Seguimento Incêndios - 2020

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Sim , mas esse incêndio começou no dia 11 de Agosto para os lados de Alvaiázere/Ferreira do Zêzere , tendo depois reativado no dia 13 com enorme violência na zona de Bêco/Dornes, e entrado ao final do dia no distrito de Castelo Branco por Vila de Rei e feito depois a progressão que tu tão bem enumeraste Há muita gente que pensa que esse incêndio começou em Vila de Rei porque na altura a ANPC (Agora ANEPC) atribuía uma nova ocorrência quando o incêndio entrava em distritos diferentes, o que acabou por acontecer novamente quando o mesmo incêndio chegou ao distrito de Portalegre , o que para mim não fazia sentido nenhum Ou seja , para o mesmo evento acabaram por ser criadas três ocorrências distintas, mas que basicamente foi sempre a mesma!

Oleiros segue mais calmo, mas ainda activo, vamos ver o que a tarde nos reserva, mas já se sabia que a janela de oportunidade desta noite e manhã dificilmente serviriam para controlar o mesmo! Nesto momento no TO : 661 Op , 207 Veículos e 11 Ma,s.

Abraço

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Sim percebo a tua ideia e na minha opinião é plausível dada a complexidade do cenário local nessa altura, mas a frente que avançou sobre chão de Codes/ Penhascoso e Aboboreira no Mação , teve início numa forte ignição em Mosteiro de São Tiago na Sertã em 2017. Recordo-me de discutir este incêndio em particular, com o CMPC de Almada numa reunião e chegámos à conclusão, que a ANEPC decidiu englobar os 4 (Vila de Rei, Sertã, Mação e Gavião) pela brutal extensão de área ardida que assumiu, isto apesar dos pontos de ignição serem diferentes.

Tenho isto bem vincado na memória, por ter estado de férias na altura e andar em constante azáfama de comunicação com o smpc, devido ao perigo de aproximação a Belver, que infelizmente se concretizou.

Abraço amigo.




Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Quando nem as habitações conseguem proteger, alguma coisa vai mal.. Digo isto, sem desvalorizar de forma alguma o trabalho de quem está no terreno. Digo isto porque sei que as condições de combate são as mais difíceis que podemos imaginar. Mas, quando a prioridade é garantir a segurança das populações e suas habitações, é o deixa arder da floresta. O incêndio cresce e depois só resta andar de aldeia em aldeia.

Nestas circunstâncias, sendo também aldeias pequenas, com pequeno depósito de água, todos usam ao mesmo tempo para molhar o terreno à volta das casas, depois a pressão baixa e água não chega. Alguns têm furos, mas longe de casa. Depois a electricidade falta, é nem se conseguem ligar bombas, gera-se o caos, o pânico, os animais que estão nos seus currais, galinheiros, arriscar ir lá recolhe-Los ou solta-los à sua sorte.. É o caos!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Todos os trabalhos rurais proibidos até à meia-noite de terça-feira
Anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna. O governante frisou que os incêndios registados nos últimos dias se devem a atividades evitáveis.

Temos verificado mais uma vez nos últimos dias que grande parte dos incêndios são evitáveis. Nesta semana, o incêndio de Vale de Cambra começou com um churrasco, incêndio de Vila Flor no sábado começou com trabalhos agrícolas, outros incêndios também fruto de atividades absolutamente evitáveis”, afirmou o ministro Eduardo Cabrita na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (AENPC), em Carnaxide, Oeiras.

https://tvi24.iol.pt/sociedade/ince...eFRX42QWH-ndLFIDqBlCQdwPk0xMBwHjadg1hXtnXPj6o


Já na passada semana, quando estes mesmos trabalhos agrícolas estavam proibídos, continua pessoas que não respeitam, pois vi tractores a trabalhar com os corta-mato, ou grades de discos, e pior mesmo foi na quinta-feira passada, quando vi um tractor a fazer a limpeza da estrada, por onde passa a linha de água da EPAL, que leva água até Lisboa, sendo a mesma feita com um corta-mato, de correntes, ás 14 horas, e sabendo eu, que foi assim que começou um foco de incendios, há uns 3 anos atrás, muma zona, com muito seixo.
 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Ainda tanto incêndio pela frente, e 4000ha já se foram

e0308792a6093edb96a16d7c3775089f.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Realista este comunicado. O potencial deste incêndio é de 20000 há. Já consumiu 5000...

E se consumiu 5000 ha, em 24 horas, desde o seu inicio, já dá bem para se ter uma noção da velocidade com que progrediu.