De momento, a página oficial da ANEPC regista seis fogos activos, considerados significativos, que estão a ser combatidos por mais de 1700 operacionais.
www.publico.pt
Fogo em Terras do Bouro está a cerca de 200 metros de casas. Perigo de incêndio rural manter-se-á “muito elevado a máximo” no Norte, Centro e Algarve.
www.publico.pt
12:44
Actualização de vias interditas devido aos incêndios
Leonor Alhinho
Em comunicado enviado ao PÚBLICO, a Guarda Nacional Republicana (GNR) avança que, pelas 12h30, havia os seguintes condicionamentos à circulação rodoviária, consequência dos incêndios rurais:
Distrito do Porto – A41 (nos dois sentidos), corte entre Paços de Ferreira e Espinho;
Distrito de Aveiro – EN225 (nos dois sentidos), corte entre Alvarenga/Nespereira e Vila Viçosa - Travanca;
Distrito de Portalegre – EN18 (nos dois sentidos) corte entre Vila Velha Rodão (Rio Tejo) e Nisa.
Ponto de situação: 1800 operacionais no combate aos incêndios
Lusa
Os sete principais incêndios a lavrar, esta quarta-feira, em Portugal continental estavam às 12h45 a ser combatidos por mais de 1800 operacionais, apoiados por quase 580 viaturas e 19 meios aéreos, segundo a Protecção Civil.
Segundo a Protecção Civil, estes são os incêndios rurais em curso (ainda não dados como dominados/ em resolução):
Arouca, distrito de Aveiro: 780 operacionais, 267 viaturas e sete aeronaves. Já passou para o concelho de Castelo de Paiva. Incêndio activo de maior dimensão.
Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo: 391 operacionais, 126 viaturas e seis aeronaves.
Penafiel, distrito do Porto: 159 operacionais, 43 viaturas e duas aeronaves.
Pinhanços, no concelho de Seia, distrito da Guarda: 180 operacionais, 54 viaturas e três aeronaves.
Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo: 167 operacionais, 52 viaturas.
Cinfães, distrito de Viseu: 67 operacionais, 18 viaturas e uma aeronave.
Paredes, distrito do Porto: 75 operacionais, 18 viaturas.
Na lista de ocorrências significativas da Protecção Civil constam ainda os fogos de Nisa, Santarém e Sever do Vouga, que, apesar de estarem em resolução, mobilizam ainda 640 elementos das forças de segurança e socorro.
Às 12h30, de acordo com a GNR, registavam-se cortes na Auto-estrada 41, no distrito do Porto, e nas Estradas Nacionais 225 (distrito de Aveiro) e 18 (distritos de Castelo Branco e Portalegre).
Em diferentes localidades das regiões Norte, Centro e Alentejo foram nos últimos dias evacuadas zonas, por prevenção, com os autarcas a pedirem mais meios operacionais para o terreno. Alguns bombeiros ficaram feridos sem gravidade durante as operações e houve também moradores assistidos.
Grande parte do interior Norte e do Centro do país estão, esta quarta-feira, em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta previsão abrange sobretudo os concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Santarém. De acordo com o IPMA, a situação de perigo máximo de incêndio rural irá manter-se nos próximos dias nas mesmas regiões, agravando-se em alguns concelhos do Algarve.
14:24