Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2015

Interessante. Embora não tenha conhecimentos suficientes sobre o funcionamento dos sensores de temperatura, penso que o RS é mais indispensável no registo das temperaturas diurnas e não nas nocturnas; destina-se a proteger o sensor da radiação directa do sol ou das nuvens, bem como de objectos próximos iluminados. Por isso penso que o teste com as mínimas até mostrou valores consistentes entre as sondas Auriol. Quanto ao valor do La Crosse precisava de conhecer qual é o seu comportamento em comparação com as Auriol, em diferentes condições.

Esta matéria de medições de temperatura permanecerá sempre um pouco complicada no que toca à identificação de quais serão os dados mais corretos:(. Em grandes conversações que tive com o CptRena a respeito deste assunto nunca conseguimos concluir ao certo se o sensor exposto sem rs sofreria arrefecimento radiativo ou não, se bem que a conclusão da conversa apontou fortemente para essa hipótese.

Mais estranho eram sempre as grandes discrepâncias que o meu sensor La Crosse tinha para com a estação do Keipha, inclusivamente quando fiz testes de congelação de água destilada, tive vários casos em que a Estação do Keipha registou mínimas positivas e no entanto obtive água destilada congelada(contudo não sei a que distância estará a estação do Keipha, eventualmente a uns 2km(se tanto) e muito menos o ambiente circundante. Perante estes resultados o CptRena deu-me a seguinte explicação ''O arrefecimento radiativo ocorre normalmente em dias de tempo anticiclónico e céu limpinho. Há 4 formas de transferência de calor: condução, advecção, convecção e radiação. No caso do arrefecimento radiativo, nesta situação, trata-se da última forma de transferência, em que os objectos vão diminuir a sua energia interna (temperatura) transferindo calor por radiação para o espaço. Uma vez que queremos medir o mais acertadamente possível a temperatura do ar, queremos certificarmo-nos que o sensor se encontra em quasi-equilibrium com o ar (transferência de calor ≈ 0), daí um RS proteger contra ganhos radiativos solares e, não só, assim como perdas radiativas. Para que a temperatura do sensor seja o mais aproximadamente possível da do ar.'' Falou-me ainda nesta particularidade(https://en.wikipedia.org/wiki/Radiative_cooling#Nocturnal_ice_making)

Elaborei inclusivamente esta tabela aquando as extensas de vagas de frio do fim do ano passado e ínicio deste ano (que devia ter ainda levado em conta eventuais estados atmosféricos e talvez a variação da humidade relativa:() - nesta altura tinha um rs de rolo envolvido com folha de aluminio, dentro do qual estava uma sonda auriol, uma sonda auriol mergulhada na água destilada, e um sensor La Crosse completamente exposto. Nesta tabela relacionei ainda os dados de termperatura do sensor interior de um dos termómetros auriol (que se encontrava dentro de uma caixa), e constatei como ainda continuo a constatar que a temperatura acusada dentro da caixa é sempre mais baixa que o valor lido pela sonda externa do mesmo termómetro:facepalm:
bygF27L.png
 
O dia de hoje começou mais fresco que os dias anteriores, com um céu geralmente limpo, onde ao longo da tarde foram surgindo nuvens altas. Registo neste momento 13.9ºC, vento nulo ou fraco e o céu permanece limpo com algumas nuvens altas em particular para sudoeste.

Temperaturas mínimas registadas hoje:

Mínimas do rs de rolo:
Sensor La Crosse: 7.7.ºC
Sonda Auriol p/auto 1: 8.3ºC
Sonda Auriol(nova): 8.3ºC

Mínima externa ao rs de rolo (se de facto exsistisse arrefecimento radiativo este valor deveria ser mais baixo que todos os outros:facepalm::intrigante:...)
Sonda Auriol p/auto 2: 8.5ºC

Mínima Estação Molelos/Keipha (http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVISEUDI3#history) : 8.3ºC

Como já referi no meu post anterior as temperatura registadas pelos termómetros auriol dentro das suas respetivas caixas é mais baixa que a temperatura lida na sonda externa, por exemplo a temperatura medida no interior da caixa da minha nova sonda auriol, foi 7.1ºC:confused:.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Mínimas do rs de rolo:
Sensor La Crosse: 7.7.ºC
Sonda Auriol p/auto 1: 8.3ºC
Sonda Auriol(nova): 8.3ºC

Mínima externa ao rs de rolo (se de facto exsistisse arrefecimento radiativo este valor deveria ser mais baixo que todos os outros:facepalm::intrigante:...)
Sonda Auriol p/auto 2: 8.5ºC

Mínima Estação Molelos/Keipha (http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVISEUDI3#history) : 8.3ºC

Penso que não é possível esperar uma maior consistência entre estes valores, as diferenças são todas na ordem das décimas de grau. A massa de ar regional tem com certeza variações de pormenor muito maiores. O ar modifica a sua temperatura rapidamente ao passar perto de objectos, ao receber pequenas bolsas localizadas, radiação dos diferentes objectos à superfície que tiveram diferentes aquecimentos diurnos, ao alterar o seu estado higrométrico inclusivamente, etc.

Admiro-me até de os valores serem tão próximos uns dos outros, especialmente a estação de Molelos. Seria interessante saber qual é a precisão das sondas, ou seja, registar uma série longa de observações periódicas com as sondas exactamente nas mesmas posições e condições. Cada sistema de medição tem uma variabilidade inerente à tecnologia usada. Não sei se os fabricantes disponibilizam os parâmetros que caracterizam o rigor das sondas, o desvio padrão, por exemplo, de uma série de repetições da mesma medição. Ou ainda, a caracterização da inércia do sensor, tempo que demora a reagir a alterações de temperatura do ar. Um termómetro clássico, por exemplo, tem uma inércia devido às variações de temperatura do ar terem que se comunicar primeiro ao invólucro do mercúrio e depois ao próprio mercúrio. Esta inércia depende ainda da conductividade térmica do ar, julgo que relacionada com a humidade, e dos materiais que constituem o termómetro. O rigor da medição também depende, no termómetro clássico, do atrito e das forças de tensão superficial do mercúrio, por exemplo. Nestas sondas electrónicas não faço ideia de qual é o processo de medição, nunca trabalhei com estes dispositivos.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves
Manhã fria a de hoje. O dia foi de céu limpo com exceção do fim da tarde, onde começaram a surgir alguns cirrostratus.
Temp. Atual: 14.3ºC

Temperaturas mínimas registadas hoje:

Mínimas do rs de rolo:
Sensor La Crosse: 6.8ºC
Sonda Auriol p/auto 1: 7.5ºC
Sonda Auriol(nova): 7.4ºC

Mínima externa ao rs de rolo:
Sonda Auriol p/auto 2: 7.4ºC

Mínima Estação Molelos/Keipha (http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVISEUDI3#history) : 6.6ºC
 
Mínimas do rs de rolo:
Sensor La Crosse: 6.8ºC
Sonda Auriol p/auto 1: 7.5ºC
Sonda Auriol(nova): 7.4ºC

Mínima externa ao rs de rolo:
Sonda Auriol p/auto 2: 7.4ºC

As sondas Auriol mostram valores muito consistentes entre si mas o valor registado pelo sensor LaCrosse é significativamente mais baixo: poderá necessitar de alguma aferição/correcção? No entanto é curioso como é o que se aproxima da temperatura registada em Molelos, embora nesta situação meteorológica grandes diferenças podem ocorrer devido a inversões localizadas. A análise da topografia numa carta militar devia lançar alguma luz sobre toda esta comparação.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves