Seguimento Litoral Centro - Abril 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Quando saí do trabalho deparei-me com céu bem interessante em aproximação de Cascais.
Choveu bem passados 10 minutos.

Vais gostar de ver essa célula observada desde a Pena. ;)
O "material" que a alimentou passou por cima da serra sem lhe tocar. Aliás a serra só ganhou "capacete" mesmo ao pôr-do-sol quando uma nortada se fez sentir temporariamente. Antes, pelo meio da tarde, algum vento de noroeste que não chegou sequer aos 30 Km/h alimentava as células mais para o interior. Pelo meio ainda houve calmaria e estava a ver que as células em formação que vinham de norte e trovejavam bem ao longe, poderiam chegar à serra ainda activas. Várias vezes reconsiderei se o local onde estava era apropriado mas o palácio está tão repleto de pára-raios em todas as torres e torrinhas que não arredei pé. Mas nada caíu, nem sequer chuva, só uns pingos grossos esporádicos. :dry:

Vídeos de células pequenas que a meio da tarde tinham produzido aguaceiros curtos sobre a zona oriental da serra de Sintra. Também se vê no primeiro vídeo parte da bigorna da célula de Lisboa.
Ignorem o som ambiente :p e peço desculpa pelo excessivo balanço...:hehe:



E já agora apontamentos rápidos de vídeo HD, da tarde vista desde o palácio da Pena:

Célula a descarregar sobre Lisboa


Para oeste, entrada de ar marítimo, sem tocar a serra ou precipitar significativamente


Quadrantes de sueste e sudoeste, de Lisboa à célula de Cascais
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Vais gostar de ver essa célula observada desde a Pena. ;)
O "material" que a alimentou passou por cima da serra sem lhe tocar. Aliás a serra só ganhou "capacete" mesmo ao pôr-do-sol quando uma nortada se fez sentir temporariamente. Antes, pelo meio da tarde, algum vento de noroeste que não chegou sequer aos 30 Km/h alimentava as células mais para o interior. Pelo meio ainda houve calmaria e estava a ver que as células em formação que vinham de norte e trovejavam bem ao longe, poderiam chegar à serra ainda activas. Várias vezes reconsiderei se o local onde estava era apropriado mas o palácio está tão repleto de pára-raios em todas as torres e torrinhas que não arredei pé. Mas nada caíu, nem sequer chuva, só uns pingos grossos esporádicos. :dry:

Vídeos de células pequenas que a meio da tarde tinham produzido aguaceiros curtos sobre a zona oriental da serra de Sintra. Também se vê no primeiro vídeo parte da bigorna da célula de Lisboa.
Ignorem o som ambiente :p e peço desculpa pelo excessivo balanço...:hehe:



E já agora apontamentos rápidos de vídeo HD, da tarde vista desde o palácio da Pena:

Célula a descarregar sobre Lisboa


Para oeste, entrada de ar marítimo, sem tocar a serra ou precipitar significativamente


Quadrantes de sueste e sudoeste, de Lisboa à célula de Cascais


Belos videos,vista deslumbrante a partir da pena
No primeiro vídeo passaste a escassos metros da minha casa.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Vais gostar de ver essa célula observada desde a Pena. ;)
O "material" que a alimentou passou por cima da serra sem lhe tocar. Aliás a serra só ganhou "capacete" mesmo ao pôr-do-sol quando uma nortada se fez sentir temporariamente. Antes, pelo meio da tarde, algum vento de noroeste que não chegou sequer aos 30 Km/h alimentava as células mais para o interior. Pelo meio ainda houve calmaria e estava a ver que as células em formação que vinham de norte e trovejavam bem ao longe, poderiam chegar à serra ainda activas. Várias vezes reconsiderei se o local onde estava era apropriado mas o palácio está tão repleto de pára-raios em todas as torres e torrinhas que não arredei pé. Mas nada caíu, nem sequer chuva, só uns pingos grossos esporádicos. :dry:

Vídeos de células pequenas que a meio da tarde tinham produzido aguaceiros curtos sobre a zona oriental da serra de Sintra. Também se vê no primeiro vídeo parte da bigorna da célula de Lisboa.
Ignorem o som ambiente :p e peço desculpa pelo excessivo balanço...:hehe:



E já agora apontamentos rápidos de vídeo HD, da tarde vista desde o palácio da Pena:

Célula a descarregar sobre Lisboa


Para oeste, entrada de ar marítimo, sem tocar a serra ou precipitar significativamente


Quadrantes de sueste e sudoeste, de Lisboa à célula de Cascais



a célula de lisboa vista de fora linda :eek:, só de pensar que estava lá de baixo e a festa que foi :viva:

hoje por Lisboa céu bocado escuro por cima mas não chove nada
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Ontem à tarde tive de ir a Caldas da Rainha.
Por Peniche, ontem, tudo calmo! Só se ouviram uns fortes roncos, provavelmente daquelas descargas na zona da Lourinhã.
Em Caldas, do meio para o fim da tarde, também não se passou nada.
Quando vim de volta a Peniche, no IP6 à chegada a Peniche, havia uma "nuvem branca" rente à terra, que tapava um campo que serve de pasto para animais. Fica entre o ip6 e a estrada que vai de Peniche para o Baleal. Estava tudo branco e não devia ter mais de 1 metro de altura. Na estrada estava limpo!

