Seguimento - Janeiro 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Os dias até nem estão muito maus, se já fosse Primavera:( Dias cheios de sol com mínimas inferiores a zero e máximas bem agradáveis. No entanto, em alguns locais sombrios a geada mantêm-se quase todo o dia.

Mínima de -1,6ºC

Por agora: céu limpo e 12,8ºC

Algumas centenas de metros podem fazer uma grande diferença.

Em Janeiro de 2007 também ficou assim?

Hum... Não tenho a certeza... mas desconfio que não. Estava em Lisboa nessa altura e se tivesse havido acomulação alguém me teria dito algo certamente... mas o André deve saber de certeza :)

Bom dia pessoal!:)
Aqui a minima foi mais suave: 7,4ºC
E por agora cheguei aos 18,0ºC.

Também não me canso de recordar o que se passou há exactamente 2 anos atrás.
Vitamos, Diogo! O cenário no alto da Amoreira - Odivelas (que ambos conhecemos) era o seguinte: :sad::sad::sad:

Que belas fotos.:shocking:.. e que nostalgia...:sad:
Eu tenho uns videos e ainda ando á procura das fotos que tirei, quando as encontrar, colocarei-as no tópico respectivo:thumbsup:

Por aqui máxima de 18,4ºC
Agora tenho 15,5ºC, vento a 4 km/h, com rajadas de 7 km/h
humidade a 71%
pressão a 1027 hPa (há pouco tinha 1026 hPa)

HOJE:
MÍNIMA: 6,6ºC :D
MÁXIMA: 18,4ºC :hehe:

Algumas centenas de metros podem fazer uma grande diferença.

Em Janeiro de 2007 também ficou assim?

Ironicamente, o ano passado fui para a terra dos meus pais (Serra de Montemuro) para ver nevar, e cairam somente meia duzia de rarrapos. :angry::angry:

Só tenho os relatos de uma amiga minha e da minha mãe que me telefonaram de imediato, mal começou a nevar. Então segundo eles, e aqui na zona onde moro (a +-140m de altitude), começou a nevar com muita intensidade por volta das 10:40, e como ainda não tinha ocorrido precipitação (ao contrário do ano de 2006 em que havia chuvido durante toda a manhã e inicio da tarde), a neve que caia começou logo a acomular aqui no sitio onde moro. Segundo eles, a neve que aqui caiu cobriu completamente a estrada e os jardins, ficando mesmo tudo branquinho, ainda mais que em 2006. Recordo que no sitio onde moro a neve em 2006 não pegou, enquanto lá na serra pegou mesmo. O problema foi que por volta das 11h05 a neve deu lugar à uma chuvada intensa que derreteu a neve toda.

A minha amiga diz que nevou mais em 2007 que em 2006. Diz ela que acordou com a mãe aos berros a dizer: "Ana está a nevar! Ana, acorda!" Ela levantou-se de imediato, e quando viu tudo branco telefonou-me logo a relatar o fenómeno. Nunca vou esquecer a euforia dela ao telefone e o meu "romoer cá dentro de tanta inveja que tive.". Entretanto o tempo de ela se arranjar para vir para a rua, foi o tempo de começar a chover e derreter tudo.:disgust:

A minha mãe, habituada a grandes nevões (lol) diz que foi basicamente a mesma coisa. Só que em 2006 estava tudo molhado e a neve em contacto com o solo derretia, e em 2007 estava tudo seco e por isso a neve não derretia quando em contacto com o solo. Em 2007 parece que caiu com mais intensidade, mas em tempo muito menor.

Como eu estava na terra, e os meus dois amigos com maquinas fotográficas estavam a dormir a essa hora (quase que lhes ia batendo:angry:), não tenho qualquer registo fotográfico para comparação!:disgust:

Por fim, em relação à Serra da Amoreira, é uma serra que se vê da minha janela, mas como estava muito nevoeiro, não se viu nada.

Ah, às 11:20, quando a minha mãe foi para a missa, os unicos vestigios de neve eram nas esquinas dos prédios. Tudo o resto havia sido levado pela chuva.

Concluindo: em 2006 nevou às 15h e ao pôr do sol ainda os carros tinham neve, e na Serra da Amoreira ao outro dia de manhã ainda se viam os telhados brancos.
Em 2007 nevou às 10h40 e uma hora depois já não havia qualquer sinal de neve. Foi mesmo só para quem estava já bem acordado e na rua.

Há precisamente 2 anos atrás estava a passar pela Serra do Montejunto e ver tudo branco campos fora....Enfim, grande dia esse (29-01-2006):rolleyes:

Hoje a realidade e completamente diferente: com ceu particamente LIMPO e uma maxima de +19.4ºC:angry:

(29-01-2008)

T.Máx: +19.4ºC :hehe:
T.Min: +6.6ºC :cold:

esperemos que daqui a um ano seja igual a 2006;)

Voces ja se podem dar por contente de terem visto neve na vossas cidades/concelhos.... ja eu nunca vi neve aqui na minha zona:sad:... Mas ja vi neve na serra da estrela:D
Foi uma frustraçao quando de tarde vou a teletexto e veja nas noticias, cai neve na grande Lisboa, vou rapidamente a varanda olho po termometro que marcava 8ºC e ceu limpo:(...

Tou a ficar admirado ja registo 8,1ºC :w00t: que continue a baixar:rolleyes:.....

Por aqui tarde de céu limpo...subestituam o passado pelo futuro que terá neve aos montes...o passado é uma ninharia comparado com o futuro.

Tive uma máxima de 17.1ºC agora estou com 12.2ºC.

A pressão está nos 1028hpa o vento está fraco.

Boa noite a todos !
A tarde foi de céu limpo e a temperatura máxima registada foi de 18,9 ºC.
Neste momento, estão 12,4 ºC e o céu está pouco nublado.
Espero que arrefeça bem esta noite. :)

Fui fazer uma visita ao meu radiation shield.
Parece que as temperaturas andam mais certas, pois o sensor já se deve ter adaptado melhor ao local.