De momento, a página oficial da ANEPC regista seis fogos activos, considerados significativos, que estão a ser combatidos por mais de 1700 operacionais.
www.publico.pt
Em dia de alerta de perigo máximo, há cerca de 40 ocorrências activas de incêndio. Presidente da Câmara de Ponte da Barca pede reforço de aeronaves para “salvar” aldeia de Germil.
www.publico.pt
12:44
Actualização de vias interditas devido aos incêndios
Leonor Alhinho
Em comunicado enviado ao PÚBLICO, a Guarda Nacional Republicana (GNR) avança que, pelas 12h30, havia os seguintes condicionamentos à circulação rodoviária, consequência dos incêndios rurais:
Distrito do Porto – A41 (nos dois sentidos), corte entre Paços de Ferreira e Espinho;
Distrito de Aveiro – EN225 (nos dois sentidos), corte entre Alvarenga/Nespereira e Vila Viçosa - Travanca;
Distrito de Portalegre – EN18 (nos dois sentidos) corte entre Vila Velha Rodão (Rio Tejo) e Nisa.
Ponto de situação: 1800 operacionais no combate aos incêndios
Lusa
Os sete principais incêndios a lavrar, esta quarta-feira, em Portugal continental estavam às 12h45 a ser combatidos por mais de 1800 operacionais, apoiados por quase 580 viaturas e 19 meios aéreos, segundo a Protecção Civil.
Segundo a Protecção Civil, estes são os incêndios rurais em curso (ainda não dados como dominados/ em resolução):
Arouca, distrito de Aveiro: 780 operacionais, 267 viaturas e sete aeronaves. Já passou para o concelho de Castelo de Paiva. Incêndio activo de maior dimensão.
Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo: 391 operacionais, 126 viaturas e seis aeronaves.
Penafiel, distrito do Porto: 159 operacionais, 43 viaturas e duas aeronaves.
Pinhanços, no concelho de Seia, distrito da Guarda: 180 operacionais, 54 viaturas e três aeronaves.
Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo: 167 operacionais, 52 viaturas.
Cinfães, distrito de Viseu: 67 operacionais, 18 viaturas e uma aeronave.
Paredes, distrito do Porto: 75 operacionais, 18 viaturas.
Na lista de ocorrências significativas da Protecção Civil constam ainda os fogos de Nisa, Santarém e Sever do Vouga, que, apesar de estarem em resolução, mobilizam ainda 640 elementos das forças de segurança e socorro.
Às 12h30, de acordo com a GNR, registavam-se cortes na Auto-estrada 41, no distrito do Porto, e nas Estradas Nacionais 225 (distrito de Aveiro) e 18 (distritos de Castelo Branco e Portalegre).
Em diferentes localidades das regiões Norte, Centro e Alentejo foram nos últimos dias evacuadas zonas, por prevenção, com os autarcas a pedirem mais meios operacionais para o terreno. Alguns bombeiros ficaram feridos sem gravidade durante as operações e houve também moradores assistidos.
Grande parte do interior Norte e do Centro do país estão, esta quarta-feira, em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta previsão abrange sobretudo os concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Santarém. De acordo com o IPMA, a situação de perigo máximo de incêndio rural irá manter-se nos próximos dias nas mesmas regiões, agravando-se em alguns concelhos do Algarve.
14:24