Digam-me, é do meu pc ou o radar do ipma está parado?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Ontem à tarde tive de ir a Caldas da Rainha.
Por Peniche, ontem, tudo calmo! Só se ouviram uns fortes roncos, provavelmente daquelas descargas na zona da Lourinhã.
Em Caldas, do meio para o fim da tarde, também não se passou nada.
Quando vim de volta a Peniche, no IP6 à chegada a Peniche, havia uma "nuvem branca" rente à terra, que tapava um campo que serve de pasto para animais. Fica entre o ip6 e a estrada que vai de Peniche para o Baleal. Estava tudo branco e não devia ter mais de 1 metro de altura. Na estrada estava limpo!

Digam-me, é do meu pc ou o radar do ipma está parado?

o mapa dinamico está bom, o radar coruche está parado
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
o mapa dinamico está bom, o radar coruche está parado

Pois... o de Coruche está parado... e a mim, o mapa dinâmico diz "sem informação disponível". Talvez por não haver registo de chuva.

Tenho de ir conduzir para o ribatejo. Espero que hoje não haja nenhuma surpresa! ;)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonekko

Cumulus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
298
Local
Ramada Alt.164m
Vista das 13:00

vtsXThP.jpg
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Pois... o de Coruche está parado... e a mim, o mapa dinâmico diz "sem informação disponível". Talvez por não haver registo de chuva.

Tenho de ir conduzir para o ribatejo. Espero que hoje não haja nenhuma surpresa! ;)


na ultima hora do mapa dinamico diz sempre sem informação disponivel, mas se meteres 5min para trás já está bom, por exemplo agora a ultima actualização é 12h55min diz "sem informação disponivel" mas se recuar para as 12h50min já dá para ver

isto hoje também se houver algo é aguaceiros fracos
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A manha por aqui acordou com nevoeiro, agora o tempo continua nublado, e fresco.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A noite já foi mais fresca pela Qta. do Conde, tendo-se estabelecido a típica brisa de sul regional, favorecendo a ocorrência de arrefecimento nocturno mais acentuado. A mínima foi de 7,9ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A noite já foi mais fresca pela Qta. do Conde, tendo-se estabelecido a típica brisa de sul regional, favorecendo a ocorrência de arrefecimento nocturno mais acentuado. A mínima foi de 7,9ºC.
A bela brisa da inversão , sempre que consulto as tuas t. mínimas penso logo nos valores junto aos vales mais encaixados da Arrábida faço ideia o grizo. :cold:
 
  • Gosto
Reactions: Geiras e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

Céu com altocumulus, muita neblina e uns cumulus a sueste até há minutos atrás, Caparica, com ecos fracos de radar, mas muito escuros.
Neste momento o céu abre-se mais e a célula dissipou-se enquanto deslocando-se para ENE.
Vento de WSW fraco a moderado.
0YSIo4Q.jpg

mZq1wFd.jpg



Digam-me, é do meu pc ou o radar do ipma está parado?

desde cerca das 17h de ontem que não há imagens do radar. Retomou hoje pelas 11h30.

o mapa dinamico está bom, o radar coruche está parado

Mesmo com o de Coruche parado estão a apresentar o mosaico com os outros dois mas a última de ontem foi às 17h30 e a primeira de hoje às 11h30.

Pois... o de Coruche está parado... e a mim, o mapa dinâmico diz "sem informação disponível". Talvez por não haver registo de chuva.

Tenho de ir conduzir para o ribatejo. Espero que hoje não haja nenhuma surpresa! ;)

isto hoje também se houver algo é aguaceiros fracos

É realmente o que diz a previsão do IPMA e tem todo o aspecto disso. Um dia calmo :cool:.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,030
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem dia 15

Como hoje há pouco movimento no céu e neste tópico, vou deixando algumas imagens captadas no Palácio da Pena. Depois abro um tópico dedicado no Fotografia e Vídeo/Portugal.

Durante a subida desde S.Pedro de Penaferrim pela Calçada da Pena, a esta hora a célula de Lisboa organizava-se e iniciava o seu dilúvio:
riUidxK.jpg


Uma das nossas 7 Maravilhas Monumentais de Portugal, o Palácio da Pena, é sem dúvida único e um excepcional posto de observação do céu. Temos de pedir ao IPMA que reinstale a EMA histórica que tinha no palácio. Tem agora todas as condições para funcionar e ficar ao cuidado especial da Parques de Sintra, afinal esta estação também fazia parte do património e tem uma longa história.
DKig7Hi.jpg


Promessa que prometo cumprir :thumbsup:, um dia hei-de fotografar um raio a caír nas antenas de Santa Eufémia ou noutro pico da Serra, e porque não no próprio palácio?:cool:
Vista na direcção de Monsanto, Lisboa, Castelo de S.Jorge (oculto) perto do fim do pico da chuvada:
Ad5Z2nG.jpg