Seguimento - Junho 2006

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Aquela célula que se está a formar a N da Madeira vai fazer estragos:surprise:


E agora vai ser a Bacia do Sado afectada e depois o fluxo migrará para NNE
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
O ESTOFEX tem o nível um de alerta.
...western Iberian peninsula...

GFS keeps producing deep convection with large precip quantities in an area with more than 15-20 m/s deep layer shear and >150-250 m2/s2 SREH (confirmed by very strong veering of wind with height in Gibraltar). NMM is less positive about SREH. Expect clustered storms, a few storms may be supercells and drop large hail and severe gusts. Convergence in SW Spain and divergent upper flow create the required lift. A very strong cap was however present in the Gibraltar sounding the previous day at 12Z, but expect abundant lift to erode it.

Mas estão a esquecer-se da alimentação das diferente massas de ar junto à faixa Litoral do continente e mencionando somente ESPANHA:mad:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem começou a trovojar e o céu está escuro como breu... não vos disse que existiam boas possibilidades convectivas par est época como há alguns anos não havia;) :D :rain:
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Seringador disse:
Bruno não tens umas fotos do evento de Famalicão?
;) :D

Infelizmente!!!:( :( Imagina lá tu q n tinha a minha máquina!
tava eu na bancada qd comecei a ver uns trovões, e logo ali começaram pessoas a sair. mais tarde, ouvi num telefonema que ali perto já chovia a cantaros. por isso, entretanto eu saí. Ainda não tinha chegado ao carro e já está a descambar uma chuvada muito muito intensa, relampagos e vento muito forte. Hoje de manha vim a saber q houve confusão com as pessoas a sair a correr do estadio e pelo menos duas pessoas magoaram-se.

Kero ver ver é o tamanho das árvores arrancadas.

foi forte!
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Seringador disse:
Bruno não tens umas fotos do evento de Famalicão?
;) :D


A instabilidade era muita. Via-se o céu completamente nublado e preenchido de relampagos.
Depois penso o que aconteceu foi como já o disseste, a instabilidade desceu tipo tornado arrancando árvores de grande porte. infelizmente n deu pra ver e tb era quase 1 da madrugada. em poucos minutos as estradas estavam alagadas!:mad:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Bruno Campos disse:
A instabilidade era muita. Via-se o céu completamente nublado e preenchido de relampagos.
Depois penso o que aconteceu foi como já o disseste, a instabilidade desceu tipo tornado arrancando árvores de grande porte. infelizmente n deu pra ver e tb era quase 1 da madrugada. em poucos minutos as estradas estavam alagadas!:mad:

A animação anda toda lá para cima :P :P :P

Também quero.....:( :( :(

As 12.05 o IM tem o país todo em ALerta Amarelo devido a : Aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
dj_alex disse:
A animação anda toda lá para cima :P :P :P

Também quero.....:( :( :(

As 12.05 o IM tem o país todo em ALerta Amarelo devido a : Aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.


Amanha vai a tocar a todos ;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Esta manhã já tivemos trovoada. Neste momento chove e a temperatura está em 16,4ºC.

Mínima esta manhã.
Em casa: 15,4ºC
Estação meteorológica: 15,0ºC
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Fil disse:
Consigo, lá capturei alguns raios a muito custo :D

A melhor foi esta
img20957ap.jpg




Houve muitas que ficaram tremidas, não tenho tripé.

Só desta chuvada, curta mas intensa, foram mais 4,2 mm :)

Bonitas fotos.
A trovoada à noite é ainda mais espectacular.