Algumas centenas de metros podem fazer uma grande diferença.
Em Janeiro de 2007 também ficou assim?
Ironicamente, o ano passado fui para a terra dos meus pais (Serra de Montemuro) para ver nevar, e cairam somente meia duzia de rarrapos.

Só tenho os relatos de uma amiga minha e da minha mãe que me telefonaram de imediato, mal começou a nevar. Então segundo eles, e aqui na zona onde moro (a +-140m de altitude), começou a nevar com muita intensidade por volta das 10:40, e como ainda não tinha ocorrido precipitação (ao contrário do ano de 2006 em que havia chuvido durante toda a manhã e inicio da tarde), a neve que caia começou logo a acomular aqui no sitio onde moro. Segundo eles, a neve que aqui caiu cobriu completamente a estrada e os jardins, ficando mesmo tudo branquinho, ainda mais que em 2006. Recordo que no sitio onde moro a neve em 2006 não pegou, enquanto lá na serra pegou mesmo. O problema foi que por volta das 11h05 a neve deu lugar à uma chuvada intensa que derreteu a neve toda.
A minha amiga diz que nevou mais em 2007 que em 2006. Diz ela que acordou com a mãe aos berros a dizer: "Ana está a nevar! Ana, acorda!" Ela levantou-se de imediato, e quando viu tudo branco telefonou-me logo a relatar o fenómeno. Nunca vou esquecer a euforia dela ao telefone e o meu "romoer cá dentro de tanta inveja que tive.". Entretanto o tempo de ela se arranjar para vir para a rua, foi o tempo de começar a chover e derreter tudo.
A minha mãe, habituada a grandes nevões (lol) diz que foi basicamente a mesma coisa. Só que em 2006 estava tudo molhado e a neve em contacto com o solo derretia, e em 2007 estava tudo seco e por isso a neve não derretia quando em contacto com o solo. Em 2007 parece que caiu com mais intensidade, mas em tempo muito menor.
Como eu estava na terra, e os meus dois amigos com maquinas fotográficas estavam a dormir a essa hora (quase que lhes ia batendo

), não tenho qualquer registo fotográfico para comparação!
Por fim, em relação à Serra da Amoreira, é uma serra que se vê da minha janela, mas como estava muito nevoeiro, não se viu nada.
Ah, às 11:20, quando a minha mãe foi para a missa, os unicos vestigios de neve eram nas esquinas dos prédios. Tudo o resto havia sido levado pela chuva.
Concluindo: em 2006 nevou às 15h e ao pôr do sol ainda os carros tinham neve, e na Serra da Amoreira ao outro dia de manhã ainda se viam os telhados brancos.
Em 2007 nevou às 10h40 e uma hora depois já não havia qualquer sinal de neve. Foi mesmo só para quem estava já bem acordado e na rua.