com os operadores privados.

Quando isso for implementado, aplaudo. Até lá, continuo na mesma.

E cá deixo uma opinião parcial -> http://visao.sapo.pt/actualidade/po...s-negocios-do-fogo-revelados-nesta-entrevista

Tente ser imparcial. Honestamente, o Estado não poupava se fosse a Força Aérea a combater os incêndios?

Se tivesse de operar toda a estrutura da fase Charlie, a Força Aérea teria de ter uma estrutura dez vezes superior à que tem hoje. O privado sabe ter uma estrutura leve e um preço competitivo, sabe negociar o preço do helicóptero. O Estado não sabe fazer nada disso. Mas lanço então o desafio. Porque não vem já este ano ajudar com os EH-101? Se a ANPC [Autoridade Nacional de Proteção Civil] deixar, emprestamos os baldes suplentes dos Kamov. Nos EUA, a Força Aérea usa quase toda a frota para apoiar os privados nos incêndios. Será que a Força Aérea quer mesmo apagar incêndios? Os bombeiros querem a Força Aérea? Um piloto da Força Aérea recebe ordens de bombeiros?

Com tanta despesa pública a ser anunciada quase que fico com a ideia que estamos cheios de dinheiro.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Devas

Cumulus
Registo
23 Jul 2017
Mensagens
175
Local
Bragança/Tomar/Leiria
http://observador.pt/2017/08/13/cap...floresta-conheceu-desde-os-tempos-de-d-dinis/

Capoulas Santos: “Governo fez a maior revolução que a floresta conheceu desde os tempos de D. Dinis”

"Agastado, Capoulas Santos responde aos que o criticam que o programa do Governo foi aprovado em 2015 e que contemplava as medidas sobre a floresta... E depois acrescentou: “Estou muito satisfeito por um ano depois termos conseguido fazê-lo, contra tudo e contra todos, contra lóbis, comentadores, cientistas, e ninguém teve coragem de destroçar esta reforma”."

No domingo enquanto via o Pinhal de Leiria em chamas, a ser carbonizado percebia a triste revolução... afinal era dizimar toda a floresta portuguesa. Em 2005 depois do cenário trágico que o país viveu ouvi o então MAI AC dizer que ia revolucionar o combate aos incêndios e nada seria igual daí em diante apresentando a proteção civil (PC) com pompa e circunstância... passados doze anos vejo o amadorismo da PC e atónito vejo o colapso de um país num domingo de outubro. Promessas e conversa fiada está o céu cheio... já nem os anjos acreditam quanto mais um simples mortal... Não me atiram areia para os olhos.

PS: Nunca perdoarei a um Estado que não cuida dos seus e que deixa morrer 109 pessoas... e deixa alguns milhares à sua mercê e sorte de uma forma desumana
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Olá a todos...

Como já alguns de vocês perceberam, eu faço parte do DECIF em várias vertentes, seja na vertente de Combate, seja na Vertente de Operador de Reforço no Comando Nacional de Operações de Socorro da ANPC.:

Queria só dar a minha "posta" em algumas decisões que foram hoje tomadas

FAP na Gestão dos Meios Aereos

Seja no combate directo ou apenas a gerir os meios Civis, a FAP nunca irá conseguir já em 2018 assumir esta gestão...

  • Primeiro falta o Know-how, a própria FAP e os seus elementos terão que ter formação de combate a incêndios florestais no sentido literal da palavra! Tem que vir para o terreno, aprender como se combate o incêndio em terra e os diversos métodos de comando e combate directo e indirecto aos incêndios. Não é só chegar ali e meter os pássaros no ar e largar agua em cima dos Incêndios. Os pilotos que andam lá em cima, muitos deles tem mais de 20 anos a combate incêndios... Percebem tanto de incêndios como os comandantes mais experientes em Portugal.
  • Será necessário definir LOGO à partida, que irá dar ordens aos aviões ou helicópteros, para descarregar, aqui ou ali, descolar o Alfa 1 e o Alfa 2, descolar o HESA02 ou não e por ai fora... Neste momento somos nós Operadores, no Comando Nacional que após indicação da estrutura de Comando, damos ordem de missão aos diversos meios aéreos pesados.. Basicamente, neste momento são civis, a dar "ordens" a civis... Estão a ver os militares da FAP a aceitar ordens de civis ?
  • A própria compra de meios aéreos para a FAP, tem neste momento um grande contratempo... O modelo mais conceituado de Avião Bombardeiro de combate a incêndios o Canadair CL-415T, tem a sua linha de montagem parada. É preciso uma mega encomenda de mais de 20 aparelhos, para que a Viking volte a abrir a linha de montagem... Se calhar comprar em conjunto com outros países europeus será uma hipótese de fazer a encomenda mínima para reabertura da linha de montagem..
  • Depois de terem os meios aéreos próprios, será necessário integrar e recrutar mais pilotos, mecânicos, pessoal de apoio... Neste momento a FAP não consegue sequer colocar 2 Allouetes no ar ao mesmo tempo para coordenação, porque simplesmente não tem capacidade para tal.. Aconteceu este ano..
Relativamente à profissionalização

  • Felizmente os Bombeiros voluntários não foram colocados de parte nesta reunião... Ao contrário do que muitos queriam, os Bombeiros voluntários, vão ver reforçada a sua formação e criação de equipas profissionais nos seus Corpos de Bombeiros, como alias ja existem em muitos Corpos de Bombeiros Voluntários.
  • O Grupo de Intervenção Protecção e Socorro, da GNR e a Força Especial de Bombeiros, vão ser aumentados... Finalmente, mas estes elementos apesar da sua larga formação, 90% do seu trabalho é feito no Verão, e não é em todo o pais.. Nunca irão sozinhos ficar responsáveis pelos incêndios Rurais, os Bombeiros Voluntários, continuarão a ter uma palavra a dizer, porque muito sinceramente apesar de não acreditarem, os Bombeiros voluntários, tem formação, conhecimento, experiência, só é preciso deixa-los trabalhar sem ordens megalómanas e sem nexo.
Os incêndios florestais, não podem ser só pensados numa perspectiva de combate.. tem que ser pensado numa perspectiva de prevenção! Tem que haver coimas e multas pesadas, para os Municípios que não façam a sua parte, que não criem as faixas de contenção obrigatórias e também os privados tem que ser penalizados ,por não criarem as áreas de protecção como é obrigatório por lei!

Se cada um dos populares cumprisse a sua parte do Sistema de Protecção civil, não tinha havido tanta casa ardida e tanta morte, apesar de toda a descoordenação que possa ter havido.

Relativamente ao domingo passado, nenhum dispositivo está preparado para 525 incendios em 24h... Mesmo que estivessemos na fase Charlie, o dispositivo iria esgotar nas primeiras horas rapidamente com a quantidade de ignições que houve. Apesar de estarmos na fase Delta, no passado Domingo, todos os meios existente a nivel Nacional foram mobilizados.. Inclusivé 2 Grupos de Reforço do algarve, mais grupos de reforço de Evora, Beja, Lisboa etc etc.. Praticamente nenhum veiculo de combate a incêndio florestal ficou parado no quartel, em territorio Nacional.. Simplesmente, eram mais ignições do que bombeiros!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
@Orion, os cofres ficaram cheios com o Passos. :D

Bastava, tirarem os "boys" na Protecção Civil e colocarem pessoas capazes de coordenar, orientar todo o dispositivo de combate em incêndios, através da Protecção Civil.

A Força Aérea manda nos aviões, outros vão mandar nos bombeiros, outros vão mandar, já vejo é muita gente a mandar. :rolleyes: No fim, ninguém vai entender-se.

Depois, aposta-se na prevenção, o Estado devia fazer como a Espanha, não limpam terrenos, acaba-se os subsídios, mas temos, um problema muito grave e ainda ontem, ouvi isto na SICN e claramente é verdade.

Se um idoso que vive na Serra do Caldeirão, que tem uma reforma pacata de 600 €. Quem tem? Que tenha um terreno com cerca de 1 ha, gasta em média 500 € por ano, agora dizem-me lá como é que um idoso que tenha 600 € por mês consegue angariar 500 € num ano para limpar o terreno, esqueçam lá isso e não é tirarem o terreno ao idoso que isso resolve-se.

O Estado devia ajudar as pessoas mais carenciadas com apoios para a limpeza dos terrenos e as juntas de freguesias contratavam pessoal para efectuar essa limpeza.

Porque, nós temos um interior envelhecido, quem anda no interior algarvio, só vê idosos e os jovens deram à sola, o mesmo vai acontecer nas zonas que arderam ou o Estado apoia as pessoas ou elas fazem a malinha e partem para outro lado.