Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Temos que fazer força para que todo o território nacional tenha a devida cobertura de Radar também nas ilhas.

O da Madeira, supostamente, está 'quase'. Nos Açores, nos próximos 20 anos, acredito mais em algo semelhante à das Canárias, ou seja, 1 radar no arquipélago todo (no G. Central). Aliás, é esse o paradigma em que se está. Claro que isto depende de muita coisa, se os americanos tiram o radar, se vendem o radar ao IPMA e este disponibiliza ao público, etc. Há uns tempos falou-se num radar em Sta. Maria com fundos comunitários. Deve faltar espaço nas montanhas de S. Miguel. Pôr um radar numa ilha com orografia baixa perto de um vizinho moderadamente montanhoso vai resultar nuns ecos semi-permanentes um bocado estranhos. Isto para não mencionar a excessiva dedicação do radar ao sul de Sta. Maria quando o padrão meteorológico vem de oeste. Mas isto também depende da localização do radar no G. Central (se for na Terceira não há problema de maior).

Há uns tempos publiquei aqui uns mini-radares enquanto sugestão para os Açores. O IPMA respondeu-me que a pouca resolução e a elevada manutenção são um problema. Têm razão. Mas a espera por melhores radares vai ser grande, muito grande. É o dilema, tem-se menos equipamentos mas tem-se algo ou espera-se décadas (sem qualquer tipo de prazo) para ter algo melhor? Só se o Juncker largar uma mala com alguns milhões no IPMA :D coisa que não vejo acontecer.

Aí no continente falta uma coisa para os entusiastas. Algo que os australianos disponibilizam. Refiro-me, claro, aos ventos:

TxOiPYS.gif


Pelo menos tem-se uma ideia mais abrangente. As estações, geralmente, são muito espaçadas.

Fim do off-topic.

Edição: imagem alterada.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Gerofil

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Desculpem o off topic mas não consigo editar o meu post da foto da Lua... alguém sabe porquê?

Se não estou em erro, o período de edição é apenas de 30min após a criação do post. Após esse tempo o post fica bloqueado, e não é mais possível editar.

Edição

Afinal parece que o período é de 12h :p
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui a manha começou com chuva fraca, mas foi coisa pouca. por Nelas nem pingou estava tudo empoeirado na mesma.
depois veio o sol potente, ate incomodava apesar das muitas nuvens.

atualmente esta praticamente limpo, vento fraquinho e sigo com 19.7ºC

extremos: 18.5ºC mínima \ 27.7ºC máxima