Seguimento Litoral Centro - Abril 2018



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Viva a todos! Assustador o vento :shocking: velocidade é tremenda e constante. Nunca vi nada assim nem nos piores temporais que passaram por Sintra.
Pela zona do Linhó uma árvore gigante caiu de tarde. A continuar assim vai haver mais estragos por esta zona :facepalm:
Boas,

De facto isto está/esteve uma brutalidade, em termos de nortada não tenho dúvida que é das mais violentas dos últimos anos.
Ainda agora estava à janela(fechada), a ver o vendaval lá fora, por cá continua muito muito forte. O problema da nossa zona é sem dúvida o comportamento do vento, pois tanto velocidade média como rajada apresentam valores extremos, basicamente resumo isto numa palavra: massacre.
Acho que nem preciso fazer o seguimento da nortada este ano, pois já tenho rajada máxima de 98,1 km/h. Lol
Tenho pessoal amigo na Malveira da Serra, faço ideia por lá, vou tentar perceber como estão as coisas. Aquela terra então, verdadeiro epicentro da nortada violenta.
______

@Ricardo Carvalho espreita este estudo dos anos 80 feito pela Dra.Maria João Alcoforado, está excelente.
Alguns excertos.

imgurl

post a picture

image hosting 30 mb


Link: Estudo completo http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/2075/1749
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia, conforme tinha dito anteriormente senti e bem o vento por aquela zona, nunca tinha visto nada assim.
Para "aguçar" a curiosidade da malta, vou deixar ai algumas fotos de ontem na Lagoa Azul!

EAULFuF.jpg


7ewFBme.jpg


3BGVlxl.jpg


Passei por qualquer coisa que dizia Janes, aquilo é que era ver as árvores a abanar :surprise:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A estação ficou novamente online.
Ontem rajada máxima: 98,1 km/h (23:02)
Hoje rajada máxima: 98,1 km/h (00:15)

Valores excepcionais.
Os bombeiros tiveram 11 ocorrências, este evento noutra zonas causava o caos certamente.

@remember Belas fotos!
Passaste em Janes, essa aldeia na parte alta também é dos pontos mais ventosos aqui do concelho. :thumbsup:
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
A estação ficou novamente online.
Ontem rajada máxima: 98,1 km/h (23:02)
Hoje rajada máxima: 98,1 km/h (00:15)

Valores excepcionais.
Os bombeiros tiveram 11 ocorrências.

@remember Belas fotos!
Passaste em Janes, essa aldeia na parte alta também é dos ponto mais ventosos aqui do concelho. :thumbsup:

Obrigado, sim as árvores levavam uma "tareia" de vento, passei também pela Quinta do Pisão, costumas ir para lá andar de bicicleta?
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Há uns tempos, ainda se falou aqui pelo fórum em fazer um crowdfunding e apostar numa estação meteorológica naquela zona. Tenho a certeza que seriam obtidos registos de fazer inveja aos do IPMA e uma boa oportunidade para se estudar melhor este assunto.
Por aqui tudo tranquilo, a rajada máxima ficou-se pelos 42km/h.


Um crowdfunding para se conseguir ter uma estação bem instalada e localizada naquele local, seria realmente interessante! Na altura que isso falou, pareceu.te com pernas para andar ou nem por isso?! @criz0r


Boas,

De facto isto está/esteve uma brutalidade, em termos de nortada não tenho dúvida que é das mais violentas dos últimos anos.
Ainda agora estava à janela(fechada), a ver o vendaval lá fora, por cá continua muito muito forte. O problema da nossa zona é sem dúvida o comportamento do vento, pois tanto velocidade média como rajada apresentam valores extremos, basicamente resumo isto numa palavra: massacre.
Acho que nem preciso fazer o seguimento da nortada este ano, pois já tenho rajada máxima de 98,1 km/h. Lol
Tenho pessoal amigo na Malveira da Serra, faço ideia por lá, vou tentar perceber como estão as coisas. Aquela terra então, verdadeiro epicentro da nortada violenta.
______


@Ricardo Carvalho espreita este estudo dos anos 80 feito pela Dra.Maria João Alcoforado, está excelente.
Alguns excertos.

imgurl

post a picture

image hosting 30 mb


Link: Estudo completo http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/2075/1749


Vou ler este estudo na sua totalidade , pois fiquei realmente curioso com o mesmo! @jonas_87


Bom dia, conforme tinha dito anteriormente senti e bem o vento por aquela zona, nunca tinha visto nada assim.
Para "aguçar" a curiosidade da malta, vou deixar ai algumas fotos de ontem na Lagoa Azul!

EAULFuF.jpg


7ewFBme.jpg


3BGVlxl.jpg



Passei por qualquer coisa que dizia Janes, aquilo é que era ver as árvores a abanar :surprise:

Esse sítio deixa.me sempre assim maravilhado, vá lá as vezes que for:1143: Boas :nicephoto: @remember
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Mínima: 12,2ºC
Máxima: 22,4ºC
Mais um dia primaveril, mas desta vez sem poeirada :uau: O vento tem soprado fraco de NW desde ontem à tarde e não me apercebi de qualquer vendaval durante a noite... deve ter sido um fenómeno bastante localizado.

T. Atual: 20,7ºC
HR: 61%
Vento: NW / 5,6 Km/h
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje foi mais um dia identico ao de ontem, bastante ameno e com uma leve brisa, agora em cerca de 15 minutos, das 18:45 ás 19 horas, desceram 3ºC, de 22 para 19ºC.

Esta tarde observei muitos campos completamente alagados com água, talvez mais de 50 cm de altura de água e em grandes extensões de terra, vi também uma estrada rural bastante inclinada, em que se via a água a correr pela estrada abaixo, sinónimo de muita água nos solos.

Mal cai a noite, as rãs e sapos ouvem-se a cantar.
 
Última edição: