Seguimento Incêndios - 2019



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Cheguei a ver 2 Canadair bem como helicópteros. Os meios aéreos parei dos ver e as colunas de fumo negro cresceram...

Toda essa zona de serra, não deve ser muito fácil para abastecer os canadair, secalhar os pontos de água são poucos, com grandes dimensões, os heli, ainda conseguem encher em piscinas, ou nas dentro de antigas pedreiras.
Mas tu que estás aí mais por perto deves saber melhor do assunto do que eu, eu pessoalmente conheço mal toda essa zona.

 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Fui agora á rua, e pelo menos já não vejo a coluna de fumo já bem grande, que vi á cerca de 1 hora atrás.
Esperemos que a noite ajude Pedro, apesar da mesma ainda não ter uma recuperação de HR muito favorável , e ao contrário dos últimos dois dias, o vento hoje já vai marcando presença! Arrepiante esta imagem do incêndio ao princípio da tarde, a fazer lembrar aquela foto do incêndio no Pinhal de Leiria em Outubro de 2017 Entretanto vão surgindo novas ignicões no distrito de Santarém, que não favorecem nada a situação




6e714dce5ce16c757be45166e74ac230.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Pedro1993

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
O Incêndio parece estar a acalmar. Foi incrível o início explosivo do incêndio. Em pouco mais de 10 minutos do início já tinha uma dimensão enorme de fumo negro. Quem visse aquela nuvem de fumo ninguém diria que tinha comecaco só á 10 minutos. Valeu a . intervenção musculada dos bombeiros
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esperemos que a noite ajude Pedro, apesar da mesma ainda não ter uma recuperação de HR muito favorável , e ao contrário dos últimos dois dias, o vento hoje já vai marcando presença! Arrepiante esta imagem do incêndio ao princípio da tarde, a fazer lembrar aquela foto do incêndio no Pinhal de Leiria em Outubro de 2017 Entretanto vão surgindo novas ignicões no distrito de Santarém, que não favorecem nada a situação




6e714dce5ce16c757be45166e74ac230.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

É bem verdade, o vento também já vai soprando por aqui, se para nós alivia um pouco a sensação de calor, para quem está no combate aos incendios, em nada ajuda.
E essa outras ignições que começaram agora á pouco tempo, só vai dificultar mais, devido á dispersão de meios, eu vinha a conduzir, e vi logo o essa coluna de fumo, do inicio do incendio, e fiquei logo preocupado.
Provavelmente com a descida relativamente da temperatura, com o decorrer da noite, esperemos que o fogo comece a ceder aos meios de combate, até porque entretanto os MA, começam a regressar ás bases.
@dvieira, eu vi essa coluna de fumo, logo 10 minutos depois de ter começado a arder, e de momento até pensei que era na zona de Pedrógão, Torres Novas, dada a dimensão da coluna, pois do lado de cá da serra, o "prato do dia", tem sido várias ignições, a qualquer hora do dia e noite, e começa a ser muito estranho.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais do mesmo, incendio neste momento em Alcanena, Malhou, conta já com mais de 100 operacionais, 23 veiculos e 1MA.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Incendio em Rio Maior, Arrouquelas, com 93 operacionais, 22 veiculos e 1 MA.

Grande reforço de meios , neste momento já 203 Op, 48 Veículos , e 8 Ma´s.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Grande reforço de meios , neste momento já 203 Op, 48 Veículos , e 8 Ma´s.

É verdade, o reforço de meios continua, já a caminhos dos 250 Op, e hoje até um dia favorável, em comparação com os anteriores, por isso é esperar que o fogo, decida ceder ao meios no TO.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
É verdade, o reforço de meios continua, já a caminhos dos 250 Op, e hoje até um dia favorável, em comparação com os anteriores, por isso é esperar que o fogo, decida ceder ao meios no TO.

Nem é um dia muito favorável, dias convectivos tendem a criar fogos complexos, que podem estar direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento de trovoadas. Embora hoje esteja menos calor que no fim de semana a instabilidade atmosférica associada a trovoadas potencia os fogos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Nem é um dia muito favorável, dias convectivos tendem a criar fogos complexos, que podem estar direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento de trovoadas. Embora hoje esteja menos calor que no fim de semana a instabilidade atmosférica associada a trovoadas potencia os fogos.

Pois favorável que é como quem diz, apenas em termos de a temperatura não estar tão elevada, porque de resto está tudo na mesma, os níves de humidade estão bem reduzidos. Por vezes, é verdade que nestes dia instáveis, ocorrem incendios muito perigosos.

Edit: incendio já em fase de resolução.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Incêndio na Rocha da Pena, no Algarve! Sítio lindíssimo
55 Op , 12 Veículos e 3 Ma,s

Edit: Felizmente já em resolução



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Incêndio na Rocha da Pena, no Algarve! Sítio lindíssimo
55 Op , 12 Veículos e 3 Ma,s



Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
A sério? Incêndios também na Rocha da Pena??
Algo me diz que foi algum caminhante que fez uma queimada para cozinhar (ou seja, algo ilegal), não a apagou bem e agora está a arder a zona. :(