Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.
O frio foi de férias :D O vento levou-o.

Martim Branco ainda segue com 12,5ºC. Ontem a esta hora estava já com 1,2ºC.

cek3yJA.png
Entretanto o vento foi.se , e já vai com - 2.2°c ! Desde a tua publicação desceu cerca de 2°c por hora

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

É mesmo estranho, já que, na rede do IPMA às 23h, as temperaturas mais altas do país, na casa dos 12ºC estavam na Covilhã e na Aldeia do Souto...:intrigante:

Por agora 10.5°C, com leve brisa.

edit: explicação via BestWeather

"O vento, que sopra sobre as montanhas, por vezes varre o ar frio ao descer as encostas, e gera áreas de aquecimento a juzante dos sistemas montanhosos, um fenómeno conhecido por aquecimento compressivo ( do tipo Fohen ou vento catabático )."

Imagem também desta noite, do IPMA, canal infravermelho:

733c490ab91b446f77e49d8d542e8b38.jpg

mais info em: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1142696242571067&id=364660113708021

Última edição:
Manuel , por ai tens registado boas minimas.

Sent from my STARADDICT 6 using Tapatalk
Ainda um pouco longe dos -10°C que registei, por agora -5,3°C. Um abraço Paulo.

Enviado do meu Mi A2 Lite através do Tapatalk

Fantástico! E que frio! :cold: Como estão as estradas? Estou cá com uma vontade de dar um saltinho a Trás-os-Montes... mas assustam-me aquelas imagens de Mirandela com as estradas completamente brancas...:unsure:

Por aqui não encontrei qualquer problema nas estradas. Devem ter espalhado sal por todo o lado, até aqui na cidade algumas ruas foram "salgadas", pelo menos estas aqui junto a casa.

Hoje, uma manhã semelhante às anteriores. A estação do IPMA, no topo do monte, lá chegou a -4ºC ou -5ºC, valores certamente bem mais baixos nas zonas topograficamente mais favoráveis da cidade.

Bom dia , primeiro dia do ano sem geada na zona , às 8h com 10.9°c que em relação a ontem à mesma hora são mais 11.4°c.

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk
Pudera.. com o "calor" que estava ontem à noite.. :)

A partir de 5a feira, a previsão é de um aumento da intensidade do vento. Lá se vão as geadas..

Enviado do meu HUAWEI Y625-U21 através do Tapatalk

Esses valores ainda estão na página do IPMA.
21308686_TV4L7.png

Boa noite,

Obrigado, tenho já procurar sobre IPMA, mas o retrocesso horário limita-se à 24:00.
Para retificar uma base de dados climatologia é necessário de reencontrar o historial para isolar o problema. (dados inválidos, algoritmo, índice corrompido, etc...)

Estado
Fechado para novas mensagens.